Matérias

Coreia do Sul nas Olimpíadas 2024: o país do pop também é o país do esporte

Design: Jéssica Fernandes

Não é só no topo das paradas musicais que a Coreia do Sul faz história e deixa sua marca. Nas Olimpíadas Paris 2024, o pódio se fez palco e os atletas agitaram a torcida como verdadeiros idols. Durante os 19 dias de competição, mais uma vez o mundo aprendeu que o país do pop também é o país do esporte. Com 13 medalhas de ouro, 9 de prata e 10 de bronze, o desempenho sul-coreano chegou ao Top 10 mundial, fazendo o país ocupar a 8ª posição e destacar a força da sua cultura esportiva. 

Nenhum roteiro de drama é capaz de superar o enredo da vida real protagonizado por Oh Sang Uk, o esgrimista sul-coreano que foi comparado a protagonista do drama “Twenty five twenty one”. Com uma comemoração explosiva e avassaladora, sem conter gritos e sorrisos, Oh Sang Uk compartilhou uma paixão gigante pelo esporte, vibrando em um final feliz e duplamente dourado. A vitória no individual masculino e a conquista por equipe renderam ao Oh Sang Uk um total de duas medalhas de ouro, sendo o primeiro atleta sul-coreano a alcançar esse feito na esgrima.

Há momentos onde a vida soa como um verdadeiro refrão, aquele tipo de situação em que até vozes opostas cantam juntas. A foto da comemoração no pódio dos atletas chineses, norte-coreanos e sul-coreanos foi a prova do quanto as olimpíadas, mesmo baseadas em competições, promovem os melhores encontros e comemorações. Depois de vencerem no tênis de mesa, Wang Chuqin e Sun Yingsha (China) levaram o ouro, enquanto Jong Sik Ri e Kim Kum Yong (Coreia do Norte) conquistaram a prata, e Lim Jonghoon com Shin Yubin (Coreia do Sul) alcançaram o bronze. 

Outro momento que surpreendeu o público e deixou a internet sem reação, foi a participação da atleta Kim Ye-ji durante a prova de pistola de ar de 10 metros. Durante a disputa, com uma postura confiante e expressão facial altiva, a atiradora fez a torcida mundial voltar sua atenção para a Coreia do Sul. Vídeos da Kim Ye-ji, principalmente o registro do seu recorde na disputa de pistola de 25m, viralizou nas redes sociais. Do começo ao fim, a filmagem apresenta as facetas da atiradora no auge da calma, técnica e estratégia, tudo acompanhado de um carisma sério e uma confiança inabalável. 

Como não citar o recorde mundial alcançado por Lim Sihyeon no tiro com arco? Impossível falar das Olimpíadas 2024 e não comentar esse grande momento. A atleta conquistou 694 pontos, uma marca inédita que consagrou o desempenho da arqueira e consolidou a força da Coreia do Sul na modalidade. O respeito adquirido a partir do talento, faz de Lim Sihyeon um nome referência para toda uma geração de atletas que visam se dedicar ao esporte hoje ou no futuro.

Independente de quantas vezes a Coreia do Sul venceu nas Olimpíadas 2024, o seu maior legado não se limitou ao número de pódios e medalhas. O país propagou o talento de cada atleta e entregou ao mundo mais motivos para admirar o universo sul-coreano. Porque no final de toda disputa, o belo nem sempre é a vitória, mas a oportunidade de apresentar seu talento como resultado de anos de trabalho, além da honra de representar sua cultura e seu país diante do mundo. 

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)

Sobre o autor

Redatora, escritora, roteirista e atriz formada em Artes Cênicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *