HIT!News, K-pop

BELIFT, empresa do ILLIT, faz vídeo para rebater as acusações de plágio e entra na justiça novamente contra Min Hee Jin

Na segunda (10), a BELIFT LAB, subsidiária da HYBE LABELS e responsável pelo ILLIT, publicou uma longa nota acompanhada de um vídeo de aproximadamente 28 minutos para refutar as alegações de que o ILLIT teria copiado o conceito do NewJeans

No texto postado nas redes sociais, Belift diz que apesar de Min Hee Jin ter ganhado a liminar para não ser demitida pela HYBE e ter permanecido como CEO da Ador, ela ainda precisa responder pelas falsas acusações e difamações que fez contra o ILLIT.

Por isso, além do processo que já estava em curso, a agência entrou novamente na justiça contra Min Hee Jin: “Belift Lab entrou com uma ação civil adicional hoje por danos aos artistas, membros do Belift Lab e criadores participantes (…) responsabilizando assim a CEO Min Hee Jin”. 

A nota continua alegando que as ações de Hee Jin para provar o plágio foram irracionais e infundadas e em dado momento afirma que ela “usou um grupo novato como bode expiatório para seu ganho pessoal”, referindo-se ao ILLIT. 

Já o vídeo, intitulado “Posicionamento da BELIFT sobre as alegações de plágio“, apresenta um dossiê com a linha do tempo dos acontecimentos, documentos e e-mails. Também temos as falas do CEO da Belift, Kim Tae Ho e seu Vice-CEO, o Choi Yoon Hyuk, que refutam os argumentos feitos por Hee Jin em sua coletiva de imprensa. 

Eles mostram um documento impresso do que seria uma apresentação do plano de marca do ILLIT assim que eles decidiram a data de debut. É possível ver que em um dos slides sobre o conceito, tem a frase “NOT NewJeans”,

“Se você olhar o plano, está escrito ‘Not NewJeans’ (…) A razão pela qual usamos a frase ‘Not NewJeans’ é porque o sucesso desse grupo foi tão grande que há uma chance de nosso grupo ser ofuscado por eles”, diz o Vice Choi Yoon Hyuk, enfatizando que a intenção foi, desde o começo, para que o ILLIT fosse um grupo diferente.

Também foram ouvidos o diretor de performance do ILLIT, Myung Sang Woo e a diretora visual Heo Se Ryun que vieram falar das alegações sobre as coreografias serem bem parecidas entre os dois grupo. Para isso, usaram imagens de outros grupos da indústria como VIVIZ, IVE e NMIXX ao lado dos vídeos do NewJeans para sustentar o argumento de que o grupo de Min Hee Jin usou passos de outros artistas em suas coreografias e que existem passos comuns entre vários girl groups, e isso não seria uma prática de plágio.

Em uma porção do vídeo também colocam imagens do grupo mexicano Jeans, resgatando uma discussão online de que Min Hee Jin teria se inspirado fortemente e até copiado esse grupo dos anos 90 para criar a estética do NewJeans.

Dessa forma, BELIFT se mostra fechada para algum tipo de acordo e, como foi mostrado no começo, ainda insiste com processos judiciais para que Min Hee Jin seja responsabilizada por acusações que, na visão da BELIFT, não passam de difamações.

Agora queremos saber o que os HI!Lovers pensam dessa situação toda, então, comente conosco.

Fontes: (1) (2)

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *