Nos últimos anos, o Brasil se mostrou ser um grande fã e consumidor de conteúdo coreano, destacando-se entre os principais países a surfar na onda coreana, conhecida como Hallyu. Hoje, lidera o consumo desse conteúdo na América Latina e ocupa a quinta posição no ranking global. Em 2023, o setor movimentou US$ 31,5 bilhões mundialmente, com expectativa de crescimento anual de 6% até 2027.
Segundo dados do relatório do Spotify disponibilizados em 2024, o interesse por k-pop no Brasil teve um aumento de 326% desde 2018 na plataforma. Isso porque o Spotify tem uma playlist global totalmente dedicada às descobertas do mês no pop coreano chamada K-pop ON! (온) com mais de 5 milhões de curtidas.
O interesse por produções sul-coreanas não se limita apenas ao K-pop, os K-dramas também ganharam destaque, especialmente após a pandemia de 2020 e o sucesso mundial da Netflix com “Round 6”. Em 2023, diversos dramas coreanos alcançaram o Top 10 do streaming, e neste ano, a animação “KPop Demon Hunters” se tornou o grande destaque, emplacando músicas como “Golden” e “Soda Pop” no Top 10 da Billboard 200.
Esse movimento é resultado do forte investimento cultural da Coreia do Sul, na qual ela utiliza de soft power (poder suave em portugês) sua cultura, gastronomia, indústria da beleza e turismo como forma de projetar a imagem do país no cenário global e adentrar em outros países.
De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil é o segundo maior parceiro da Coreia do Sul na América Latina. Com 120 empresas sul-coreanas no país, e um investimento total de 10 bilhões de dólares. Em 2013, o Centro Cultural Coreano (Korean Culture Center) foi inaugurado na Avenida Paulista, em São Paulo, com o objetivo de aproximar os brasileiros da cultura sul-coreana. Em 2019, o centro foi reinaugurado em um novo espaço, consolidando-se como um marco significativo no relacionamento cultural entre o Brasil e a Coreia do Sul.
No dia 25 de setembro, a Embaixada da Coreia do Sul comemorou na sede da missão diplomática em Brasília o Dia Nacional do país sul-coreano. Em discurso realizado pelo embaixador Choi Yeong Han, o diplomata celebrou o fortalecimento da união entre Brasil e Coreia que vem se concretizando a cada ano.
“Em termos econômicos, nossas relações também continuam se aprofundando. O Brasil é o principal destino de investimentos coreanos na América Latina e o segundo maior parceiro comercial da região. O Brasil ocupa hoje a quinta posição no consumo global da onda coreana. O K-Pop e os K-Dramas conquistaram milhares de fãs brasileiros, que passaram a estudar o idioma e a se interessar ainda mais pela nossa cultura”, declarou o embaixador.
A expectativa é que as relações entre Coreia do Sul e Brasil se estreitem ainda mais nos próximos anos, impulsionando a presença da cultura coreana nos rankings musicais e nos catálogos das plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+.
Fontes: (1), (2)

