Mina Miyajima escreve histórias desde muito jovem. No entanto, teve que suspender por um longo tempo o sonho de se tornar autora para criar a filha. Foi só em 2017 que ela voltou a colocar seus pensamentos no papel — e o resultado se mostrou ainda melhor do que esperava. “Naruse vai dominar o mundo”, seu livro de estreia, se tornou um best-seller no Japão e conquistou o prestigioso prêmio Honya Taisho em 2024. Em agosto, a Intrínseca trouxe ao Brasil a cativante protagonista cheia de ideias mirabolantes e com uma determinação de ferro, que promete conquistar e inspirar os leitores.
“No dia 31 de julho, último dia do primeiro semestre, ao sair da escola, mais uma vez Naruse disse algo estranho. Mas Akari Naruse sempre foi estranha.” A jovem Miyuki Shimazaki sabe mais do que ninguém sobre as peculiaridades de sua vizinha desde a pré-escola. Sempre com planos grandiosos, Naruse nunca foi uma das crianças mais populares, mas encontra em Shimazaki uma aliada para suas aventuras. Tudo começa quando a menina inventiva decide ser notada por um programa de TV local durante a cobertura do fechamento da Seibu Ōtsu, única loja de departamentos da cidade. A princípio, Shimazaki acha a ideia um tanto esquisita, mas passa a acompanhá-la todos os dias até a Seibu, e se surpreende ao ver cada vez mais pessoas comentando sobre a garota com uniforme de beisebol que aparece todos os dias na televisão.
Admirada com a força de vontade de Naruse e curiosa para saber seus próximos passos, Shimazaki se torna cúmplice das ambiciosas empreitadas da amiga. Por meio de diferentes personagens que narram cada capítulo, vemos Naruse ir em busca dos objetivos mais inusitados — como, por exemplo, se tornar a maior comediante do Japão, virar uma jogadora profissional de kendama e viver até os duzentos anos. Ao longo da história, as duas crescem e amadurecem juntas, mas sempre mantendo a autenticidade e cumplicidade frente aos desafios e aos julgamentos alheios.
Com uma narrativa inovadora e uma protagonista encantadora, “Naruse vai dominar o mundo” é uma obra para todas as idades. Valorizando temas como o poder da amizade e a coragem de ser quem se é, Mina Miyajima cria um universo divertido e emocionante repleto de referências à rica cultura japonesa. Adorável e destemida, Naruse vai provar a todos que o mundo talvez seja pequeno demais para ela.
Mina Miyajima nasceu em 1983 na cidade de Fuji, mas mora atualmente em Ōtsu. É formada em Letras pela Universidade de Quioto. “Naruse vai dominar o mundo é seu livro” de estreia.

