Matérias

Entenda sobre o caso Chuu do LOONA

São Paulo, 13 de Dezembro de 2022.
Texto por: Fernanda Capetti.

Após o anúncio de que Chuu teria sido expulsa do grupo LOONA muitas pessoas ficaram chocadas e sem entender o que estava havendo, mas para alguns orbits não foi uma surpresa, já que o descaso da Blockberry Creative (empresa do grupo) é notavel a muitos anos. Nesse artigo você irá entender melhor a história de descaso da BBC com o LOONA e suas integrantes.

Para aqueles que não sabem o LOONA tem um conceito único no kpop todo, seu projeto de pré-debut foi inédito, e muito eficaz já que conquistou vários fãs antes mesmo de um debut oficial. O grupo contou com músicas e mv’s individuais para cada membro do grupo, como forma de introduzir cada uma ao público, contando com conceitos e teorias complexas interligando todas, este processo todo se iniciou com o lançamento do clipe de “ViViD” da integrante HeeJin em 2016 e terminando com o clipe de “Egoist” de Olivia Hye após 18 meses de lançamentos e espera, o primeiro mv em grupo pré-debut é “favOriTe” . O debut oficial ocorreu na data de 20 de agosto de 2018, com o mv de “Hi High”, o processo todo foi um sucesso, e o grupo estava crescendo. Em 2019 as meninas realizaram seu primeiro comeback com o single “Butterfly” viralizando e realizando feitos incriveis como estreiar em 10° lugar no Gaon Album Chart e conquistar o 3° lugar na semana seguinte, Loona é o primeiro girlgroup a conquistar o primeiro lugar nas paradas musicais e de álbuns principais no iTunes EUA estando atrás apenas de BTS também.

Sabendo da historia até aqui vocês imaginam que o grupo teria tudo pra dar certo correto? Porém o pesadelo dessas 12 garotas estaria a começar, após este estouro o grupo entrou num hiatus de mais de um ano, os fãs na espera de um comeback não entendiam o que estava havendo, até que foi descoberto o que estava havendo internamente na empresa. O produtor de todo o projeto Loona desde o pré debut teria decidido abandonar o grupo após confusões com a diretoria da BBC e com sua saída, também levou a equipe de produtores junto com ele. Tudo isso na véspera de um comeback, o que bagunçou totalmente os planos das meninas. Boatos dizem que o produtor excluiu todo o material delas que estava pronto, tanto a title quanto as bsides do mini álbum. Já não aguentando esperar mais, a líder do grupo, HaSeul, decide assumir por ela mesma e iniciar a produção de um novo comeback e lidera a equipe da empresa, “Nós mesmas iremos fazer isso acontecer. ao contrário da BBC, não estou endividada” disse a líder. Além deste problema, a empresa também acabou se envolvendo num processo judicial após não cumprir um contrato, que envolvia os direitos do grupo, o que gerou mais preocupações ainda se o grupo realmente retornaria. O grupo retornou apenas em fevereiro de 2020 com o mv de “So What”, mas nem mesmo com o comeback as coisas estariam perfeitas, já que a HaSeul teria se afastado e entrado de hiatus após desenvolver um quadro de ansiedade. HaSeul também não promoveu o terceiro comeback do grupo, “Why Not”, a membro voltou apenas em “PTT(Paint The Town)”. 

O LOONA também é conhecido por ter uma péssima distribuição de linhas, orbits dizem que a empresa tem suas favoritas e simplesmente não dão devido valor a algumas membros, como por exemplo Vivi, Yeojin, Haseul, Hyunjin, Go Won, Choerry e Chuu, em algumas músicas elas chegam a ter de 1 a 2 segundos de lines. Existem reclamações que nem ao menos aparecer em seus mv’s algumas delas mal aparecem.

Em relação a membro Chuu, a idol sempre cativou muitos e se popularizou muito na internet nos últimos tempo, e a empresa se aproveitou disso, fazendo Chuu trabalhar exageradamente, rumores em março deste ano, diziam que Chuu estaria processando sua empresa para flexibilizar o contrato e permitir que a mesma tivesse mais liberdade para escolher de quais compromissos de trabalho gostaria de participar e evitar que ficasse sobrecarregada. A cantora começou a realizar programas de humor e variedade, criou também um canal no youtube chamado “Chuu can do it” , vocês podem achar que isso é a empresa valorizando ela, porém, ao anunciar a tour mundial do LOONA a BBC também anunciou em junho de 2022 que Chuu estaria fora da agenda do grupo, logo, não participaria de shows e nem futuras promoções com o grupo, por ter muitas tarefas e compromissos fora, sendo que os programas que participavam de sua agenda já teriam sido gravados. Após esse anúncio da empresa, fãs e portais começaram a afirmar que Chuu estaria saindo da empresa e assinando contrato com outra, porém a BBC se manifestou, dizendo que tais informações eram falsas e que tomaria ações legais contra aqueles que espalhassem rumores sobre sua artista. Em novembro deste ano, a BBC anunciou por meio de uma nota, a expulsão de Chuu do grupo e da empresa, alegando abuso de poder com o staff e linguagem violenta feita pela mesma. Quase que imediatamente, staffs e produtores que trabalharam com Chuu vieram a defender online, desmentindo assim a empresa. Fãs ficaram revoltados com a conduta da BBC e alegam que tudo é mentira, Chuu se pronunciou sobre o ocorrido em seu instagram, “Eu não fui contatada sobre essa série de problemas, nem sei nada sobre isso, então eu estou entendendo a situação. Mas o que tenho certeza é que não fiz nada que pudesse ser vergonhoso para meus fãs.” disse Chuu. “Enquanto meu lado da história está sendo estabelecido, eu irei explicar isto a vocês novamente no futuro. Muito obrigada por se preocupar comigo e acreditar em mim” agradece a mesma.  Além de Chuu, Hyunjin também se pronunciou, dizendo que estava triste e pedindo para que os fãs apoiassem a Chuu nesse momento delicado.

Dias depois a JTBC diz que 9 membros do grupo (todas menos ViVi e Hyunjin) estariam entrando com um processo para rescindir seus contratos com a BBC, porém nem a empresa nem as integrantes confirmaram tal informação. Com isso outros rumores de que com a saída de Chuu o grupo já estaria se preparando para um possível comeback saiu, e sendo confirmado no dia 11 de dezembro, o comeback será feito dia 3 de janeiro às 6PM (horario na Coreia). Após tanto caos em suas carreiras, orbits se encontram aflitos não sabendo que será do futuro do LOONA, resta agora esperar mais atualizações sobre o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *