Entrevistas, K-pop

Deem-nos suas mãos e venham conhecer o Big Ocean — Entrevista Big Ocean

Entrevista: Samuel Eliasafe
Tradução: Yoshiko
Booking: Carol Steinert
Design: Darlís Santos

Nos iluminando com sua alegria e força de vontade, o Big Ocean nos contou um pouco mais da sua jornada desde o debut e como se sentiram em diversos momentos tão significativos para esse grupo tão importante no cenário do K-pop atual.

Time HIT!: Primeiro, gostaríamos de lhes parabenizar pelo seu debut com o single “Glow(빛)”! Poderiam nos dar mais detalhes sobre essa música? 

Chanyeon: Ela foi uma música lendária de 1998, quando a Coreia passou pela Crise Financeira do FMI*. Ela deu muita esperança para muita gente. Assim como essa canção, nós queríamos dizer para as pessoas que “você não está sozinho”, e que podemos construir um mundo melhor e brilhar juntos. 

*Fundo Monetário Internacional 

Hyunjin: Quando eu penso em esperança, penso em felicidade, positividade e alegria. É tudo sobre positividade. Existe muita luz e trevas nesse mundo, mas quero  espalhar coisas boas sobre tudo que você possa imaginar. Tem partes na música que enfatizam isso. 

Jiseok: “HOPE”, do H.O.T, é sobre acabar com a dor e sofrimento do mundo, e também sobre espalhar paz, amor e esperança. Isso é o que nós, Big Ocean, falamos sobre. Nós queremos espalhar uma mensagem de esperança para todos aqueles que estão passando por dificuldades em suas vidas, principalmente em momentos difíceis. 

Time HIT!: Como foi a preparação de vocês para o debut. Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram?

Jiseok: Nós três temos diferentes graus de audição, o que significa que nossos reflexos e reações diante do mesmo som também são diferentes. Isso faz com que nossa dança seja mais difícil de sincronizar, mas sabíamos que não podíamos — e não deveríamos — usar nossa deficiência como desculpa. Nós perguntamos para todos da empresa os mínimos detalhes e praticamos mais e mais até que todas as células do nosso corpo soubessem a coreografia. Cantar também foi muito difícil, porque você pode ver como dançar, mas cantar? Isso depende inteiramente da sua audição e cordas vocais. Tiveram momentos em que tentamos harmonizar nosso tom, mas nós escutamos nossa própria voz de forma diferente. Além disso, os aparelhos auditivos não funcionam direito quando minha voz é mais alta do que o som ao redor, porque a vibração da minha voz afeta o funcionamento do aparelho. Então, quando precisamos  cantar alto, é realmente muito difícil saber quando parar, porque não ouvimos a música do lado de fora.  

Time HIT!: Existe algum momento bom ou divertido da preparação para o debut que gostariam de compartilhar com seus fãs?

Chanyeon: Eu me lembro dos tempos em que terminávamos de treinar tarde da noite e esperávamos pelo último trem do metrô juntos, parabenizando uns aos outros por ter trabalhado duro naquele dia. 

Hyunjin: Antes da nossa estreia, eu fui para a Espanha, para um evento pessoal, e fiquei longe por duas semanas. Quando voltei, os membros haviam melhorado significativamente, então fiquei até de madrugada praticando sozinho para alcançá-los. Foi um momento memorável para mim.

Jiseok: Eu me lembro de praticar a noite inteira com os membros e ir comer gukbap* depois de terminar nossa agenda para o dia seguinte. Não era nada especial, mas era incrivelmente delicioso. Depois de uma dieta rígida e trabalho duro, aproveitar uma boa refeição juntos é muito satisfatório.

*Gukbap é um prato tradicional coreano que consiste em uma sopa quente com arroz cozido

Time HIT!: Qual foi a primeira impressão que vocês tiveram de cada membro quando se conheceram pela primeira vez? 

Chanyeon: Eu conhecia o Hyunjin por causa do Youtube, então ver um youtuber na vida real foi bem interessante. Jiseok parecia carismático, mas descobrimos que ele era o mais novo entre nós. 

Hyunjin: Quando vi o Chanyeon pela primeira vez, eu pensei que ele se parecia com o ator Park Bo-gum. Ele aparentava ser muito amigável e sorria muito, como um bom irmão mais velho. Ele, na verdade, tem muito aegyo, por isso o apelido dele é “Chefinho Fofo”. Jiseok era maior e mais alto do que é agora, com um visual caloroso, então pensei que era um modelo fashion.

Jiseok: Vendo o Hyunjin pessoalmente depois de assistir os vídeos dele, eu entendi o porquê das pessoas gostarem dele. Ele parece fofo e gentil, muito bonito. Chanyeon parecia um nerd estudioso, mas descobri que ele tem muito aegyo e charmes inesperados.

Time HIT!: Seu debut aconteceu no dia 20 de abril, no Dia Nacional das Pessoas com Deficiência. O que isso significa para vocês?

Hyunjin: Nós sabíamos que debutaríamos em abril, mas entendemos que debutar no Dia Nacional das Pessoas com Deficiência traria muito mais significado. Nosso maior objetivo era trazer visibilidade sobre a deficiência e fazer com que mais pessoas tivessem interesse na nossa singularidade. Portanto, nós pensamos que não poderia ter um dia melhor do que o Dia da Deficiência.

Time HIT!: Como foi a sensação de estar no palco pela primeira vez? 

Chanyeon: Nós estávamos muito nervosos, porque estávamos trabalhando duro para aquela performance e queríamos mostrar o nosso melhor. Espero que tenhamos muito mais oportunidades no futuro para mostrar performances melhores que a nossa apresentação de debut.

Jiseok: Foi empolgante e incrível. Dançar e cantar enquanto a audiência estava na nossa frente trouxe o melhor sentimento de todos.

Hyunjin: Eu estava preocupado que talvez eu não conseguisse ouvir a batida, porque eu não podia colocar os in-ears, mas graças a consideração da audiência, eu pude, finalmente, terminar a minha apresentação de estreia. Ser capaz de mostrar nossa apresentação para tantas pessoas trouxe um sentimento de felicidade e eu sou grato por ver o público tentando nos mostrar o ritmo balançando as mãos de acordo com a música.

Time HIT!: “Glow(빛)” tem um conceito e coreografia muito alegres, refrescantes e joviais. Qual membro vocês acham que combina mais com esse conceito? Quais conceitos desejam tentar no futuro? 

Jiseok: Talvez, o Hyunjin foi o que mais combinou. Ele tem a aparência fofa e jovial. Mas para a segunda canção, “Blow”, eu acho que tive a chance de ser a pessoa que mais combinou com a música. A segunda canção é mais enérgica e poderosa. Por favor, sintonizem e escutem a nossa segunda música, “Blow”.

Time HIT!: Qual o significado do nome do grupo, Big Ocean? Como foram suas reações ao descobrirem como seu grupo se chamaria? 

Hyunjin: O nome, Big Ocean, carrega o desejo do grupo de surpreender o mundo (Oh!) com nosso potencial que é tão vasto quanto o oceano. Além disso, assim como o oceano se espalha por todos os continentes, nós adoraríamos espalhar nossa influência positiva ao redor do mundo. Nós também escolhemos “Glow(빛)”, que é um remake de uma canção do grupo H.O.T, como nossa música de estreia para mostrar nosso desejo de iluminar as pessoas com nossa energia positiva, como uma luz. Eu gostei muito, porque tinha muitas outras opções antes de Big Ocean e eu estava apreensivo de que iriam trocar. Hahaha

Jiseok: Uma das opções era “Hyper Kimchi” e outra era “Rocket boys”. Também tinha “Shout” como opção. Hyper Kimchi era tão engraçado e Rocket boys me lembrou dos foguetes mísseis que ameaçavam a Coreia o tempo todo. “Shout” era bom, mas nossa pronúncia não era boa o suficiente para pronunciá-lo. Então, quando Big Ocean surgiu, eu fiquei feliz e aliviado.

Time HIT!: Sendo o primeiro grupo de K-pop inteiramente composto por integrantes que possuem deficiência auditiva, vocês já inspiram muitas outras pessoas com deficiência de todo o mundo a não desistirem de seus sonhos. Como se sentem nessa posição? 

Chanyeon: Nós estamos honrados por sermos mencionados dessa forma. Mas, para falar a verdade, nós somos só um dos muitos idols que se esforçaram para alcançar seus objetivos e nossos esforços não foram pequenos, mas sabemos muito bem que muitos outros trainees por aí deram seu máximo. Então, eu sei que somos muito privilegiados e sortudos por termos conhecido a Parastar Entertainment e ter uma oportunidade como essa para fazer nossa estreia acontecer em tão pouco tempo, comparado com outros grupos. 

Jiseok: A única coisa que mais precisávamos era coragem para se destacar no meio de tanta gente, sem saber se seríamos aceitos ou não. Mas, ainda assim, tivemos muitas pessoas da equipe que ficaram do nosso lado, lutando contra qualquer preconceito que existisse contra nós.

Hyunjin: Como um todo, se estamos inspirando muitas pessoas, muito obrigada. Espero que muitos encontrem seus caminhos para alcançarem seus sonhos, apesar dos desafios individuais, espero que nunca desistam. Vocês vão encontrar o caminho para quebrar as barreiras, ou então conhecerão alguém que irá te ajudar a fazer isso. 

Time HIT!: Vocês lançaram covers de algumas músicas famosas em Língua de Sinais no período pre-debut. Vocês pretendem lançar mais covers assim no futuro? Quais músicas gostariam de mostrar para seus fãs? 

Jiseok: Recentemente, fiz covers das músicas novas do RM, do BTS. Nós de vez em quando, também, ouvimos músicas novas e praticamos a Língua de Sinais para covers. Sabendo que muitas pessoas surdas estão esperando que cantemos em Língua de Sinais sempre que possível, nós faremos o nosso melhor para isso.  

Time HIT!: Na data de seu debut, seus fãs ao redor do mundo gravaram um vídeo em Língua de Sinais para parabenizá-los pela grande estreia. Como se sentiram ao ver esse vídeo pela primeira vez? 

Chanyeon: Nós assistimos aquele vídeo pela primeira vez em uma rede de transmissão no dia do nosso debut. Ficamos muito surpresos. Foi um momento muito tenso, já que tudo era novo, mas ver rostos de fãs familiares e tantas pessoas nos parabenizando genuinamente  pela nossa estreia ajudou a aliviar os nervos e ainda trouxe algumas lágrimas. 

Time HIT!: Recentemente, vocês lançaram o tutorial do challenge de sua nova música, ensinando como dançar a parte de Língua de Sinais Coreana. Como acham que essa inserção da Língua de Sinais Coreana em coreografias pode influenciar na indústria do K-pop? 

Hyunjin: Eu acho que a maior vantagem é que vai ampliar a quantidade de pessoas que podem aproveitar a música, incluindo aqueles que achavam isso difícil no passado. Será uma oportunidade de expandir a já significativa presença do K-pop no mundo. 

Time HIT!: Ainda falando de Língua de Sinais, vocês gravaram o challenge de “LOVE 119” com o RIIZE incluindo uma parte em Língua Internacional de Sinais. Como se sentiram nesse dia? 

Hyunjin: Primeiro de tudo, como um grande fã deles, eu estava muito nervoso na frente do RIIZE. Mas, depois, quando eles tentaram seguir a parte em Língua de Sinais, eu fiquei emocionado e queria ensinar mais.

Time HIT!: Deixem uma mensagem para aqueles que estão conhecendo o Big Ocean através dessa entrevista. 

Todos: Muito obrigado, HIT! Magazine por permitirem que fossemos apresentados aos fãs brasileiros! Estamos muito honrados e gostaríamos de mostrar as melhores apresentações com o passar do tempo.

Time HIT!: Deixem um recado para seus fãs brasileiros. 

Chanyeon: Oi! Aqui é o Chanyeon do Big Ocean. Muito obrigado por sempre estarem nos apoiando e nos amando! Seu apoio é o que nos motiva a trabalhar duro para apresentar as melhores performances. Estaremos esperando pelo dia que poderemos visitar o Brasil e conhecer vocês cara a cara.

Hyunjin: Olá! Muito prazer! Meu nome é Big Ocean Hyunjin!* Eu quero agradecer a todos os fãs brasileiros que amam o Big Ocean. Mesmo que ainda não nos conheçamos pessoalmente, eu espero que possamos nos encontrar por meio de encontros de fãs, shows, ou eventos um dia. Por favor, continuem dando seu apoio e amor! Obrigado! Te amo 🙂

Jiseok: Para aqueles que amam o Big Ocean e eu, se nós nos conhecermos um dia, por favor, nos receba com seus aplausos e gritos!

*Pergunta respondida em português pelo próprio idol

● Perguntas Individuais

Lee Chanyeon

Time HIT!: Muitas fontes falam que uma de suas especialidades é tocar violão, mas ainda não o vimos falar sobre esse assunto. Você realmente tem esse hobby? Se sim, como ele surgiu? Você pretende mostrá-lo para os fãs?

Chanyeon: Isso parece ser um mal-entendido. Eu não sei como tocar guitarra ainda. Se eu tiver a oportunidade de aprender, eu gostaria de, primeiro, treinar uma música para os meus fãs. 

Park Hyunjin 

Time HIT!: Antes do debut, você já produzia conteúdos para as redes sociais para conscientização pública sobre as pessoas com deficiência auditiva. Como surgiu essa vontade e como você acredita que seus vídeos impactaram quem os assistia? 

Hyunjin: Eu vivi muita discriminação na escola por conta da minha surdez. Comecei a fazer esquetes nas redes sociais para corrigir algumas ideias erradas sobre as deficiências auditivas. Muitas pessoas ficaram interessadas e deram feedbacks positivos, com mensagens encorajadoras dizendo que meus vídeos trouxeram conforto e força. Mais tarde, meus vídeos foram usados como material escolar, o que foi recompensador. 

Kim Jiseok

Time HIT!: Você é esquiador de um time paralímpico de Esqui. Como surgiu essa paixão pelo esqui e como era sua rotina como atleta? 

Jiseok: Originalmente, eu gostava de snowboarding, mas durante as aulas de educação física, no qual assistimos vídeos de esqui, eu casualmente disse “O que tem de tão assustador nisso? Parece emocionante”. Meu professor de educação física, imediatamente, decidiu que eu deveria tentar esqui alpino. Era muito divertido e eu me adaptei rápido, gostava de treinar com os outros esquiadores e experienciar invernos emocionantes.

Perguntas rápidas

Time HIT!: Qual é o apelido favorito de cada membro?

Chanyeon: Eu me sinto bem quando os fãs me chamam de “fofinho”. Eu sinto como se eles me enxergassem como alguém fofo e querem me tratar com carinho. 

Hyunjin: “Plankton” foi um apelido que os fãs deram e eu achei muito adorável.

Jiseok: As pessoas costumam dizer que pareço a personagem Kuromi. Parecia estranho de primeira, mas agora comecei a criar carinho pelo apelido depois de ouvir tantas vezes. 

Time HIT!: Qual artista gostariam de colaborar no futuro?

Todos: Se tivermos a oportunidade, nós amaríamos colaborar com o BTS ou Tomorrow X Together.

Time HIT!: Qual a comida preferida de cada membro?

Todos: Todos nós amamos frango!

Time HIT!: Qual filme ou série recomendariam para seus fãs? 

Chanyeon: Tem um filme chamado “Os Intocáveis” que é sobre como a amizade supera a deficiência. Ele tem muitos assuntos significativos que ressoam com o Big Ocean.

Hyunjin: Eu recomendo o K-dramaMelancia Cintilante*” e o “CODA”. Tem muitas cenas que a comunicação é feita em Língua de Sinais e é uma história muito comovente.

*O K-drama também pode ser encontrado como Twinkling Watermelon em algumas plataformas

Jiseok: Eu recomendo o filme “Black”, que é baseado na história de vida da Helen Keller e sua professora, Anne Sullivan. É um filme que oferece muitas lições e ideias emocionantes.

Time HIT!: Existe algum talento secreto que os membros ainda não nos mostraram? 

Chanyeon: Eu sou muito bom em dar estrelinhas.

Hyunjin: Eu posso mexer minha sobrancelha para cima e para baixo rapidamente. Eu também sou bom em digitar rápido, alcançando 800 letras por minuto para textos longos e 1000 para pequenos textos em testes de digitação em coreano. Talvez isso não seja um talento especial, mas a velocidade das minhas sobrancelhas definitivamente é.

Jiseok: Eu sou muito bom em manter o rosto sem expressão, mudar para uma expressão risonha e, de repente, ficar sério.

Time HIT!: Se vierem para o Brasil um dia, o que gostariam de fazer aqui?

Todos: Nós amaríamos participar do Carnaval do Rio de Janeiro, que é o maior festival do Brasil.


Siga o Big Ocean nas redes sociais

Instagram: @big_ocean.official
TikTok: @big_ocean.official
Facebook: official.bigocean
X (Twitter): @Big_O_cean

(2) Comentários

  1. Michely Morais diz:

    Conheci o Big Oncean no dia do debut deles e me apaixonei espero que venham ao Brasil logo💙🌊
    Sou PADO com muito orgulho 💙

  2. Aaaah muito ver que eles estão crescendo em terrinhas brasileiras!
    Estou amando conhecer mais e mais sobre eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *