Niterói, 14 de junho de 2023.
Texto por: Luiza Andueza
Ai o amor! Ele está no ar!
No dia 12 foi isso mesmo, o dia do amor, o Dia dos Namorados.
Aqui no Brasil vocês já conhecem. O Dia dos Namorados celebrado no dia 12 de junho, foi criado entre os anos 1948 e 1949 pelo empresário João Dória. Na época ele formulou uma campanha publicitária que sugeria o dia 12 de junho como uma data para demonstrar o amor ao parceiro através de presentes. O slogan de sua campanha era: “Não é só com beijos que se prova o amor”. E olha, que campanha foi essa em, cá estamos nós, 2023. haha
Mas você sabia que o dia 12 de junho é só um dia comum para diversos países?
O Dia de São Valentim, que é chamado de “Valentine’s Day” foi adotado por volta do século 18 e seu nome é associado ao padre Valentim da igreja Católica, que concedia casamentos de soldados romanos em segredo. O Padre foi preso e se apaixonou pela filha de um dos seus carcereiros e, em seu último dia de vida, escreveu à sua amada uma carta assinada por “O seu Valentim”. Por isso, nos Estados Unidos, esta data especial é comemorada no dia 14 de fevereiro, após 496 anos d.C o papa Gelásio o declarou um homem santo, criando o Valentine’s Day.
Com o passar do tempo, a tradição de cartões e presentes foi crescendo, especialmente a partir de 1840 depois que Esther Howland, filha de um papeleiro de Massachusetts, iniciou uma das primeiras empresas de cartões do Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Os cartões, já naquela época, tinham diversas opções; com poemas, desenhos de coração, flores, pássaros e outras imagens relacionadas ao dia de hoje. Esther vendeu uma quantia elevada em cartões do Dia dos Namorados e foi desde então que a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século 20 se espalhou.
Mas você não ia falar da Coreia, por que menciona os Estados Unidos? Porque a tradição se iniciou nos Estados Unidos e se espalhou para outros países do mundo e dentre esses países estão os asiáticos: Japão, Taiwan e Coreia do Sul.
Para quem acompanha o dia a dia de algumas pessoas que postam sobre a vida na Coreia, sabe que lá todo dia é dia dos apaixonados, os solteiros não têm um dia de paz, né?
Oficialmente, o Dia dos Namorados por lá, é comemorado também no dia 14 de fevereiro, assim como em diversos lugares do mundo, porém a história é um pouco diferente. A tradição que surgiu nos Estados Unidos e chegou à Coreia e em outros países asiáticos permanece sendo a mesma no quesito de troca de amor e carinho. Entretanto, diferente do ocidente, na Ásia são as mulheres que presenteiam os homens nesse dia.
Mas um mês depois do Dia de São Valentim (Valentine’s Day), acontece o “White Day” (Dia do Branco), comemorado no dia 14 de março. Agora é a vez dos homens retribuírem. Eles dão às mulheres chocolate branco, cookies ou doces com marshmallow. Se for para a mulher amada, os homens podem dar outros tipos de presentes como roupas, lingerie ou até jóias.
O White Day é na verdade uma data inventada por uma pequena confeitaria no Japão, Ishimura Mansei-do. De acordo com o portal Go! Go! Nihon – A ideia do White Day teria surgido quando o executivo leu o comentário de indignação de uma mulher em uma revista feminina. A leitora dizia que era injusto as mulheres não receberem nada no Dia do Valentine’s Day. “Por que eles não nos dão nada? Um lenço, doce ou até marshmallow…”.
Foi quando Ishimura reuniu suas funcionárias para escolherem um dia para receberem algo dos homens e elas propuseram o dia 14 de março, exatamente um mês depois do Valentine’s Day.
Inicialmente, a data levou o nome de “Marshmallow Day” (Dia do Marshmallow), pois justamente pelo o que disse a tal leitora, Ishimura Mansei-do chegou a criar um doce especial (um marshmallow recheado com chocolate) para ser comercializado no dia. A tradição se iniciou em 1978, incentivando os homens a retribuírem os presentes do Valentine’s Day com marshmallows. Somente depois de alguns anos, que houve a mudança para o nome que conhecemos hoje, “White Day” (Dia Branco).
A data se tornou muito popular entre os japoneses, assim, se expandindo a outros países da Ásia como Coreia do Sul, Taiwan e China. Apesar de se chamar “Dia Branco”, você não precisa somente dar chocolate ou doces brancos. Chocolates escuros e cookies diversos e coloridos também são permitidos.
Embora essa data tenha sido criada estritamente para fins comerciais, já enraizou a cultura nos corações dos asiáticos.
Entretanto, em uma reportagem feita pela BBC no ano de 2019, esses papéis de gênero estão sendo mais questionados — até porque cada vez mais pessoas estão em relações homoafetivas. De acordo com os dados mostrados no Nikkei Asia sobre o crescimento dessas relações e sua aceitação perante a sociedade, depois que casamentos entre pessoas do mesmo gênero já foram legalizados, só em Taiwan, houve um crescimento de 2% na taxa de casamentos homoafetivos. Por isso, não há costumes tão definidos, mas muitos casais já trocam presentes no dia 14 de fevereiro. Em outros, cada um dá seu presente numa data, conforme forem combinados.
Falei que os solteiros também tem vez.
Aqui no Brasil, a gente só publica memes, sai com amigos para curtir e postar nas redes que “o dia é dos namorados, mas a noite é dos solteiros”, já é tradição. Mas lá na Coreia do Sul, solteiros saem para comer.
Essa dinâmica com duas datas românticas gerou um terceiro feriado. Em 14 de abril, no “Black Day” (Dia Preto), as pessoas que não ganharam presentes em nenhuma das outras datas românticas saem para comer jajangmyeon com os amigos (esse prato é um macarrão com molho de feijão preto adocicado e carne de porco).
A data chamada “Black Day” que marca o Dia dos Solteiros faz todo sentido se reunir com os amigos para comer comida preta, em oposição à outra data romântica “White Day”. Mas ao contrário do White Day, que começou no Japão e se popularizou pela Ásia, o Black Day é um costume muito mais coreano.
Você está em um relacionamento amoroso?
Então aproveite bastante seu dia e seu amor !
É “Sexy, free & single” (Super Junior) como eu?
Então aproveita o dia com os amigos, sozinho ou assistindo ao seu idol/dorama favorito.
O importante é aproveitar o dia, se presenteie e/ou presenteie seu amor.
Gostou?
Fonte: Asia on, Megacurioso, All Accor, Imigre fácil, Nikkei Asia e Pew Research Center.