Entrevista: Time HIT!
Tradução: Samuel Eliasafe
Booking: Carol Steinert
Design: Vicky Barros
Time HIT :“SLAY” foi lançado há quase dois anos após o último comeback. Quais são suas expectativas para esse novo álbum single? O que estão mais animadas para fazer?
MIA: Estou muito animada para encontrar nossos fãs! Estamos fazendo um comeback depois de um longo tempo, então estava muito curiosa para ver a reação deles. Também espero poder apresentar o EVERGLOW para muita gente.
ONDA: Como estamos fazendo um comeback depois de um longo hiato, estou muito animada para encontrar os FOREVERs e performar para eles de novo. Além disso, é o nosso primeiro comeback depois do fim das medidas restritivas do COVID-19, então mal posso esperar para poder encontrar nossos fãs pessoalmente e me comunicar com eles de uma distância bem mais próxima do que naquela época.
Time HIT: Se pudessem descrever sua nova faixa título “SLAY” em uma frase, como ela seria?
E:U: EVERGLOW por si próprio.
SIHYEON: Uma música que explicitamente “grita” EVERGLOW!
Time HIT: Muitos fãs teorizam sobre o universo presente nos MVs do EVERGLOW. Podemos esperar que o MV de “SLAY” também faça parte desse universo?
AISHA: Sempre que lançamos uma música, os fãs falam sobre o conceito da música tanto quanto falam do universo EVERGLOW. Eu acho que eles se divertem tentando achar aspectos relevantes nos MVs.
Time HIT: Como vocês acreditam que a música e o estilo do EVERGLOW se desenvolveram desde o debut, e como “ALL MY GIRLS” reflete essa progressão?
MIA: Nossas músicas têm mantido consistentemente nosso próprio estilo único, e acredito que cada membro tenha se desenvolvido aos poucos em cima desse mesmo estilo. Acho que acumular essas experiências nos permitiu mostrar um tom e vibe mais charmosos nesse álbum.
ONDA: Sempre tivemos um estilo muito forte, confiante e cheio de si! Com o tempo, especialmente comparado ao nosso debut, ficamos mais conscientes de nossos próprios charmes e pontos fortes, e pudemos incorporá-los às nossas músicas e estilo. Eu acredito que esse nosso aprimoramento é algo que também é predominante nesse álbum.
Time HIT: Seu último lançamento com promoções foi “Pirate”, em 2021. Depois de dois anos, vocês acreditam que algo mudou na indústria do K-pop atualmente?
E:U: Muitos grupos femininos debutaram durante nosso período de hiato e ao ver os stages, as achei realmente impressionantes e que performam muito bem. É fato que os grupos femininos da 4ª geração estão deixando sua marca no cenário do K-pop. De qualquer forma, o EVERGLOW, como nós sempre fizemos, irá agraciar o palco com a própria “cor”.
SIHYEON: Muitos grupos debutaram, assim como também notamos que as tendências do mercado mudaram muito. O EVERGLOW vai continuar avançando com a própria marca e estilo e esperamos que possamos influenciar positivamente os corações de muitas pessoas.
Time HIT: Que temas e inspirações guiaram o processo criativo deste álbum único e como é que se relacionam com os trabalhos anteriores dos EVERGLOW?
AISHA: Nosso comprometimento em manter uma imagem confiante e valente que influencia positivamente as pessoas, permanece intacto desde nosso debut.
YIREN: Nesse comeback, nos preparamos para entregar uma performance poderosa e viciante, alinhado com nossos conceitos anteriores. Além disso, esse álbum carrega uma mensagem de esperança para garotas que podem se sentir perdidas por causa dos limites impostos pela sociedade.
Time HIT: E:U foi creditada na letra de “Oh Ma Ma God”. Qual seu trecho favorito entre os que você escreveu?
E:U: Meu trecho favorito é “Um sussurro baixo / minhas roupas preferidas / eu quero olhos que me olhem com familiaridade”*.
*Tradução livre de trecho da música.
Time HIT: Qual das suas coreografias foi a mais difícil de aprender?
SIHYEON: A coreografia de “FIRST” foi a mais difícil de aprender. Foi um tanto desafiador para mim, porque eu nunca havia dançado passos como aqueles tão confiantemente. Eu dediquei muito do meu tempo praticando durante as promoções.
MIA: Sinto que a coreografia de “SLAY” foi a mais difícil de aprender. Nenhumas das membros tinha experiência prévia com o gênero Hip-hop, e tivemos que aprender em poucos dias para gravar o MV.
Time HIT: O EVERGLOW teve diversas eras e conceitos incríveis. Qual é a era preferida de cada membro?
E:U: Eu escolhi “SLAY”, porque faz um tempo desde nosso último comeback e nossos fãs amaram a música. Além disso, acho que todas as membros fizeram um excelente trabalho nesse conceito.
SIHYEON: Acho que minha era preferida foi a de “DUN DUN”. Eu adorei a música e a dança, então tive ótimos momentos praticando antes de fazer o comeback. Eu lembro de nos encorajarmos no dormitório antes do showcase de comeback.
MIA: Minha era favorita é a de “ADIOS”. Acho que foi a música que começou a definir nosso estilo.
ONDA: Meu conceito favorito é o que fizemos em “LA DI DA”. Tivemos que nos desafiar na dança, canto e no próprio conceito em si. Comecei a amar essa faixa mais ainda quando vi que muitas pessoas gostaram muito dela.
AISHA: Minhas favoritas são “SLAY” e “ADIOS”. Acho que prefiro conceitos mais obscuros.
YIREN: Eu realmente gostei muito das promoções de “DUN DUN”. Pessoalmente, eu também gostei do conceito do photoshoot de “ADIOS”.
Time HIT: Qual música do EVERGLOW vocês acham que combinam mais com suas personalidades?
E:U: “You Don’t Know Me” do EVERGLOW.
YIREN: “SALUTE”, porque a ONDA me disse que é a que mais combina com minha personalidade.
Time HIT: Se cada uma de vocês escolhesse três palavras que representassem seu grupo, quais seriam elas?
SIHYEON: Maneiro, família e companhia.
MIA: Obviamente seria “Maluco”, “Sexy” e “Maneiro”.
Time HIT: Qual música do EVERGLOW vocês recomendariam para uma pessoa que as está ouvindo pela primeira vez?
ONDA: Eu recomendaria “DUN DUN”. Na verdade, essa é a música que mais tem a nossa “cara” e, quando a escuto, me sinto tão animada e energizada, que quero ouvir novamente. Logo, eu recomendaria essa.
AISHA: “DUN DUN”, porque é a música que mais mostra o que é o EVERGLOW.
YIREN: “DUN DUN”, “ADIOS”, “LA DI DA”, “HUSH”, e “SLAY”.
Time HIT: Quem é a membro mais engraçada do EVERGLOW? E a mais gentil?
E:U: SIHYEON, porque ela se dá muito bem com todas as membros.
YIREN: A membro mais engraçada é a MIA (Gosto de fazer piadas com ela por causa de suas ótimas reações), e a membro mais gentil é a SIHYEON.
Time HIT: Qual emoji mais usado por cada membro?
E:U: Coração vermelho.
SIHYEON:
MIA: Eu uso muito o coração azul. Azul é minha cor preferida!
ONDA: Eu uso muito aquele emoji com uma expressão emocionada. Eu sou uma pessoa muito emotiva e fico emocionada muito facilmente, então acho que esse emoji expressa meus sentimentos bem.
AISHA: Eu uso muito os emojis de coração e de gato.
YIREN:
Time HIT: Na opinião de cada uma, qual animal combina com suas personalidades?
E:U: Um pintinho.
SIHYEON: Um coelho.
MIA: SIHYEON não fica irritada tão facilmente. Eu quase nunca a vi brava. E mesmo brava, não parece tão sério, então eu diria um Maltês.
E:U tem uma personalidade direta e não hesita em fazer o que acha certo. Acho que ela seria um lulu-da-pomerânia.
ONDA é um bicho-preguiça. Ela é geralmente muito calma e vagarosa, é sempre a última a ficar pronta e a última a sair de casa.
Não sei o porquê, mas a AISHA é como um coelho. Quando ela está brava, fica batendo os pés no chão. Ela tem a personalidade de um coelho.
E a YIREN, acho que uma marmota. É, simplesmente uma marmota.
AISHA: Acho que estou mais próxima de um gato. Talvez, um gato que parece com um cachorro?
YIREN: Um cachorrinho e um gato.
Time HIT: Qual é a maior meta do EVERGLOW como grupo?
SIHYEON: Entrar para o chart Top 100 de músicas da Billboard.
MIA: Nossa meta é que muitas pessoas conheçam o EVERGLOW. Gostaria que o mundo soubesse que existe um grupo que faz músicas como as nossas.
Time HIT: Se pudessem escolher qualquer artista para fazer uma colaboração, quem seria esse artista e por quê?
ONDA: Pessoalmente, eu quero muito fazer uma colaboração com a Lady Gaga! Sou uma grande fã dela e acho que seria muito divertido misturar seu estilo de música com nosso estilo de canto.
AISHA: Quero fazer uma colaboração com Charlie Puth. Acho suas músicas fantásticas todas as vezes que as escuto.
Time HIT: Poderiam compartilhar um pouco sobre como foi todo o processo em grupo enquanto trabalhavam nesse comeback? Houve algum ponto difícil ou surpreendente?
AISHA: Foi um tempo divertido e agradável, porque nós nos conhecemos muito bem! Acho que a parte desafiadora foi a pressão que estávamos sentindo devido ao longo tempo desde o último comeback, queríamos mostrar um lado diferente de nós mesmas.
YIREN: Criar a performance para esse comeback foi um pouco desafiador, mas trabalhamos duro para ajudarmos umas às outras. Além disso, focamos em destacar mais nossos charmes individuais.
Time HIT: O EVERGLOW é muito admirado e amado no Brasil. Vocês teriam algo que gostariam de dizer para seus fãs brasileiros?
E:U: Eu sei que tem muitos FOREVERs no Brasil, e é uma pena que ainda não pudemos ir encontrá-los, mas espero poder visitar o Brasil e passar um tempo de qualidade junto com nossos fãs brasileiros. Nós também os amamos!
YIREN: Eu sempre quis muito encontrar os FOREVERs brasileiros para poder expressar minha gratidão pelo suporte e dizer que os amo. E, sempre que possível, quero encontrá-los para criar boas memórias juntos.
Siga o EVERGLOW nas redes sociais
Instagram: @official_everglow & @everglow_everday
Twitter: @everglow_twt & @EVERGLOW_STAFF
TikTok: @everglowofficial
YouTube: EVERGLOW
Twitch: @everglow_official