Entrevista: Adê Moura
Booking: Carol Steinert
Tradução: Júlia Araújo
Design: Darlís Santos
O trabalho que Yunsae produz carrega mensagens e profundidade inesperadas para alguém tão jovem. A artista faz das palavras sua morada e nos convida a entrar por meio de suas músicas, cujas melodias ressoam conosco mesmo após o final de cada uma delas. Saiba mais sobre a artista independente nessa entrevista exclusiva para a HIT!
Time HIT!: Seu primeiro ano de carreira foi cheio de lançamentos. De “Stay with Me” a “Home Alone”, como foi produzir essas músicas em meio às restrições da COVID-19?
Yunsae: Olhando para trás, acho que eu era mais corajosa naquela época porque eu estava apenas começando e não sabia muito. Faixas como “Stay with Me” e “Feeling of You” foram criadas, pode se dizer, por acaso quando fui selecionada para um projeto que fornecia suporte financeiro para músicos independentes. Eu não tinha grandes planos ou um roteiro detalhado para Yunsae – eu só entrei de cabeça.
Quando a situação da pandemia piorou, eu estava trabalhando no meu single duplo “Home Alone”. A faixa-título, “Warm Puppy”, recebeu muito amor, talvez pela sua vibe melancólica, que ressoou com a época.
A maior decepção ligada à COVID-19 não foi tanto sobre a produção do álbum, mas sim as oportunidades perdidas de me apresentar em festivais e de participar de transmissões. Shows e aparições canceladas devido à pandemia global eram simplesmente insubstituíveis, sem compensação. Além disso, não havia ninguém para culpar, era simplesmente uma situação incontrolável. Todos na indústria musical passaram por momentos difíceis, mas para mim, foi especialmente desanimador porque senti que perdi a chance de me estabelecer como uma estrela em ascensão. Essa sensação de desamparo persistiu por um bom tempo.
Time HIT!: Seu single mais recente, “Jingle Bell Love”, é sobre esperar alguém especial chegar na véspera de Natal. Como é essa época do ano para você e como você planeja celebrá-la este ano?
Yunsae: Nunca pensei que poderia criar uma canção de Natal tão emocionante como “Jingle Bell Love“. Na verdade, sou mais introvertida, não gosto de lugares lotados e movimentados. Mas para esta faixa, imaginei o quão doce e emocionante deve ser para um casal que está começando sua jornada de amor, e esse sentimento realmente guiou o processo de composição.
O Natal em si não tem nenhum significado particular para mim, mas se eu tivesse que descrever como vou comemorar, diria que provavelmente envolveria meus dois maiores amores: minha casa e minha cama. Provavelmente passarei a noite deitada, refletindo sobre o ano passado. É a maneira mais aconchegante de encerrar as coisas, vocês não acham?
Time HIT!: Este também é um momento em que as pessoas refletem sobre suas realizações e metas para o ano seguinte. Pelo que você gostaria de ser grata em 2024 e quais são seus planos para 2025?
Yunsae: Este ano (2024) foi incrível desde o começo. Em janeiro, meu single Way to You viralizou no TikTok, conquistando um lugar nas paradas da Billboard Japan. Desde criar e lançar faixas como “people don’t change”, “Can’t Stop the Feeling” e “isle of me”, até me envolver em várias atividades, eu me diverti muito graças ao apoio e amor de tantos colegas de trabalho e fãs. Mais tarde, neste ano, até recebi uma proposta de colaboração de uma gravadora dos EUA, o que foi um marco muito emocionante. Quanto a 2025, pretendo continuar focando no lançamento de singles. Com o processo, espero solidificar a identidade da Yunsae como uma marca e possivelmente criar oportunidades de me apresentar no exterior. Vai ser mais um ano agitado, mas já estou ansiosa para ver o que está por vir!
Time HIT!: Há alguns meses você lançou novas versões remixadas de “Be Your Breeze”, seu single de debut. Como foi retornar a essa música tantos anos depois de seu lançamento?
Yunsae: Parecia que a música estava renascendo. Não é todo dia que você tem a chance de ouvir sua faixa de estreia reimaginada em mais de 50 arranjos diferentes. Organizar um concurso de remixes era um sonho antigo meu. Isso me deu a oportunidade de me apresentar como artista para produtores nacionais e, ao mesmo tempo, reacender o interesse pela minha música de debut.
Claro, tinha o risco de que “reciclar” uma faixa antiga não ganhasse muita atenção. Mas como gosto pessoalmente de ouvir versões remixadas de músicas pop, decidi focar nos aspectos positivos e mergulhar no projeto com entusiasmo. Da próxima vez, espero fazer um concurso de remixes em escala global, convidando produtores de todo o mundo para participar.
Time HIT!: Como foi se apresentar no MU:CON 2024?
Yunsae: Participar como artista no MU:CON 2024 foi realmente uma experiência especial. Considerando que muitos profissionais da indústria musical nacional e internacional comparecem ao evento, senti uma pressão forte para me apresentar bem. Pela primeira vez na vida, eu preparei uma banda completa, que incluía um baixista e um baterista. O electro pop normalmente não é considerado adequado para apresentações ao vivo, então foi desafiador e também empolgante para mim.
Logo após a apresentação, participei da festa de networking, onde todos os representantes elogiaram como sendo a melhor apresentação. Isso me fez sentir incrivelmente orgulhosa.
Time HIT!: No seu canal do YouTube, você mostrou como as faixas do EP, when the stars align, foram criadas. Entre as músicas, a “I need it to be you” veio de uma citação da série The Good Place. Quais outras séries, filmes ou livros já te inspiraram a produzir?
Yunsae: É um pouco vergonhoso que você tenha encontrado esse post! (risos) Acho que todos os cantores e compositores podem se identificar com isso: tudo, até as menores coisas que você encontra na vida diária podem se tornar material para música. Pode ser um filme ou um livro, como você mencionou, ou até mesmo algo que surge na sua mente durante uma conversa com um amigo. Um exemplo é minha música “Can’t Stop the Feeling”, que lancei ano passado. Para essa música, criei intencionalmente uma vibe um pouco peculiar na melodia, na faixa e até no videoclipe, inspirada pela sensação excêntrica do clássico Alice no País das Maravilhas. Espero que você dê uma olhada e veja se isso faz você se sentir tão encantadoramente estranho quanto eu pretendia!
Time HIT!: Suas músicas, às vezes calmas e aconchegantes, mas com letras cheias de sentimento, me lembraram de uma famosa frase de uma escritora brasileira chamada Clarice Lispector. Em seu livro “Perto do Coração Selvagem”, ela diz: “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” Analisando essa frase, em que momentos da sua carreira você acha que ela pode ou não se encaixar?
Yunsae: Ainda não tive a chance de ler esse livro, mas a citação parece refletir um anseio por algo mais profundo, um tipo de autodescoberta e significado transcendente que vai além do conceito de liberdade. Como cantora e compositora, criar música é como explorar constantemente os cantos ocultos da minha mente, tentando entender quem eu realmente sou. Especialmente quando estou escrevendo as letras, tenho que extrair todos os tipos de pensamentos, o que muitas vezes me leva a descobrir emoções que eu nem mesmo percebia que estavam lá.
Ser capaz de fazer as músicas que amo já poderia ser o suficiente, mas sempre me esforço para fazer melhor e ter novas ideias. Meu lema pessoal, “Viva um hoje melhor do que ontem”, reflete essa mentalidade. Assim como a citação que você compartilhou, me sinto verdadeiramente viva apenas quando estou perseguindo essa busca por algo além, algo que ainda não tem nome.
Time HIT!: Falando no Brasil, há algum ritmo brasileiro que você gostaria de explorar em um lançamento futuro?
Yunsae: Ultimamente, comecei a aprender a tocar violão e estou praticando composição musical com um instrumento em vez de apenas no computador. Uma música recente em que tenho trabalhado apresenta um tema principal construído em torno de um riff de violão inspirado em um ritmo de bossa nova modificado. Eu intencionalmente juntei muitas tensões com sons de jazz na progressão de acordes para dar aquela sensação rica e aquecida. Ritmos e melodias suaves de jazz são algo que eu nunca explorei na minha música, então isso tem sido um projeto muito agradável. Mal posso esperar para compartilhar com vocês!
Siga a Yunsae nas redes sociais
Instagram: @yunsaemusic
X: @yunsaemusic
YouTube: 윤새 Yunsae
Facebook: yunsaemusic
SoundCloud: yunsaemusic