K-pop, Matérias

Dia nacional do livro infantil: dê asas à imaginação das crianças

Comemorado hoje, dia 18 de abril, o dia nacional do livro infantil é um convite às pessoas para relembrarem quais obras do gênero as tornaram leitoras.

Pensando nisso, separamos uma lista com indicações de livros para as crianças, desde as mais novas até aquelas que já são capazes de ler obras mais complexas.

ESPELHO – SUZY LEE

O trabalho de Suzy Lee, autora sul-coreana, é repleto de delicadeza e sensibilidade. Sem usar palavras em seus livros, Suzy consegue transmitir os sentimentos e as descobertas de cada uma de suas personagens diante das mais simples e corriqueiras situações do dia a dia.

Em “Espelho”, acompanhamos as brincadeiras e peripécias de uma garota que brinca sozinha diante de um espelho.

Entre caretas, piruetas e risadas, a explosão de cor e formas no meio da página vai crescendo conforme ela e a leitura mergulham cada vez mais nessa dança da imaginação. Logo, a menina e seu reflexo se tornam um só — até mesmo para o leitor. Afinal, o que é a realidade e o que é a imagem mostrada no espelho?

Leitura indicada para crianças a partir dos 4 anos.

ORIE – LÚCIA HIRATSUKA

A autora paulista Lúcia Hiratsuka traz neste livro a história de Orie, menina que viaja pelo rio com seus pais barqueiros. A menina olha o movimento das águas, o remo de bambu que vai e vem, os peixinhos, os cheiros e cores de perto e de longe… E no balanço das palavras e desenhos, Orie vai descobrindo o mundo que a cerca.

Baseado em uma história real — as memórias da avó de Lúcia — “Orie” nos encanta e comove ao acompanhar o crescimento e as descobertas dela em uma área rural do Japão.

Leitura indicada para crianças a partir de 4 anos.

BALAS MÁGICAS – HEENA BAEK

A autora sul-coreana Heena Baek teve sua estreia no Brasil em junho de 2022 com o lançamento de “Balas Mágicas”.

Neste livro, acompanhamos a história de Dong Dong, um garoto solitário que prefere brincar de bolinha de gude com seu cachorro a jogar bola com as outras crianças. Mas tudo muda quando ele compra um saco de balas mágicas que o permite escutar novos sons. O garoto, então, precisará vencer a timidez para encarar algumas conversas com pessoas — e seres — muito inusitados.

Para a construção desta obra, Heena moldou os personagens e cenários do livro que, fotografados, serviram de ilustração para este, que é o seu livro mais premiado.

Leitura indicada para crianças a partir de 6 anos.

PICOLÉ DE LUA – HEENA BAEK

Em um dia muito, muito quente, os moradores de um prédio não conseguem dormir de tanto calor, e até mesmo a Lua começa a derreter! Enquanto corre para coletar a Lua derretida, a dona síndica tem uma ideia refrescante para ajudar seus vizinhos: fazer alguns picolés de Lua. Mas o que parecia a solução ideal para enfrentar o calor se transforma num grande problema quando os coelhos lunares aparecem no condomínio em busca de uma nova casa.

Dando asas à imaginação, Heena consegue trazer o clássico do folclore coreano — os coelhos que vivem na Lua — para os tempos atuais em uma releitura encantadora e divertida.

Leitura indicada para crianças a partir de 6 anos.

LARGA ESSE CELULAR! – PHUONG TAM E HOANG GIANG

Neste livro do autor Phuong Tam e do ilustrador Hoang Giang, ambos vietnamitas, conhecemos a história de Ana e sua família.

Ana é uma criança esperta e curiosa que, como muitas de sua idade, adora passar o tempo brincando com o celular. Todos de sua família cobram da menina que ela saia do aparelho, sem se darem conta de que eles mesmo estão com seus telefones em mão o tempo todo.

Até que precisam todos ir à médica tratar das mazelas decorrentes do uso exagerado do celular. Ao atenderem a recomendação da doutora para deixar os aparelhos um pouco de lado, a família, e especialmente Ana, descobre um novo mundo repleto de cores e diversão: o mundo real.

De maneira suave e divertida, este livro aborda o uso excessivo do celular e mostra a importância de se fazer presente e atento em um mundo repleto de tecnologia. Destaque para a maneira como as cores são apresentadas na história, deixando-a mais rica à medida que nos aprofundamos na narrativa. 

Leitura indicada para crianças a partir de 6 anos.

O GATO QUE AMAVA LIVROS – SOSUKE NATSUKAWA

Rintaro Natsuki sempre buscou acolhimento em meio aos livros. Criado pelo avô, dono e fundador da Livraria Natsuki, o garoto passava muitas horas dentre as estantes lendo tudo o que mais desejava.

Após a morte do avô, Rintaro fica sozinho e arrasado: tudo indica que precisará fechar a livraria. É neste momento que surge um misterioso gato chamado Tigre dizendo buscar um verdadeiro amante da literatura para ajudá-lo numa missão: resgatar livros que estão sendo aprisionados.

Os dois embarcam numa aventura repleta de descobertas que nos fazem encarar o modo como estamos vivendo e como temos nos relacionado com as pessoas.

Repleto de fantasia, este livro é um lembrete ao leitor de como a literatura pode mudar vidas.

Leitura indicada para crianças a partir de 10 anos.

ENTREGAS EXPRESSAS DA KIKI – EIKO KADONO

O consagrado romance “Entregas expressas da Kiki”, de Eiko Kadono, foi publicado originalmente no Japão em 1985. Poucos anos depois, em 1989, a obra ganhou uma adaptação cinematográfica, “O serviço de entregas da Kiki”, dirigida por Hayao Miyazaki e produzida pelo Studio Ghibli.

A história acompanha Kiki, uma bruxinha adolescente que está prestes a dar um novo passo em sua vida. Quando seu aniversário de treze anos chega, ela está ansiosa para seguir a tradição de uma bruxa: escolher uma nova cidade para chamar de lar por um ano.

Cheia de confiança, Kiki voa para a vila costeira de Koriko, onde espera que seus poderes tragam alegria para os habitantes da cidade. Mas ganhar a confiança dos locais é mais complicado do que ela esperava. Tendo a seu lado Jiji, seu fiel e perspicaz gato preto, Kiki cria novas amizades e constrói sua força interior, finalmente percebendo que a magia pode ser encontrada até mesmo nos lugares mais comuns.

Combinando fantasia com o charme da vida cotidiana, este livro apresenta de maneira leve e descontraída temas como a passagem da infância para a vida adulta, a busca juvenil pela independência e as questões de aceitação e adaptação em grupo vivenciadas pelos adolescentes.

Leitura indicada para crianças a partir de 12 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *