Matérias

O primeiro semestre de 2023 no K-Pop

Distrito Federal e Paraná, 09 de agosto de 2023 

Texto por: Angélica Lhyra (@angielycal) e Mariana Luzan (@mianaluzan)

Todo ano os artistas de K-pop nos entregam músicas, videoclipes e álbuns com histórias e letras incríveis, que levantam nosso astral, nos fazem refletir sobre âmbitos da nossa vida ou até nos colocam pra chorar no cantinho ao som de alguma ballad melancólica. A qualidade musical e de conteúdo do K-pop é ímpar, e por isso hoje separamos os vinte melhores lançamentos dos grupos nesse primeiro semestre de 2023, de janeiro a junho, para relembrar ou conhecer alguma música que passou batido no meio de tanto conteúdo incrível!

Então, sem mais delongas, bora pra lista!

OMG – NewJeans 

Lançada logo no início de janeiro e recentemente performada no Lollapalooza, com sua implacável discografia, “OMG” é o presente de ano novo que NewJeans deu ao público. A canção é uma mistura de Hip-hop com R&B e faz uso não só do Trap, mas também do UGK (música eletrônica dos anos 90 no Reino Unido). As membros contam ao público uma história de um amor leve e jovem que, além de ser recíproco, traz apoio e conforto. Esse amor é o que elas transmitem na música, quase sem acreditar que aquilo é possível, mas saltando de felicidade por entre a canção porque é real. “OMG” definitivamente conquistou o carinho do público com sua leveza apaixonada e divertida. 

NewJeans (뉴진스) ‘OMG’ Official MV (Performance ver.1)

Stamp On It – GOT the beat 

A faixa-título do primeiro EP do grupo após lançar o single “Step Back” mostra como o K-pop é capaz de lidar com seus excessos instrumentais. A música passa por diversos blocos independentes, com melodias, tons e construções instrumentais diferentes. A versatilidade do GOT the beat ao lidar com essas misturas sonoras também é reflexo da formação do grupo, composto por artistas competentes e experientes, que sustentam com maestria músicas com sonoridades diversas. A relevância das artistas da SM Entertainment é indiscutível, assim como a relevância desse lançamento.

GOT the beat 갓 더 비트 ‘Stamp On It’ MV 

Moonlight Sunrise – TWICE 

Apresentado no renomado Billboard Women In Music Awards 2023, o single em inglês “Moonlight Sunrise” é uma fusão entre o Pop, o R&B e o Miami Bass, (um subgênero do Hip-hop que traz consigo essa batida dançante e um contrabaixo marcante que faz a gente bater o pé por entre toda a canção) e descreve perfeitamente o desejo de querer estar juntinho o tempo todo com quem se ama. “Moonlight Sunrise” introduz o brilhante álbum “READY TO BE”, que carrega em sua discografia, entre outras incríveis canções, a title “SET ME FREE”, mais um lançamento genial do TWICE que merece ser mencionado aqui por sua espetacular execução por parte das integrantes durante suas promoções bem sucedidas. 

TWICE Pre-release english track “MOONLIGHT SUNRISE” M/V

Sugar Rush Ride (TXT) 

O TXT já se consolidou como um dos grupos mais importantes das novas gerações. Com “Sugar Rush Ride”, lead single do álbum “The Name Chapter: Temptation”, o grupo entrega um início bem fresh, com linhas de guitarra bem abertas e funky, uma batida animada e dançante, que se constrói num pré-refrão crescente e culmina num refrão que faz o uso do anti drop, tendo como base instrumental apenas o grave e o “assovio” que acompanha todos os refrãos. Esse tipo de estrutura já é comum no K-pop e funciona muito bem na música do TXT, tornando esse lançamento mais um sucesso na carreira do grupo da HYBE.

TXT (투모로우바이투게더) ‘Sugar Rush Ride’ Official MV 

Ay-Yo – NCT 127

Desde seu debut, em 2016, NCT 127 não tem medo nenhum de colocar o pé na porta e carregar consigo tendências desafiadoras, tanto visuais, quanto sonoras; e a cada ano, abraça isso como sua marca, com total competência. O 4º álbum, versão repackage, “Ay-Yo” do NCT 127, segue o trabalho impecável do grupo em setembro de 2022 com “2 Baddies” e nomeia a title produzida pelo relevante duo brasileiro “Tropkillaz”, com elementos explosivos do Hip-hop, vocais poderosos e raps marcantes e fluidos, o que demonstra perfeitamente sua ilustre originalidade visual e sonora. O grupo desafia os ouvintes a confiarem em si a todo custo, como combustível para fazerem o que quiserem, trilharem seus caminhos de seu próprio jeito e confiar em seus instintos, sem se preocupar com variantes opostas e alheias a quem você é, afinal “the show must go on”, [o show deve continuar] canta Taeil, uma das vozes mais potentes e interessantes da indústria. 

NCT 127 엔시티 127 ‘Ay-Yo’ MV 

Teddy Bear STAYC 

Definitivamente uma das músicas mais divertidas do ano. Particularmente, é a música do STAYC que mais gostei desde que elas estrearam. É uma canção simples, com um refrão cativante e sequências de acordes previsíveis (o que nem de longe é algo ruim quando se fala de música), um instrumental animado e divertido, que agrada facilmente os ouvidos e faz a galera querer ouvir de novo, de novo e de novo. Entre os lançamentos de 2023 até agora, “Teddy Bear” é com certeza o maior inimigo da tristeza e sem dúvida uma continuação ótima na carreira consolidada do STAYC.

STAYC(스테이씨) ‘Teddy Bear’ MV 

WE ARE YOUNG – TRI.BE 

Recentemente entrevistado pela HIT! durante sua passagem pelo Brasil, TRI.BE entregou a exata pitada de Pop-rock necessária para esse semestre, o que trouxe um verão animado com todas as cores do arco-íris e o espírito de uma juventude, de certa forma ingênua, mas com muita vontade de viver todos os momentos com intensidade e otimismo. “WE ARE YOUNG” pega o ouvinte pelas mãos e leva ele por entre um mv extremamente divertido e dinâmico, lembrando um pouco a estética visual seguida por grupos femininos em 2017, mas desenvolvido de uma forma completamente refrescante com referências claras do início dos anos 2000 em sua direção artística e sonora. “WE ARE YOUNG” leva um refrão que soa como se fosse um canto especial e nostálgico de uma torcida jovem e animada, em contraste com o break do rap bem marcado e ritmado, perfeitamente bem colocado, sem tirar a essência do tema da música. Assim, as membros expõem a vontade de viver o hoje como quiserem, de forma simples, leve e cheia de juventude, sem preocupações excessivas e com muita diversão e memórias bonitas pelo caminho. 

TRI.BE – WE ARE YOUNG

ROAR –  THE BOYZ

É claro que a nossa primeira capa digital da HIT! não ficaria de fora! Donos de sucessos como “The Stealer”, “Whisper” e “Maverick”, o grupo THE BOYZ lançou nesse ano a memorável “ROAR”, que segue numa linha mais dark concept, principalmente na construção instrumental e de videoclipe. A música tem um conceito sensual, especialmente nos elementos instrumentais, e usa uma batida mais puxada para o Dance-pop, o que permite que os artistas mostrem seus talentos para além do canto, e também na dança. A letra traz várias referências a instinto, contextualizando o conceito e o título da canção. Além das menções à selvageria causada pelas sensações evidenciadas na letra, a música aborda a história de um amor proibido, em que o eu lírico diz que não há razões para se arrepender nem mesmo que haja consequências.

THE BOYZ(더보이즈) ‘ROAR’ MV 

I AM – IVE

Depois de um 2022 avassalador, com “Love Dive” e “After Like”, o IVE mostrou a que veio mais uma vez com “I AM”, faixa-título do full album de mesmo nome, o primeiro da carreira do grupo. “I AM” carrega a personalidade do IVE, passeando entre melodias graves e agudas e mostrando toda a capacidade vocal das artistas. Instrumentalmente, a música é forte. O compasso dela é rápido, a batida é bem marcada e o baixo também. Os sintetizadores também são grandes protagonistas da canção e o conjunto da obra agrada muito o ouvinte. (Lembrando que a review completa de “I AM” foi lançada na nossa segunda edição da HIT! impressa!

IVE 아이브 ‘I AM’ MV 

Perfume    NCT DOJAEJUNG 

Como em um comercial de perfume romântico e com a estética onírica, DOJAEJUNG harmoniza seus vocais em um espetacular debut, unindo a voz aveludada e mais grave de Jaehyun de forma contrastante com a voz aerada e aguda de Doyoung que por sua vez se encaixa com a doce e afinada voz de Jungwoo, introduzindo o mini-álbum de mesmo nome da faixa-título, se consolidando como uma das melhores produções lançadas esse ano, com 6 faixas que conversam entre si, produzidas de forma genial. “Perfume” envolve de maneira sensual o ouvinte da música com a ajuda de um contrabaixo marcando o groovy do tema principal, por entre a música, em conjunto com a guitarra, a batida elétrica e o uso de sintetizadores, o que contribui para a sensualidade da junção do R&B e Electro-pop entregue na canção, explicitando de forma clara e madura o desejo de deixar sua marca, seu cheiro, na pessoa amada, para que assim se torne inesquecível seus momentos e sentimentos compartilhados. A unit também brincou de cantar ao entregar a versão ao vivo com banda, onde é possível ouvir com mais clareza o instrumental gostoso da música e os vocais afinados e bem colocados dos membros, sustentando diferentes regiões da voz, com competência e sem maiores esforços. 

NCT DOJAEJUNG 엔시티 도재정 ‘Perfume’ MV 

Super (세븐틴) ‘손오공’  – SEVENTEEN 

Carro-chefe do mini-álbum “FML”, “Super” é um dos mais bem sucedidos e melhores lançamentos não só deste ano, como absolutamente da carreira do SEVENTEEN; um dos maiores representantes mundiais do K-pop; entregando profissionalismo, excelência e identidade única em tudo o que tocam. A versão especial com banda ao vivo torna claro ao público o peso enorme do nome e da influência que o grupo carrega dentro da indústria, não deixando desejar em nenhum sentido artístico e profissional que se espere de atletas de alta performance como os membros do grupo, não só nessa apresentação, como em outras, durantes as promoções da música (que é um Jersey club alternativo e eletrizante). É interessante também como a bateria usada na versão com banda se assemelha ao ritmo de forró pisadinha, bem conhecido entre os brasileiros,  e ao Kuduro, ritmo eletrônico angolano. Segundo Joshua, um dos vocais do grupo, “Super” é uma canção inspirada pelo personagem principal da série de mangá ‘Dragon Ball’, Son Goku: “assim como o personagem, que passa por dificuldades para evoluir, nós continuamos nos esforçando para crescer como musicistas”, explica o cantor. Também vale a pena citar aqui outro lançamento extremamente bem-sucedido do SEVENTEEN desse primeiro semestre: “Fighting” veio por meio da parceria entre a sub-unit BSS (composta pelos membros, DK, Hoshi e Seungkwan) e a rapper Lee YoungJi, nome extremamente relevante dentro do cenário do Hip-hop coreano, e é cheia de energia e mensagens perfeitamente relevantes e positivas. 

SEVENTEEN (세븐틴) ‘손오공’ Official MV 

“Freakin’ Bad” – Xdinary Heroes 

Após três álbuns interessantíssimos e consolidados, dá pra bater o martelo de que o Xdinary Heroes desempenha um papel importante na linha de frente na divulgação das bandas coreanas. A única banda da JYP Entertainment a debutar depois do DAY6 adota um ritmo bem singular que se tornou característica única dos artistas, apostando em instrumentais fortes e vocais mais fortes ainda. “Freakin’ Bad”, assim como a maioria das músicas do álbum “Deadlock”, entrega guitarras pesadas, baterias marcadas e não deixa dúvidas: eles definitivamente são rockstars.

Xdinary Heroes “Freakin’ Bad” M/V

Queencard – (G) I-dle  

Um dos lançamentos mais bem produzidos do grupo, “Queencard” chega como uma música forte e empoderada, que evidencia a liberdade e autoestima como carro-chefe. Os visuais do videoclipe são de tirar o fôlego e instrumentalmente a música é bem intensa, sem nenhum momento de poucos elementos sonoros. As linhas de baixo e guitarra são muito fortes e marcadas e a música foi muito bem sucedida, alcançando quase 200 milhões de visualizações no MV oficial em menos de três meses de lançamento.

(여자)아이들((G)I-DLE) – ‘퀸카 (Queencard)’ Official Music Video

UNFORGIVEN – LE SSERAFIM 

Após entregarem um dos mais bem sucedidos debuts dos últimos anos no K-pop, com “FEARLESS” e se consagrarem na indústria com o sucesso de “ANTIFRAGILE”, LE SSERAFIM mostrou aqui seu empoderamento vilânico com “UNFORGIVEN”, seguindo a temática do nome do grupo, que diz respeito a um anjo ardente e abrasador, demonstrando bastantes elementos visuais angelicais no videoclipe, como se fossem também uma espécie de fênix, renascendo em meio ao caos e fogo, sem remorso ou culpa alguma de serem quem são e fazerem o que gostam. Na faixa cheia de Hip-hop, Pop-rock, uma pitada de um Funky marcante pelas mãos do lendário guitarrista e produtor Nile Rodgers, e um sample muito bem usado da icônica música tema de um dos maiores filmes de faroeste “Três Homens em Conflito”, (usado também como tema visual no mv) as membros aceitam sua vilã interior, e passam por cima seu passado de erros e fraquezas, convocando a todos a renascerem e evoluírem da forma que são, sem pedir perdão a ninguém por estar indo para um caminho novo e melhor. 

LE SSERAFIM (르세라핌) ‘UNFORGIVEN (feat. Nile Rodgers)’ OFFICIAL M/V 

Spicy – aespa

Com um conceito de videoclipe totalmente referenciando os filmes teens dos anos 2000, aespa chega com “Spicy”, faixa-título do terceiro EP do grupo. A música instrumentalmente contém os elementos sonoros mais futuristas comuns das canções do aespa, carregada de sintetizadores e batidas eletrônicas. O grupo da SM Entertainment já se consolidou como um dos girlgroups mais relevantes da geração, tanto pela individualidade do trabalho entregue pelas artistas, quanto pela inovação no conceito do grupo. Entre os lançamentos de 2023, “Spicy” definitivamente merece um local de destaque.

aespa 에스파 ‘Spicy’ MV

Bite Me – ENHYPEN 

O refrão com um anti-drop marcante é uma das tendências musicais desses últimos anos dentro do K-pop e não foi diferente com o comeback carregado em um conceito dark, místico e vampiresco do ENHYPEN. Em “Bite Me”, lead single do EP “Dark Blood”, o grupo entrega, por meio de um Pop-latino, porém mais minimalista e escuro, a temática de vampiro, implorando para selar seu relacionamento e confiança com seu amor de forma íntima e definitiva, se tornando um só. A sonoridade sensual e apelativa dos versos e do refrão entra em completo contraste com a mudança abrupta que o pré-refrão traz, quase como se o eu lírico estivesse de joelhos diante da pessoa que ama, deixando mais claro, de forma direta, todo seu sentimento e desejo. É extremamente interessante a maestria com a qual foi conduzido esse lançamento, que funcionou como uma ligação com o universo alternativo do grupo criado na webtoon “DARK MOON: THE BLOOD ALTAR”, uma das histórias fictícias e envolventes que o grupo HYBE apostou em desenvolver para seus grupos, o que é completamente genial. 

ENHYPEN (엔하이픈) ‘Bite Me’ Official MV

ICKY– KARD

Não teria como deixar os artistas da capa da nossa segunda edição impressa da HIT! de fora! O quarteto formado por Jiwoo, J.Seph, B.M e Somin lançou neste ano o sexto mini álbum, “ICKY”, com a faixa-título de mesmo nome. Os queridinhos do Brasil (e da HIT!) se basearam mais uma vez nas batidas envolventes características da música latina para a produção instrumental da música, principalmente no refrão, que lembra até mesmo o funk brasileiro. A construção das partes instrumentais evidencia linhas bem marcadas de baixo e harmonias cantadas, que dão a sustentação melódica para a música. A canção é bem característica do gênero K-pop e não pode passar batido entre os lançamentos de 2023 que sem sombra de dúvida valem a pena dar o play.

KARD – ICKY _ M/V

특(S-Class) – Stray Kids

Explodindo em plena confiança de quem sabe exatamente o que tá fazendo, “S-Class” expõe o trabalho excepcional que o trio de produtores (e também rappers principais do grupo) “3RACHA” anda desenvolvendo e evoluindo junto do grupo ao longo dos anos, desde seu debut em 2018. No vídeo da gravação da faixa, lançado do canal do YouTube do grupo, é possível ver o profissionalismo, detalhismo e perfeccionismo na medida de cada um dos membros, que foram muito bem dirigidos e conduzidos pelo trio de produtores e amigos. Além de um vídeo cheio de efeito especial, que faz o público se sentir em uma sala de cinema, vendo um filme de super-herói, a faixa-título do terceiro álbum de estúdio do grupo, “5-STAR”, (que traz consigo um dos melhores lançamentos do boygroup, “TOPLINE”, faixa com Tiger JK, um dos maiores e mais bem respeitados rappers coreanos) expõe a marca do Pop eletrônico e pesado que o Stray Kids gosta de trabalhar com uma pincelada excepcional de um Hip-hop retrô nos versos explosivos, muito bem desenvolvidos e executados de Changbin e Han, entrando em um lindo contraste com os vocais doces entre os versos da música, com uma melodia suave e crescente. É interessante, de maneira especial, o contraste entre Seungmin e Félix que cantam a mesma melodia em momentos diferentes, com timbres completamente opostos, mas conduzindo um tipo de conforto e euforia ao ouvinte. 

Stray Kids “특(S-Class)” M/V 

‘BOUNCY (K-HOT CHILLI PEPPERS)’ – ATEEZ

Cheios de referências cinematográficas lendárias em todo o videoclipe, como o famoso filme “Clube da Luta” e até “Akira”, icônico filme japonês animado carregado em temática Cyberpunk (estética adotada pelo próprio grupo, em diversos momentos de sua carreira) ATEEZ expõe ao público mais uma vez o porquê é, afinal, um dos grupos mais bem sucedidos da Quarta Geração do K-pop. A produção espetacular de “BOUNCY”, que carrega um som eletrônico pesado, provocante e frenético com uma coreografia de energia contagiante (bem típico do trabalho do ATEEZ), lançada com o EP “The World Ep.2: Outlaw”, impulsiona toda a marcante identidade visual e sonora que o grupo construiu junto a si desde que debutaram, o que é essencial dentro da indústria. A música segue a temática da luta contra a opressão de forma bem direta e confrontante, o desejo de ir além e se libertar de tudo isso e a ambição de conquistar muito mais. A HIT! teve o prazer de entrevistar Alex Karlsson, o compositor de Bouncy, e ele contou em mais detalhes a construção e o processo criativo da faixa com outros produtores, incluindo Hongjoong, líder do grupo, que participa ativamente no desenvolvimento do som implacável de ATEEZ.

ATEEZ(에이티즈) – ‘BOUNCY (K-HOT CHILLI PEPPERS)’ Official MV

Designer – VAV 

Sob forte influência ibero-americana, “Designer”, faixa-título do EP “Subconscious” não esconde que foi feita especialmente para o pessoal da América Latina. O Grupo, que participa da produção e composição das músicas, usou linhas de piano fortemente baseadas na salsa, enquanto a batida nos primeiros versos lembra propositalmente uma batida do funk brasileiro. O andamento da música, baseado todo em ritmos latinos e acompanhado pelas notas do piano durante toda a canção, torna “Designer” indiscutivelmente sensual, o que é corroborado pelas vozes graves que harmonizam com a melodia do refrão. O VAV soube usar muito bem os elementos latinos na composição dessa música, e esse é definitivamente um dos melhores lançamentos do grupo.

VAV(브이에이브이) – ‘Designer’ Music Video

Entre outras faixas icônicas que marcaram o primeiro semestre de 2023, nós achamos essencial citar e prestigiar: 

Madness – ASTRO (Moonbin&Sanha)

CUPID – FIFTY FIFTY

SHOOTING STAR – XG (e seu lançamento seguinte genial, LEFT RIGHT)

JUMP – P1HARMONY 

Beautiful Liar – MONSTA X

Rising –  tripleS

Dangerous – TEMPEST

ERASE ME – ONEUS

#menow – fromis_9 

Puzzle – SF9

One and only – BOYNEXTDOOR

Sentiu falta do seu grupo favorito? Conta pra gente, quem sabe ele sai na próxima análise? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *