Coletiva de Imprensa, Destaques, Matérias

Coletiva de Imprensa: “Se a Vida Te Der Tangerinas…”

Texto: Camila Corrêa 
Design: Duda Curvelo

Se a Vida Te Der Tangerinas…”, novo drama coreano da Netflix, estreou 7 de março, e a HIT! teve a honra de estar presente de forma virtual na coletiva de imprensa que aconteceu na terça, 4 de março. Nela estiveram presentes os atores Park Bogum, IU, Moon Sori e Park Haejoon, que interpretam os protagonistas da série, além do Diretor Kim Wonsuk.

A coletiva foi conduzida por Park Gyuri que, com muito bom humor, estava vestida com um uniforme escolar em referência à protagonista. Após o momento de fotos do elenco, que posaram sozinhos e em grupo, foi exibido o trailer da série, mostrando uma história linda, com um cenário de tirar o fôlego, que captura as quatro estações do romance de Oh Ae-sun e Yang Gwan-sik, interpretados por IU e Park Bo-gum e mais tarde por Moon So-ri e Park Hae-joon, dois jovens que crescem juntos na Ilha de Jeju no fim dos anos 1960.

Trailer oficial de “Se a Vida Te Der Tangerinas…” (Créditos/Reprodução/Netflix Brasil/Youtube)

Algo notável sobre o título original em coreano do drama, “북싹 속았수다”, em português seria algo como “Obrigado por seu trabalho duro”, é que segundo o Diretor Kim Won-suk é um tributo às gerações passadas e também um “hino de encorajamento” para a geração atual, incentivando-a a navegar pelo mundo. A expressão, que faz parte do dialeto da Ilha de Jeju, também diz muito sobre os outros personagens, como a mãe de Ae-sun, que cresceu no lugar depois de fugir da guerra. A série se passa apenas alguns anos depois do fim da Guerra, que durou entre 1950 e 1953, período em que muitos coreanos tiveram que deixar suas cidades natal, fazendo com que Jeju se tornasse um dos principais destinos e tornando seu dialeto com um mix de muitos que buscaram refúgio no lugar.

Sobre trabalhar com a direção de Kim Won-suk e o roteiro de Lim Sang-choon, o elenco presente demonstrou grande admiração pelos profissionais, citando algumas de suas obras como “My Mister” e “Para Sempre Camélia” como suas favoritas.

“É meu segundo projeto com o Diretor Kim e sempre fui uma grande fã do roteirista Lim Sang-choon. Quando recebi a oferta, aceitei antes mesmo de ler o roteiro”, declarou IU. Já Park Bo-gum, que revelou que as filmagens começaram quando ele tinha acabado de cumprir seu serviço militar obrigatório, disse: “Eu estava ansioso para fazer parte desse projeto. Assim que li o roteiro senti vividamente a química entre Ae-sun e Gwan-sik nas quatro estações que eles vivem, e amei isso. Tive certeza que essa série seria assistida com meus familiares algum dia […] Também queria compartilhar essa emocionante história com meus fãs.”

Moon So-ri, que interpreta a versão mais velha de Ae-sun, diz ter se emocionado com o roteiro. “Me fez lembrar dos meus pais”, disse a atriz, “E tocou meu coração. Pensei: ‘Se eu chorei tanto só por ler o roteiro, acho que chorarei mais nesse do que em todos os outros [dramas] em minha vida’”. Por fim, Park Haejoon, versão mais velha de Gwan-sik, disse que tem muito respeito pelo diretor Kim, sendo seu amigo próximo apesar de não se contatarem com tanta frequência. “Sempre esperei que ele me ligasse, então ele perguntou se eu já tinha algo em produção e me mandou o roteiro, e quando eu estava lendo fiquei muito animado, com meu coração batendo forte. Fiquei muito feliz de aceitar a oferta”, revelou.

Apesar de tanta emoção por parte do elenco, o drama não é triste. Sentimental na medida certa, há a promessa de fazer o público não apenas soluçar de chorar, mas também de gargalhar.

Esse é o primeiro projeto do diretor Kim Won-suk e do roteirista Lim Sang-choon juntos. Ambos conhecidos por dramas emocionantes, decisões como a escolha do elenco e a trilha sonora foram discutidas e tomadas pelos dois juntos, que compartilharam cada passo do processo. “Ao filmar essa série focamos mais em como poderíamos ressaltar as fascinantes emoções dos personagens. Para conseguirmos alcançar o público ainda mais, nos esforçamos para criar o melhor ambiente para que os atores pudessem mostrar suas verdadeiras cores e tornar possível manter um fluxo contínuo de atuação” revelou o diretor Kim, “Por isso, diminuímos o número de cortes para não interferir na atuação e manter seu ritmo”.

A escolha sobre a quantidade de episódios lançados por semana também foi explicada por ele. A decisão de apenas 4 episódios ao invés de todos os 16 serem liberados de uma vez foi tomada pensando na experiência do público, que seria afetada por esse formato. “Se você tentar focar na série e assistir no tempo original, será capaz de capturar os pequenos detalhes e emoções, então é como tirar um doce por vez de uma caixa de bombons e aproveitar aos poucos”, explicou o diretor. O número de episódios semanais também se torna afetivo se percebido como uma referência às 4 estações.

Ao falar de seus personagens, que são compartilhados por terem uma versão juvenil e outra mais adulta, os atores revelaram o que fizeram para estar em sintonia. Moon So-ri contou que IU começou a gravar antes dela, o que a deixou ansiosa sobre como tornar convincente que as duas estavam fazendo a mesma pessoa. “Concordamos em manter alguns aspectos, mas algumas coisas deixamos diferentes, e isso seria mais realístico”, disse, “O jeito como falamos tinha que ser parecido, então líamos as falas uma da outra, eu olhava para IU e absorvia”. So-ri também citou que IU tem um sinal no rosto e pediu que os maquiadores deixassem esse sinal na Ae-sun mais velha também. IU revelou que as duas atrizes se aproximaram naturalmente, conversando bastante e frequentando a casa e o estúdio uma da outra. 

Sobre Oh Ae-sun, ambas concordaram que ela é uma personagem que tem as emoções afloradas, o que a faz ser conhecida na série como uma “criança rebelde”, pois chora bastante e ri na mesma medida. Apesar de não ter muito em sentido material, é uma garota forte e cheia de sonhos, e não deixa isso ser esquecido quando se torna adulta. Seu sonho de se tornar poeta nunca foi deixado para trás.

Já para Park Hae-joon e Park Bo-gum as coisas foram um pouco diferentes. Apesar de não frequentarem a casa  um do outro, ficavam muito felizes ao se encontrarem nas gravações, sempre se encorajando quando isso acontecia. Os atores também contaram ter o auxílio do diretor Kim, que fez o melhor para que Gwan-sik fosse interpretado com as exatas emoções necessárias. 

Ao falar do personagem, todos concordam que ele é alguém leal e com um coração de aço, que faz de tudo por cada pessoa importante que está em sua vida. Sua versão adulta é responsável, diligente e devotado. Sobre seus sentimentos pela protagonista Ae-sun, ele é descrito como um “fazendeiro romântico” e “pescador romântico” pelos atores que o interpretam.

Roteiros escritos por Lim Sang-choon exigem atores talentosos, já que os personagens escritos por ele transmitem emoções variadas. IU, por exemplo, sempre foi a primeira opção para atuar como a obstinada Ae-sun na fase mais jovem da personagem, e Moon So-ri também é conhecida por sua alta performance. para interpretar Gwan-sik, diretor Kim Won-suk disse que era muito importante escolher um ator que fosse uma boa pessoa na vida real, tanto a versão juvenil quanto a mais madura teriam que ter um bom coração como o personagem.

Quando perguntado sobre o processo da passagem de tempo no drama, que vai dos anos 60 até os dias atuais, o diretor Kim disse que ter um incrível time de produção e pós-produção foi essencial para que o drama mantivesse o sentido historicamente, principalmente com Jeju sendo seu cenário principal. A escolha dessa ilha era indiscutível, pois queria que a protagonista sentisse que precisava sentir que estava presa no lugar, que a vida lá não seria tão satisfatória por não conhecer outros lugares. Além disso, o cenário proporcionado pela ilha era espetacular, fazendo de Jeju a escolha perfeita.

Sobre a química entre o casal protagonista, IU disse que ela e Bo-gum são amigos há bastante tempo, assim como seus personagens, e que por conta disso se sentiu muito confortável no set apesar de essa ser a primeira vez trabalhando juntos. Algo similar acontece com Park Haejoon e Moon So-ri, que trabalharam juntos na mesma companhia de teatro por um tempo, mas essa também é a primeira vez deles como um casal.

Park Bo-gum e IU também revelaram que prepararam uma performance musical juntos, e que a trilha sonora do drama tem lindas músicas.

Da esquerda para a direita, diretor Kim Won-suk e os atores Park Hae-joon, Moon So-ri, Park Bo-gum e IU. (Imagem: Cortesia da Netflix)

Para finalizar, os atores disseram que colocaram o coração e alma nesse trabalho, e ao assistir, o público deve aproveitar cada momento. Kim Won-suk afirma ter deixado um pequeno presente ao fim de cada episódio, logo depois dos créditos rolarem, então não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *