Na noite deste sábado (28), ocorreu um acidente aéreo trágico no Aeroporto Internacional de Muan, na província de Jeolla do Sul, na Coreia. Um voo da Jeju Air, vindo de Bangkok, não conseguiu frear de forma correta durante a aterrissagem e ultrapassou a pista durante o pouso, colidindo com a cerca do aeroporto, o que ocasionou uma grande explosão.
De acordo com a Korea Airports Corporation e o Corpo de Bombeiros de Jeonnam, o incidente ocorreu por volta das 21:07, horário de Brasília, e envolveu um B737-800 com 181 pessoas a bordo, sendo 175 passageiros e seis tripulantes.
Segundo as autoridades, até o momento da escrita da matéria, o número de mortes confirmados é de 28 e duas pessoas foram resgatadas com vida, mas a situação dos outros 151 passageiros ainda é incerta. Há uma certa perspectiva de que o número de vítimas possa aumentar à medida que as operações de resgate continuam.
Mais informações devem ser divulgadas nas próximas horas, mas, conforme as notícias iniciais divulgadas pelas autoridades, o voo 2216 da Jeju Air estava tentando pousar sem o trem de pouso. A possível causa do mau funcionamento da engrenagem está sendo a suspeita de que o avião possa ter tido uma colisão com um bando de pássaros.
O “Birdstrike” ocorre geralmente quando, após colisões com os animais, os pássaros entram em um motor, causando falhas mecânicas. A polícia e os bombeiros continuam a avaliar os danos e a investigar o incidente.
ATUALIZAÇÃO ÀS 10:20 DO DIA 29/12/2024:
Número de mortes confirmadas sobe para 179