Um comitê está organizando a primeira parada LGBTQIAPN+ da província de Chungcheong, prevista para acontecer em 6 de julho na cidade de Daejeon, metrópole da Coreia do Sul. Entretanto, há uma forte resistência por parte do governo local, que se opõe à realização da festividade.
De acordo com cobertura feita pelo jornal The Korea Herald nesta sexta (28), os organizadores do festival queer declaram que seguirão com os preparativos e que já avisaram à Polícia Metropolitana de Daejeon sobre o que haverá na programação do evento.
Ainda segundo o comitê organizador, o objetivo é criar um “festival seguro e agradável”, de acordo com as leis da região, e espera-se que mais de mil pessoas participem da parada.
Porém, o prefeito de Daejeon, Lee Jang-woo, se mostra contrário a ideia e diz que se opõe “a qualquer festival que possa causar conflito entre as pessoas” e não quer “criar questões que pudessem levar a atritos”, declara o político.
Outras autoridades locais também anunciaram que não permitirão a instalação de estandes e exibições na rua por parte dos organizadores.
Por conta desse clima de disputa, também é esperado que aconteçam algumas manifestações na ocasião, por isso, a polícia de Daejeon declara que está se preparando caso haja conflitos no evento.
Fonte: (1)
Imagem: The korea Herald via Instagram