Matérias

BTS NO GRAMMY: K-POP CONTINUA A MARCAR TERRITÓRIO NA PREMIAÇÃO.

Ana Beatriz Medella da Silva

Rio de Janeiro, 17 de Abril 2023

Final e começo de ano são períodos marcados pelas premiações no meio fonográfico. Tanto na Coreia do Sul quanto em outros países, ficamos atentos aos indicados, votamos quando é possível e acompanhamos os eventos até o último minuto. Das premiações mais conhecidas, o Grammy Awards é a que mais chama atenção. 

Dos últimos anos para cá, até os fãs de K-pop têm mantido os olhos nos indicados e, pelo terceiro ano consecutivo, pudemos comemorar as indicações do BTS. Em 2023, o grupo recebeu três indicações: Melhor  video musical “Yet To Come”, Melhor Duo Pop ou performance de grupo “My Universe”, e Álbum do Ano “Music of the Spheres”. Eles dividiram a disputa com nomes de peso do meio musical, como: Adele, Doja Cat, Kendrick Lamar e outros cantores.

Como artistas completos, os membros do BTS concorreram também como compositores. Indo além, j-hope, RM e SUGA são creditados enquanto compositores no álbum “Music Of The Spheres”, do Coldplay.  

 E ainda é interessante lembrar que esse não é o primeiro ano de indicação dele, que já concorreram em 2020 “Dynamite”, para Melhor Performance Pop Duo/Grupo e em 2021 “Butter”, na mesma categoria. Na edição de 2018, eles estiveram presentes como apresentadores de prêmio e em 2019 como artistas.

Link da apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=0a6F8bMQ9FE     

Fonte: Grammy Awards

(https://www.grammy.com/news/bts-butter-performance-2022-grammys-video)

Entretanto, mesmo com as muitas idas do grupo a premiação e com as indicações que se acumulam, os meninos ainda não levaram nenhuma das categorias para casa. O prêmio, os tornariam nos primeiros idols a ganhar o Grammy. Mas isso não apaga a trajetória que o BTS tem feito dentro do evento. 

As sucessivas aparições dos membros no Grammy, são um avanço que está alavancando o K-pop como um todo. O Grammy Awards é a única premiação reconhecida pelos profissionais da indústria musical, possuindo mais de 80 categorias. Aqueles que fazem parte do corpo votante precisam atender a uma série de exigências para que se tornem membros. Porém, mesmo com todo o peso que o evento carrega, duras críticas tem surgido pela falta de reconhecimento de artistas que fogem de um eixo de branquitude. 

Uns atrás dos outros, artistas e fãs têm apontado a premiação como segregacionista. No caso do BTS, tanto as armys quanto outros fandoms de K-pop já torceram o nariz para o Grammy. Os comentários se direcionam a um uso indevido da imagem dos membros na 63ª edição. O fato do K-pop estar em alta, teria sido o motivo pelo qual o boy group estaria sendo chamado e não, de fato, pelo talento e reconhecimento da sua diversidade musical. 

A presença recorrente do BTS no evento tem um duplo peso ao levar maior diversidade cultural e de nacionalidades como também de mostrar que outros grupos também podem concorrer futuramente. O alistamento no serviço militar não torna impossível que o grupo, e outros representantes do K-pop continuem a fazer presença na premiação. Outros artistas, grupo e solo, de pop coreano tem ganhado cada vez mais projeção mundial, o que pode ser um passo em direção a futuras indicações e prêmios.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *