A HYBE anunciou nesta terça-feira (27) a venda total de sua participação acionária na SM Entertainment para o conglomerado chinês Tencent. A decisão marca o fim da investida da HYBE no controle da SM, após uma acirrada disputa com a Kakao em 2023.
Segundo comunicado oficial, a HYBE venderá 2.212.237 ações (9,66% do total) por meio de um “bloco negociado” após o fechamento do mercado no dia 30 de março. O comprador será uma subsidiária da Tencent Music Entertainment em Hong Kong, que pagará 110 mil won por ação. O montante total da transação chegará a 244,3 bilhões de won (cerca de US$ 183 milhões). Com isso, a Tencent se tornará o segundo maior acionista da SM, atrás apenas da Kakao.
A HYBE ingressou na batalha pela SM em fevereiro de 2023, ao adquirir 14,8% das ações de Lee Soo-man, fundador da empresa. Depois de um início disputado, a HYBE vendeu parte de sua participação à Kakao e firmou uma parceria para integração das plataformas Weverse (HYBE) e Bubble (Kakao). Em maio de 2023, a empresa já havia reduzido sua participação na SM via operação em bloco.
Em nota, a HYBE classificou a venda como “liquidação de ativos não essenciais”, afirmando que os recursos serão direcionados para “garantir motores de crescimento futuro”.
O movimento reforça a influência da Tencent no mercado global de entretenimento, que já possui parcerias com gravadoras como Universal Music.
Fonte: 1

