A lista leva álbuns lançados desde 1930 até os dias atuais com nomes como Elvis Presley e The Beatles
O site da billboard classificou as “100 melhores capas de álbuns de todos os tempos” e elegeu “Indigo”, primeiro álbum solo do RM (BTS), lançado em dezembro do ano passado, na 86ª posição.
Segundo a Billboard:
“A arte da capa do primeiro álbum de estúdio de RM certamente faz jus ao seu título. Uma pintura de linhas azuis verticais do falecido artista coreano Yun Hyong-keun está pendurada em uma parede amarelada em uma sala quase vazia. O membro do BTS, vestido todo em jeans, senta-se no chão, encostado na parede e olhando contemplativamente em uma direção oposta a um banquinho empilhado com seu jeans velho, que é banhado por um raio de sol que quase não o atinge. Enigmático e elegíaco, é um visual adequado para acompanhar um álbum sobre a despedida de um período da vida.”
Durante as promoções do álbum, em uma entrevista à Vogue, RM comentou sobre as cores utilizadas e a influência da arte e em especial do artista Yun:
“Indigo é uma das minhas cores favoritas e é também a cor que Yun usou em seus trabalhos anteriores. Yun passou por muitas dificuldades quando estava vivo, experiências de quase morte durante a Guerra da Coreia. […] suas obras de arte e mensagens pareciam genuínas e tinham uma ressonância bastante profunda para mim.”
Vale lembrar também que “Indigo” na época do seu lançamento estreou na terceira posição da Billboard 200, e com a faixa “Wild Flower” RM conquistou sua primeira entrada como solista na Billboard Hot 100.
As 100 melhores capas
Para a Billboard, a construção e validação de um album vai além da música:
“A música não é apenas sobre a música. Sim, os sons são certamente o elemento mais essencial, mas muitas outras coisas fazem de um álbum um clássico. […] a arte da capa tem sido uma peça-chave do quebra-cabeça, adicionando interesse visual (e ocasionalmente um componente fisicamente interativo) a uma obra de arte […]”.
A lista da Billboard classificou capas de álbuns que vão desde 1930 até os dias atuais com grandes nomes como Elvis Presley e The Beatles, passando pelo nascimento do rock, o início e o estouro do hip-hop, até todas as suas variantes e o aclamado e hoje mais ouvido pop. Confira a lista completa aqui.
A inclusão do álbum “Indigo” também deixa claro a importância e o lugar do K-pop e da insdústria sul-coreana dentro do meio musical e artístico internacional. Mostrando mais uma vez que o K-pop está alcançando o mundo.
RM e Indigo não cansam de serem famosos!
Fala aí HIT!Lovers, quais outras capas de álbuns de K-pop vocês colocariam nessa lista?