Em um passo importante para aproximar ainda mais Brasil e Coreia do Sul, representantes dos dois governos se reuniram nesta terça-feira (26), em Seul, para discutir e fortalecer parcerias em áreas estratégicas. A novidade deste encontro foi a assinatura do Acordo Férias-Trabalho, que promete transformar o sonho de muitos jovens em realidade.
O encontro aconteceu entre a Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Embaixador Park Yoonjoo, 1º Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul. Além de conversas sobre diplomacia, comércio, tecnologia e educação, a reunião teve como destaque a criação de novas oportunidades para a juventude dos dois países.
O Acordo Férias-Trabalho permitirá que brasileiros e sul-coreanos, entre 18 e 34 anos, obtenham vistos com duração de até um ano para estudar e trabalhar temporariamente no país parceiro. Essa iniciativa cria uma ponte real entre as culturas, promovendo experiências de vida, aprendizado e imersão autêntica. Os detalhes sobre como participar e os requisitos ainda serão divulgados oficialmente por ambos os governos.
Esse novo acordo vem depois de outros esforços recentes de colaboração. Em junho, Brasil e Coreia já haviam assinado uma Carta de Intenções para promover trocas de experiências nas áreas de emprego, inclusão e digitalização de serviços públicos, com foco em grupos como jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.
O futuro entre Brasil e Coreia do Sul parece ser cada vez mais conectado, e acessível também.

