O período de vestibular é uma etapa marcante na vida de diversos estudantes, seja no Brasil ou na Coreia do Sul, muitos investem tempo, saúde, dinheiro e esforços para alcançar o tão sonhado objetivo de ser aceito na universidade dos sonhos.
Para entendermos e refletirmos como muitas experiências são compartilhadas entre gerações, independente da localidade, vamos conhecer mais sobre o Suneung, o teste coreano de habilidades escolares.
Suneung
Suneung ou CSAT (College Scholastic Ability Test) é um teste escolar de habilidades para os estudantes que desejam aplicar sua inscrição nas universidades sul-coreanas. A prova acontece todos os anos, na segunda quinta-feira de novembro.
O exame é mundialmente conhecido pela intensa organização e severidade. Durante as 8 horas da avaliação, todo o país segue uma rotina que não atrapalhe os estudantes. Algumas medidas são o fechamento de comércios, bancos e bolsa de valores. Também acontece a interrupção da movimentação de tráfego aéreo e dos exercícios militares.
A rotina do teste inclui uma pausa para o almoço, e as questões se dividem em seções de coreano, matemática, inglês, ciências sociais, ciências da natureza, educação vocacional e língua estrangeira.
Pressão por bons resultados
Para os estudantes, uma boa nota no Suneung pode determinar, não somente sua aprovação na faculdade, mas todo seu futuro, pois a sociedade sul-coreana atribui um nível desproporcional de importância ao sucesso acadêmico. Sendo refletido em seus potenciais empregos, salários, onde vão viver e seus futuros relacionamentos.
Em entrevista à BBC News, a estudante Ko Eun-suh, estima ter passado 12 anos de sua vida se preparando para o dia da prova. Seu calendário consistia em ir para a escola às 7:30 para estudar sozinha. O período de aula na escola ia das 9h às 17h. Depois da aula, ela jantava, ia para o hagwon e voltava para casa por volta da meia-noite.
Hagwon são instituições privadas com fins lucrativos espalhadas pelo país, onde os alunos costumam frequentar em substituição ao jardim de infância ou pré-escola públicos, como um programa depois da aula, que faz revisão das matérias mais importantes para o exame.
Muitos relatam que a média de sono para um estudante é de 5 a 4 horas por noite. Além do empenho intelectual, a pressão psicológica é incentivada pela sociedade. Dessa forma, muitos parentes passam o dia da prova rezando para que seus filhos tenham boa nota.
Em 2023, os alunos processaram o governo coreano por um erro que adiantou o final da avaliação em 90 segundos. Mesmo os avaliadores tendo percebido a falha e devolvido as provas. Isso não foi o bastante para reprimir os danos emocionais: os estudantes ficaram tão aborrecidos que não conseguiram se concentrar no restante do exame.
Será que vale a pena tanto esforço?
Assim como a IVY League nos Estados Unidos, a Coreia do Sul possui o ranqueamento das três melhores universidades do país, o SKY: Seoul, Korea e Yonsei. Quase 70% das pessoas que se formam na escola vão à universidade, mas menos de 2% chegam a uma das SKY.
Então na mentalidade dos estudantes não é somente ir a universidade e sim estar em uma universidade de prestígio. Contudo, essa rotina extensa e tão pesada pode afetar muito a forma como esses jovens veem o mundo.
Taxas de ansiedade e depressão vêm ficando cada vez maiores quando se trata dos alunos. A pressão é quase insuportável, mas desistir não é uma opção. De acordo com a teoria da aprendizagem social criada pelo professor da Universidade Stanford, Albert Bandura, a vontade de realizar algo é determinante para o comportamento do indivíduo em suas ações.
Neste caso do vestibular, podemos aplicar um ponto da teoria, os indivíduos assimilam comportamentos, por meio da observação, Bandura exemplifica que não basta apenas “observar” o que os outros fazem, mas também ver quais recompensas ou quais consequências são obtidas devido a esse comportamento.
Por isso os estudantes continuam repetindo as rotinas exaustivas, visto que para eles o ganho pelo esforço, superam os empecilhos da jornada.
Gostaríamos que esse conteúdo sirva de alerta à sociedade, mas que também seja recebido como uma forma de acolhimento pelos leitores da HIT! que estão se preparando para o vestibular.
Estamos aqui para dizer que está tudo bem se você estiver cansado. É natural querer tirar um tempo para você e cuidar da sua saúde física e mental. Por isso, tenha momentos de lazer, divirta-se, alimente-se e descanse. Só assim você terá capacidade para aproveitar as conquistas do seu esforço.