Entrevistas

Daniel Jikal, novo artista da P NATION, abre o coração sobre infância no Brasil, sua passagem no reality LOUD e como foi o preparo para seu tão esperado debut solo

Em 05 de março, aconteceu o debut oficial de Daniel Jikal, que lançou seu primeiro single álbum digital chamado “Fresh”. Mas antes disso, ele já havia dado as caras com o single de pré-debut “One Of A Kind”, no dia 21 de fevereiro.

O rapper nasceu nos EUA, mas viveu parte da infância e pré-adolescência no Brasil, e em 2021, aos 16 anos, teve sua primeira aparição pública como participante do reality de sobrevivência chamado LOUD.

Daniel chamou atenção de todos pelas suas habilidades em produção musical, direção de vídeo e sagacidade nas suas letras, misturando inglês, coreano, português e até espanhol. Entretanto, foi eliminado no último round do programa, mas logo assinou com a P NATION, empresa de PSY.

Quer saber mais? Acompanhe nosso bate-papo exclusivo com ele e conheça esse artista multitalentoso.

Time HIT!: Daniel, você morou em São Paulo, certo? Você se lembra de algo sobre sua infância aqui no Brasil? Sente falta de algo daqui?

Daniel Jikal: Lembro que acordava e ia para a padaria tomar um café da manhã maravilhoso, depois ia para a escola e passava o dia inteiro com os meus amigos. Jogávamos futebol, ping-pong, íamos para o shopping e assistíamos algum filme. Sinto falta de tantas coisas no Brasil, não acho que vou conseguir listar tudo.

Time HIT!: Quantos anos você tinha quando foi morar nos Estados Unidos?

Daniel Jikal: Eu tinha 11 anos quando me mudei para os Estados Unidos.

Time HIT!: Você nasceu na Califórnia, cresceu no Brasil e tem ascendência Coreana. Como você se sente sobre ter essa multiculturalidade?

Daniel Jikal: Na verdade eu nasci na Flórida. Sou muito abençoado de poder aprender sobre diversas culturas e implementá-las no meu dia a dia.

Time HIT!: Sobre ser trilíngue: como você administra/mantém os três idiomas? Você já se confundiu alguma vez por causa disso?

Daniel Jikal: Eu me confundo até hoje. Meus pais só falam em português comigo, mas meus amigos e todos em casa falam em inglês. Agora, todo o meu trabalho é em coreano, então eu realmente não sei como eu consigo administrar tudo.

Time HIT!: Quando foi que você começou a se interessar em fazer música e ter isso como carreira? Como foi esse processo para você?

Daniel Jikal: Fiquei interessado na música desde criança. Eu adorava assistir musicais e até fazia apresentações para os meus pais. Mas foi quando eu estudei cinema na escola de artes que eu decidi criar algo próprio, pois precisava delas [músicas] nos meus filmes. Depois de criar músicas para os meus filmes, decidi tentar escrever a própria letra e criar músicas completas.

Time HIT!: Quantos instrumentos você toca?

Daniel Jikal: Eu não sou muito bom, mas sei tocar piano, violão, um pouco de baixo e bateria.

Time HIT!: Como os seus pais e familiares reagiram quando você decidiu ir à Coreia para seguir carreira na música?

Daniel Jikal: Todos ficaram preocupados comigo no começo, ainda mais que eu não sabia falar coreano e precisava me adaptar em um novo ambiente sozinho, eles sabiam o quão difícil isso seria.

Time HIT!: No primeiro episódio de LOUD, você havia revelado sua outra paixão: áudio visual e direção de vídeo. Você pretende investir também nessa área como um artista solo?

Daniel Jikal: Sim, um dos meus sonhos é dirigir o meu próprio music video. Acho que é algo possível futuramente, então vou me esforçar bastante para conseguir alcançar esse sonho.

Time HIT!: Durante o reality, pudemos ver você usando português, inglês e coreano nas suas letras. Agora que você está debutando, podemos esperar para ver suas habilidades trilíngues em seus trabalhos futuros?

Daniel Jikal: Sim, espero que quando eu lançar um álbum eu consiga incluir todas essas línguas. Se possível, algum dia queria poder lançar uma música toda em português. 

Time HIT!: Não sei se está tudo bem para você falar sobre isso, mas você foi eliminado no round final do programa LOUD e no seu discurso final você havia dito que “honestamente, essa posição de idol, sinto que não é para mim”. Como você se sentiu naquele momento e o que você quis dizer naquela época quando disse isso?

Daniel Jikal: Depois de treinar com todos os trainees, percebi que o estilo de vida e o estilo de trabalho de um idol não combinavam comigo. Eu queria ter um pouco mais de liberdade para escolher as minhas próprias músicas, mostrar as minhas cores de maneiras diferentes, algo que acredito que não conseguiria mostrar muito bem se fosse parte de um idol group.

Time HIT!: Existe alguma lição dessa experiência com a LOUD que você vai levar para sua vida?

Daniel Jikal: Uma lição que aprendi é que nada é fácil. Todos os participantes se esforçaram muito todos os dias para alcançar os seus sonhos, e ver isso realmente me inspirou a nunca desistir e dar o meu máximo.

Time HIT!: Você ainda tem contato com algum participante?

Daniel Jikal: Eu mantenho contato com todos da minha equipe em todos os rounds! E, claro, todos do THE NEW SIX.

Time HIT!: O que você pode nos contar sobre o tempo de preparação para esse debut? Foi difícil? O que lhe manteve motivado?

Daniel Jikal: Foi bem difícil escolher a melhor música. Mas depois de trabalhar com o CEO PSY e produzir a música por volta de um ano, acho que estou satisfeito com o resultado. Todos ao meu redor me incentivaram a dar o meu melhor e acho que isso me ajudou bastante a ficar motivado e focado durante todo esse processo.

Time HIT!: Quem foi a primeira pessoa para a qual você ligou falando que iria debutar? Como foi a reação?

Daniel Jikal: Foram os meus pais. Assim que eu contei a data exata do meu debut eles ficaram animados e orgulhosos. Foi um momento inesquecível.

Time HIT!: Pode nos contar qual está sendo a maior fonte de inspiração para você produzir música?

Daniel Jikal: Como dito antes, filmes fazem uma grande parte. Mas, fora isso, acho que o fato de eu ter morado e vivenciado tantas culturas diferentes, realmente me ajudou a abrir minha mente para novas inspirações.

Time HIT!: Você lançou seu primeiro single digital, “Fresh”. O que esse trabalho significa para você?

Daniel Jikal: Significa que é o começo da minha carreira como artista. Um novo começo, ou como dito em inglês um “Fresh new start”, para o próximo passo da minha vida.

Time HIT!: Por que o nome “Fresh”?

Daniel Jikal: Como esse debut é uma nova etapa da minha vida, queria mostrar isso através da palavra “Fresh”. Além disso, meu objetivo na minha carreira é trazer algo único, algo “Fresh”.

Time HIT!: Você participou na produção do videoclipe de “Fresh”? Como foi?

Daniel Jikal: Fiz parte das reuniões quando a equipe discutia os conceitos e tive a oportunidade de dar os meus feedbacks. Foi super divertido poder ver e fazer parte de todo o processo. Isso me trouxe lembranças de quando eu estudava na escola de artes em casa. 

Time HIT!: E como você se sentiu enquanto gravava, tirava as fotos e preparava esse debut?

Daniel Jikal: Eu não conseguia acreditar que era eu. Estava tão acostumado a estar atrás das câmeras, já que estava estudando para me tornar um diretor. Mas agora que eu precisava ficar em frente às câmeras, foi bem diferente no começo. Fiquei muito nervoso, porque queria dar o melhor de mim durante todo o processo até o meu debut.

Time HIT!: O que você mais gosta nesse processo de criar e ser um artista?

Daniel Jikal: O que eu mais amo é o fato de que eu vou poder experienciar tudo que os meus artistas favoritos experienciaram. Por exemplo, gravar uma música no estúdio, ter minhas fotos tiradas por fotógrafos incríveis, me preparar para me apresentar em shows, etc. Nunca imaginei que seria capaz de experienciar tudo isso.

Time HIT!: E o que você faz quando surge um bloqueio criativo?

Daniel Jikal: Eu geralmente peço ajuda para os meus amigos e minha família. Tenho certeza que não estaria aqui sem o apoio deles, então sempre procuro eles quando preciso de uma nova ideia durante a produção de algo novo.

Time HIT!: Quais artistas você admira e que não podem faltar na sua playlist?

Daniel Jikal: Eu amo o Logic, DPR LIVE/DABIN, BTS, Jay Park, Crush.

Time HIT!: E você escuta rappers brasileiros ou artistas brasileiros em geral? Quem e por que você gosta desse artista?

Daniel Jikal: Não acho que consigo pensar em um artista no momento, mas eu adoro Bossa Nova. Espero que um dia eu consiga incrementar um pouco o estilo da Bossa Nova nas minhas músicas.

Time HIT!: Já veio para o Brasil depois de ter se mudado para EUA/Coreia? E tem algum prato daqui que você gosta

Daniel Jikal: Eu fui pro Brasil a cada 2 anos para visitar a minha família. Sinto muita falta de tomar café da manhã na padaria, comer pastel, coxinha, pão de queijo, etc.

Time HIT!: Será que podemos esperar um show seu no Brasil algum dia?

Daniel Jikal: Isso seria um sonho. Prometo que vou me esforçar para que um dia eu consiga me apresentar no Brasil.

Time HIT!: O que você gosta de fazer no tempo livre?

Daniel Jikal: Adoro jogar golfe ou futebol com os meus amigos. Também gosto de jogar videogames, tipo o League of Legends.

Time HIT!: Qual é a característica que você mais admira em si mesmo?

Daniel Jikal: Umm… Eu diria que é a minha habilidade de saber no que eu sou bom e no que não sou. Acho que assim consigo tomar as decisões da minha vida com mais confiança.

Time HIT!: O que você quer alcançar com sua arte?

Daniel Jikal: Quero trazer algo diferente através dos anos e criar músicas únicas que se destacam.

Time HIT!: Tem alguém que você gostaria muito de fazer uma collab?

Daniel Jikal: Dos artistas coreanos, queria muito ter a chance de criar algo com o DPR LIVE ou o Jay Park. Eu escutava muito esses artistas, então significaria muito para mim.

Time HIT!: O que o público pode esperar de Daniel Jikal daqui para frente?

Daniel Jikal: Eles podem esperar constantemente um novo lado do Daniel. Como lancei apenas um álbum, ainda tem muita coisa que ainda não mostrei.

Time HIT!: Pode mandar uma mensagem para o público brasileiro?

Daniel Jikal: Espero que todos no Brasil gostem da minha música de debut, “Fresh” e sempre serei grato por todo o apoio que recebo do Brasil. Vou trabalhar duro e me esforçar bastante para que um dia eu consiga me apresentar aí. Te amo Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *