Booking, edição, tradução: Guto Togo
Entrevista: Carol Tomé e Guto Togo
Design: Jéssica Fernandes
O boy group tailandês SuperThai lançou seu debut “Run The Show” trazendo muita energia, personalidade e carisma para o público. Com poucos meses de atividade, o grupo está se destacando no cenário da Tailândia pelas performances, visual e versatilidade.
E claro, nós da HIT! realizamos uma entrevista exclusiva com os meninos do SuperThai. Eles contaram sobre as duas músicas lançadas até o momento, curiosidades pessoais, o objetivo de espalhar a cultura da Tailândia pelo mundo e além de mandarem mensagem para os fãs brasileiros.
Time HIT!: A segunda música de vocês marca oficialmente o debut. Como esse lançamento ajuda a consolidar a identidade artística do grupo e o que os fãs podem esperar desse novo capítulo?
PLENGTHAI: Na nossa música de pré debut, os fãs puderam ver nossas habilidades e talentos, nos quais colocamos muito esforço para mostrar. Mas, para esta música de debut, vai foi diferente. Desta vez, realmente quisemos colocar nossas verdadeiras identidades, nós quatro como SuperThai, nesta faixa. Desde a letra até o estilo, tudo é exclusivamente diferente. Realmente representa o que o SuperThai é.
Time HIT!: O single de pré-debut de vocês, “Generate”, apresentou o SuperThai para o mundo. O que há de diferente nesse novo lançamento e o que ele revela sobre a identidade musical do grupo?
PLENGTHAI: Como SuperThai, sempre buscamos incorporar elementos tailandeses em nossas músicas. Em nossa canção de pré debut, “Generate”, misturamos instrumentos musicais tailandeses na faixa. Mas, para esta faixa de debut, “Run The Show”, em vez de incluir sons tailandeses na música, focamos em trazer uma coreografia no estilo tailandês. Garantimos que seria divertido de uma forma verdadeiramente tailandesa e também é uma maneira de compartilharmos a cultura da dança da Tailândia com o mundo.
Time HIT!: Com um conceito que mistura a energia tropical e a força simbólica de um tigre, como esses elementos se refletem na performance e na estética geral do novo single?
PLENGTHAI: Essa música tem uma vibração muito divertida e animada. Comparada a “Generate”, a coreografia não era tão intensa, mas “Run The Show” é definitivamente uma faixa que vai fazer os ouvintes quererem se levantar e dançar. Os movimentos são marcantes, fáceis de lembrar e cheios de energia. É pura diversão e poder transbordando, exatamente como um tigre. Sinceramente, essa música é sem pausa do começo ao fim, mal dá tempo de respirar! (Risos)
Time HIT!: O slogan “From Thailand to the World” (da Tailândia para o mundo) destaca uma clara ambição global. Quais estratégias vocês estão implementando para se conectar com o público internacional, especialmente durante o período de promoção dessa faixa principal?
TADALEE: Eu amo a frase “Quando as palavras falham, a música fala”. Sinto que todos nós podemos nos conectar por meio das vibrações felizes e divertidas, independentemente de nossa língua materna. E com o slogan “Da Tailândia para o mundo”, estamos realmente animados para compartilhar e trocar a bela cultura com o mundo.
Time HIT!: Vocês foram nomeados embaixadores da Autoridade de Turismo da Tailândia. Como pretendem usar sua música e imagem para promover a cultura tailandesa ao redor do mundo?
TADALEE: “Tailândia: A Terra do Sorriso”. Queremos compartilhar os sorrisos e iluminar o dia de todos, não apenas através da música, mas também por meio do nosso estilo de vida. Tudo começa com a felicidade, então acredito que podemos começar por aí.
Time HIT!: Vocês são descritos como “4 pequenos tigres”, com energia juvenil e forte espírito de equipe. Como a amizade e o vínculo entre vocês influenciam a dinâmica do grupo dentro e fora do palco?
TADALEE: Somos literalmente uma família. Não nos vemos como colegas de trabalho, mas como irmãos de verdade. Além do tempo que passamos na sala de ensaio… Saímos juntos, comemos, brincamos, dormimos, etc. Nunca me sinto cansado de ir trabalhar; todo dia é uma nova aventura só por ter meus irmãos ao meu lado. Portanto, dentro e fora do palco, nossa irmandade nunca muda.
Time HIT!: O nome de vocês, “SuperThai”, carrega uma forte identidade e uma mensagem marcante de orgulho nacional. O que esse nome representa para vocês como artistas? E o que vocês querem que as pessoas sintam ou pensem ao ouvirem o nome “SuperThai”?
PEANUT: Quero que todos pensem em felicidade sempre que ouvirem o nome SuperThai. Seja nos encontrando, assistindo aos nossos shows, conversando conosco ou fazendo muitas coisas juntos, espero que todos lembrem da alegria que compartilhamos nesses momentos.
Time HIT!: Treinar para se tornar idols exige muito tempo e esforço. Qual foi a parte mais desafiadora na preparação para o debut oficial de vocês?
PEANUT: Tivemos uma agenda muito intensa nos prepararmos para estreia oficial, porque havia um tempo bem curto entre o lançamento do pré debut e a música de debut. Tivemos que cumprir a agenda de promoção do pré debut enquanto praticávamos e preparávamos tudo para a música de debut. Mas, felizmente, todos os outros membros do SuperThai me deram um apoio muito firme. Sempre que me sentia exausto ou queria desistir, eles estavam ao meu lado. Assim, nós nos animávamos mutuamente, como verdadeiros irmãos de família.
Time HIT!: Agora, para conhecer um pouco melhor cada um de vocês: o que gostam de fazer como hobby? Vocês têm algum “super” talento que poucas pessoas sabem?
TADALEE: Antes de seguir o caminho para tornar um idol, eu era jogador de basquete no meu colégio, competindo em ligas regionais. Além disso, eu amo viajar, assistir filmes e jogar videogames. Porém, acho que o meu verdadeiro “Super Talento” é ser esforçado. Eu comecei a aprender dança só há 3, 4 anos e canto há cerca de 2 anos, mas, nos bastidores, passei 7 até 8 horas por dia, todos os dias, nos últimos anos, praticando e me aprimorando. Não importava o quão difícil ou cansativo fosse, eu nunca desisti. Então, sim, esse talvez seja meu “Super Talento” escondido.
NINJA: No meu tempo livre, adoro fazer muitas atividades diferentes como malhar, ouvir música e tocar instrumentos. Se eu tivesse que escolher minha “super” habilidade, eu diria que é tocar violão de ouvido, ou seja, ouvir uma música e conseguir tocá-la imediatamente sem precisar procurar os acordes. Basicamente… ouvido absoluto! (Bom, pelo menos em algumas partes (risos)).
PEANUT: Meu hobby é jogar videogame, e meu talento é jogar basquete. E a minha habilidade mais recente? Ser MC, é o meu novo talento!
PLENGTHAI: Tenho muitos hobbies que adoro; jogar videogame, ouvir música, colecionar bonecos. Mas uma coisa que não consigo deixar de fazer é assistir futebol. Pode-se dizer que sou totalmente um nerd do futebol. Sou um grande fã do Liverpool, acompanho o time há 13 anos e raramente perco um jogo. Uma coisa que talvez muitos não saibam sobre mim é que eu tenho bastante conhecimento sobre futebol. Esse é o meu talento escondido!
Time HIT!: Vocês já ouviram música brasileira ou viram algum estilo de dança do Brasil? Há algo na cultura brasileira que os inspira?
NINJA: Claro que sim! Já ouvi a música da Copa do Mundo de 2014 e também “Balada” (do Gusttavo Lima). E uma coisa que eu mais adoro é o estilo samba no futebol.
Time HIT!: Os fãs brasileiros são conhecidos por sua paixão e criatividade. Qual mensagem vocês gostariam de enviar a eles, à medida que conhecem cada vez mais o SuperThai?
NINJA: Olá! Meu nome é Ninja, prazer em conhecê-los. Primeiramente, muito obrigado por apoiar o SuperThai e torcer por nós. Queremos muito que as pessoas nos conheçam como um boy group tailandês, para que compartilhemos nossa versão única da identidade tailandesa com o mundo. Se algum dia tivermos a oportunidade, adoraríamos conhecer vocês pessoalmente. Até breve!
Também gravamos um conteúdo exclusivo que está disponível no instagram da HIT! e do SuperThai.
Siga SuperThai nas redes sociais:
Instagram: @SuperThai_official
X: @SuperThai_
TikTok: @superthai.official
Spotify: SuperThai

