Matérias

UM SONHO CONCRETIZADO PELA HYBE E GEFFEN: UM GIRL GROUP MULTICULTURAL

Texto por: Vitória A. Ferreira.

No dia 28 de agosto de 2023, a HIT! esteve presente na cobertura do evento de apresentação de um novo reality de sobrevivência de música que será feito em uma parceria entre as produtoras HYBE e Geffen Records. 

Um sonho concretizado pela HYBE e Geffen Records.

Com uma contagem regressiva e uma música emocionante, a atmosfera já estava preparada para a apresentação do programa “The Debut: Dream Academy” para imprensa, que começou pontualmente às 21h (BRT). A comunicação do evento foi feita majoritariamente em inglês e com tradução simultânea quando os participantes falavam em coreano. 

Bang Si-hyuk e John Janick

Para começar, os dois CEOs das produtoras Geffen Records e HYBE, John Janick e Bang Si-hyuk respectivamente, subiram ao palanque para fazer um discurso demonstrando sua satisfação pela concretização do reality, uma ideia que surgiu da conexão entre os dois empresários assim que se conheceram. Uma proposta ambiciosa e muito interessante de conectar culturas, explorar o potencial das artistas através do desenvolvimento de suas habilidades, levando-as a outro nível a partir de uma “K-pop Methodology” (metodologia do K-pop).

A ideia com o programa é unir os sonhos de garotas ao redor do mundo em se tornarem o próximo girl group reconhecido mundialmente. Após receberem mais de 120 mil inscrições, 20 garotas foram selecionadas como finalistas. Todas elas conectadas através da música, sobretudo pela influência do K-pop, serão transformadas em artistas completas, mostrando através da valorização de sua trajetória e bagagem pessoal suas próprias cores e características, formando um grupo diverso e diferente de tudo que já foi visto.

O reality começará no dia 1º de setembro e continuará nas próximas doze semanas sendo atualizado periodicamente no canal da HYBE no Youtube. O programa será gravado e irá ao ar pela Netflix em 2024 sob a direção de Nadia Hallgren.

Evento da Imprensa

Logo em seguida, os produtores do programa apareceram no palco sentados para responder algumas perguntas enviadas previamente pela mídia, inclusive pela HIT! Grandes nomes da produção do K-pop fazem parte da idealização do programa, um deles é Son Sung-deuk, coreógrafo do BTS. Durante as perguntas feitas pelo apresentador, os cinco idealizadores foram revezando entre si para responder às perguntas.

Da esquerda para direita: Tom March (Presidente da Geffen), Jay Inh (Diretora Executiva Criativa), Humberto Leon (Diretor Criativo), Mitra Darab (Presidente da HxG), Son Sung-deuk (Criador Executivo da HxG e coreografo), Tetris Kelly (apresentador)

O fio condutor das perguntas foi sobre detalhes, expectativas e perspectivas sobre o novo reality. Segundo os produtores, “The Debut: Dream Academy” será a junção dos sonhos de garotas que se tornaram um só, o qual elas irão trabalhar juntas para alcançá-lo. Por exemplo, a construção da imagem e as habilidades das candidatas será focado na própria bagagem cultural e características individuais delas, além disso, o programa conta com um aparato completo que não dará atenção apenas para questões técnicas como música e treinamento básico que elas irão passar, mas haverá equipes focadas na saúde física e principalmente mental das garotas. Apesar de ser um reality de sobrevivência musical, os produtores afirmam que de forma geral há um sentimento de irmandade entre as finalistas, de ajuda e apoio mútuos. 

Mas afinal, o que quer dizer um grupo global?

Além de considerar os aspectos de cultura e tradição das meninas, segundo os produtores, o próprio esforço para a realização desse programa já o tornou global. As seletivas foram feitas em 30 cidades diferentes ao redor do mundo. No treinamento e em toda a produção, desde o figurino, até a composição das músicas todos esses aspectos de multiculturalismo estarão presentes e serão levados em conta. Além disso, a própria interação das meninas, vindas de contextos e países tão diferentes já serão aspectos que reforçam ainda mais a questão de ser um grupo global.

Outro ponto interessante sobre essa questão respondida pelos idealizadores, foi a pergunta sobre qual seria o idioma escolhido para as letras das músicas e a comunicação das garotas. Segundo os produtores será o inglês, pois o objetivo de “Dream Academy” é ter um alcance global através da música.

Com a promessa de ser um programa inspirador para todas as meninas ao redor do mundo que almejam participar um dia de um girl group, “Dream Academy” pode ser a porta de entrada. Tendo isso em mente, a HIT! perguntou sobre quais seriam as características essenciais para essas meninas que possuem esse sonho. Son Sung-deuk respondeu que não apenas o visual, a voz, entre outras habilidades básicas, mas principalmente a autenticidade e sinceridade sobre o quanto se ama a música e está disposta a se doar para ela, isso seria o essencial para prosperar nessa área.

Art Film

Após as respostas dadas às perguntas da imprensa, foi exibido um Art Film sobre “The Debut: Dream Academy”. O trailer começa com a repetição da palavra “sonho” em idiomas diversos, inclusive o português, a medida que a velocidade aumenta dessa palavra há um corte para uma menina vestida com roupas escolares chegando em uma casa e murmúrios tailandeses ao fundo. Ao chegar em um quarto, essa garota cai na cama e fecha os olhos, começando a sonhar.

Em seguida somos transportados para uma rua, onde as 20 finalistas estão andando de bicicleta, interagindo, dançando e brincando entre si, até chegarem a escola, provavelmente a “Dream Academy”, onde tinham bandeiras de vários países tremulando no topo, as quais descobriremos depois serem as bandeiras do país de origem das finalistas. Ficamos muito felizes em ver que havia uma bandeira do Brasil lá!

Ao entrarem nesse lugar, as 20 garotas começam a brincar de esconde-esconde e saem dançando e correndo pelo prédio gigante com estética futurista, quando sobra apenas uma das garotas, a que ficou contando até todas as outras se esconderem, ela para e sai em busca das colegas. Então, encontra algumas delas em uma sala, na qual estão dançando como um girl group. 

Posteriormente, uma série de cenas interessantes com diversos estilos de dança distintos aparece, assim, como ritmos diferentes. Balé, funk, dança contemporânea, samba, são alguns dos ritmos e estilos de dança durante esse trecho.

De repente um violão quebra os ritmos latinos intensos e inicia um folk americano suave cantado em inglês seguido do português por uma das meninas, a única brasileira do programa, Samara (17 anos), que inclusive havia dançando anteriormente ao som de uma batida eletrônica misturada com funk.

Samara

Esse pequeno vídeo remete a pluralidade das garotas, que estão unidas pelo amor à música e à arte. Confira abaixo o vídeo completo:

[HYBE x Geffen] The Debut: Dream Academy – Art Film

Ao término do trailer voltamos ao palco inicial e temos a presença das 20 candidatas que se apresentam falando seu nome, idade e país, primeiro em inglês e depois em seu idioma natal. A faixa etária das meninas varia entre 14 a 21 anos e elas são de países distintos como: Suécia, Estados Unidos, Bielorrússia, Coreia do Sul, Japão, Brasil, Argentina, Filipinas, Tailândia, Índia, Suíça, Eslováquia e Havaí. Temos grande diversidade étnica e racial também, há meninas negras, amarelas, brancas e muitas filhas de pais de nacionalidades diferentes, como chinesa-americana, coreana-japonesa.

“The Debut: Dream Academy” tem uma proposta ousada e ambiciosa e que promete ser um programa muito interessante, quebrando barreiras sobre conexão de culturas através da música, dança e performance. 

A equipe HIT! está ansiosa para ver quem serão as integrantes desse novo grupo multicultural e torcendo para o Brasil estar entre elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *