HIT!News

Coreia do Sul e EUA lançam missão para investigar a coroa solar

A Administração Aeroespacial da Coreia (KASA) e o Instituto de Astronomia e Ciências Espaciais da Coreia anunciaram, em 1º de novembro, que a Coreia do Sul e os Estados Unidos estão se unindo para enviar um coronógrafo, chamado Experimento de Diagnóstico Coronal (CODEX), à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de novembro de 2024. O lançamento ocorrerá no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX. 

O Experimento de Diagnóstico Coronal (CODEX) tem como objetivo estudar a coroa solar, a camada mais externa da atmosfera do sol, para entender melhor fenômenos que podem afetar a Terra. O coronógrafo será lançado do Centro Espacial Kennedy às 11h29 do dia 5 de novembro. O CODEX passou por verificações funcionais de pré-lançamento nos Centros Espaciais Goddard e Kennedy da NASA entre 29 de julho e 2 de agosto e agora aguarda o lançamento.

O CODEX é um instrumento inovador que permitirá capturar imagens detalhadas da coroa solar, medindo sua densidade, temperatura e massa. Esses dados são importantes porque a atividade solar pode influenciar a comunicação e o funcionamento de satélites na Terra, além de impactar o clima espacial.

Após o lançamento, o CODEX se separará do foguete aproximadamente 10 minutos depois de decolar. Ele deve chegar à ISS cerca de 13 horas após o lançamento. Assim que estiver na estação, um braço robótico instalará o instrumento em uma plataforma externa, um processo que levará cerca de uma semana.

O Dr. Choi Sung-hwan, pesquisador do Instituto de Astronomia e Ciências Espaciais da Coreia, destacou em entrevista para o Chosun Daily a importância do CODEX, afirmando que é o primeiro instrumento no mundo capaz de capturar imagens em duas dimensões da coroa solar. Os dados coletados proporcionarão informações valiosas sobre a atividade do sol, contribuindo para um melhor entendimento dos fenômenos solares e seus impactos na Terra.

Texto: Joana de Alcantara

Fonte: (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *