Texto: Vitória
24 de Maio de 2023.
Papel de rainha é um drama histórico com um foco intimista, capaz de mostrar as nuances da maternidade em uma trama sobre disputas ao trono. O nome em inglês “Under the Queen’s Umbrella” (Sob o guarda-chuva da Rainha) já indica como a protagonista fará de tudo para estar à frente e proteger a todos, principalmente seus filhos.
Im Hwa-ryeong (Kim Hye-soo), é uma rainha durona, que tenta a todo custo manter o controle da corte, das consortes e de seus seis filhos. Tudo isso em meio a uma crise política do atual governante e uma doença que se alastra pelas vilas, abalando o poder do regente.
Contudo, apesar do pano de fundo político, o drama foca nos relacionamentos da corte. Principalmente de mães e filhos, destacando os diversos tipos de maternidades, mostrando suas nuances, dramas, tensões e momentos difíceis. Evidenciando que, apesar de manterem suas posturas como nobres ou rainhas, são, sobretudo, mães que farão tudo pelos seus filhos.
A protagonista, Im Hwa-ryeong, rainha e mãe, se destaca não apenas pelas suas estratégias políticas para manter seus filhos no trono, mas por protegê-los das artimanhas da rainha-mãe, Dowager, interpretada por Kim Hae Sook. Além disso, Im Hwa-ryeong mostra-se uma mãe preocupada não apenas com seus próprios filhos, mas com os das outras consortes, colocando todos sob suas asas.
O drama, mesmo que seja de forma anacrônica, traz temas atuais com grande sensibilidade: como a transexualidade, paternidade na adolescência, relacionamento entre classes sociais diferentes, pressão familiar nos estudos e questões de saúde mental.
Papel de Rainha é um deslumbre aos olhos por sua fotografia e figurino, apresenta doses precisas de humor com alguns personagens, ao mesmo tempo que prende nossa atenção nas tramas pelo poder e as emoções que sentimos por cada personagem.