Na noite de ontem (7), os brasileiros tiveram uma surpresa um tanto quanto inusitada ao verem que a estátua do Cristo Redentor foi vestida com o Hanbok, traje tradicional sul-coreano, por meio de uma projeção.
O monumento já projetou diversas imagens antes, mas essa foi a primeira vez em que uma vestimenta que retrata a cultura de outro país aparece no Cristo.
Jin Hee Lee, designer responsável pelo a escolha do traje, explica o significado das cores: “A cor azul representa o nascimento da primavera e da vida, sendo uma das cinco cores tradicionais coreanas. Na bandeira do Brasil, o azul simboliza o céu e os rios. O cinto do traje possui também as cores do logo do G20, que acontecerá em novembro no Brasil”.
Assim, a ação funciona como um intercâmbio cultural entre os dois países, além de enfatizar e cultivar o bom relacionamento diplomático entre Coreia e Brasil.
O projeto também serviu para celebrar a inauguração da exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”, considerada a maior mostra de arte coreana no Brasil, que chega ao Rio pela primeira vez e está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.
Quem amou ver o Cristo de Hanbok? Comente aqui abaixo qual foi sua reação com essa linda homenagem!
Fonte: (1)
Imagem destaque: (Créditos: reprodução/ O Estado)