Donald Trump aumentou para 25% as tarifas sobre importações de produtos da Coreia do Sul nos Estados Unidos (EUA). Foram incluídos nessas taxas elevadas os automóveis, madeira, farmacêuticos e demais produtos que tenham tarifa recíproca.
A justificativa para a mudança, segundo o presidente dos EUA, é o não cumprimento do acordo de investimento firmado entre os dois países em 2025. Eles combinaram de firmar as tarifas em 15% desde que a Coreia aplicasse 350 bilhões de dólares em setores estratégicos norte-americanos.
“Como o Legislativo coreano não aprovou nosso histórico acordo comercial — o que é prerrogativa deles —, estou, por meio deste, aumentando as tarifas sul-coreanas sobre automóveis, madeira, produtos farmacêuticos e todas as demais tarifas recíprocas de 15% para 25%”, disse Trump na segunda (26).
O investimento ainda não foi feito devido à instabilidade da moeda won, justificou o ministro das Finanças, Koo Yun-cheol. Para controlar a grande saída de capital prevista no acordo, a Coreia deveria pagar 200 bilhões dos 350 bilhões em dinheiro em parcelas escalonadas limitadas a 20 bilhões de dólares por ano.
O anúncio do aumento foi feito na rede social de Trump, Truth Social. Autoridades coreanas disseram que não foram avisadas previamente e que souberam da decisão depois do post. Seul reafirmou o compromisso em seguir o trato com os EUA e organizam desde terça (27) viagens para negociação.

