K-pop, Matérias

Stays de Belém do Pará criam evento para assistir ao Stray Kids no cinema

O boy group Stray Kids chegou ao seu  6° aniversário de debut em 25 de março deste ano. A data foi comemorada de diversas formas pelo grupo, por exemplo, com uma live especial, conteúdos dos meninos nas redes sociais e até eventos offline, como foi o caso dos fanmeetings recentes que eles fizeram na Coreia do Sul e no Japão. 

Entretanto, nós, fãs internacionais, às vezes ficamos só na vontade de estar presente nessas comemorações e um pouco mais perto de nossos artistas, não é?

Então, pensando em aproveitar os 6 anos do Stray Kids, a página Égua Kpop fez o Cine Stray Kids, evento que reuniu Stays no dia 30 de março lá em Belém, no Pará, para assistir a um show da turnê ‘Maniac’ juntos.

Vídeo do dia do evento (Créditos: via @eguaKpop no Instagram

Para entender como tudo aconteceu, conversamos com a Andy Souza, que criou o Égua Kpop (cujo nome é a junção de uma gíria nortista com o gênero musical) em 2019 para poder informar a galera da região sobre atrações relacionadas à cultura coreana e fazer algo que gosta muito: cobertura e produção de eventos. 

Em relação ao Cine Stray Kids, Andy conta que sua intenção era fazer algo diferente. “Queríamos fazer algo especial que pudesse alcançar muitos fãs ao mesmo tempo, então fechamos uma parceria com a página Kpop Ceará, que é de Fortaleza, e nos disponibilizou esse show do Stray Kids de Maniac”. 

Com o vídeo em mãos, faltava agora reservar um espaço. Avaliando as opções disponíveis, o melhor local foi um cine-teatro que fica dentro do colégio Aslan Mauriti. “Optamos por fazer no cine teatro de uma instituição de ensino, que já tem toda uma segurança fixa e também passaria uma maior confiança aos pais e responsáveis que estariam deixando seus filhos comparecerem a esse evento”, esclarece Andy. 

Tendo tudo esquematizado, era hora de colocar os ingressos à venda. Toda equipe estava com altas expectativas, que foram preenchidas rapidamente ao ver que muitas pessoas estavam interessadas no Cine Stray Kids.

Chegando no dia, antes mesmo de tudo estar arrumado, uma grande fila já se formava.  “Várias pessoas chegaram super cedo enquanto ainda estávamos arrumando o local; a fila não parava de crescer, e foi aí que pensei: ‘já deu certo’”, diz a organizadora.


O local se encheu rapidamente com os mais de 200 Stays que compareceram. Todos animados, alguns levaram seus lightsticks e até bonecos do SKZOO (coleção de animais de pelúcia que representam cada integrante). Um experiência próxima a um show presencial.

Foi uma verdadeira festa, mas engana-se quem pensa que essa galera se reuniu apenas para assistir a um show no telão. Além de vibrar com as performances dos meninos, os Stays presentes puderam participar de uma linda ação, com doação de sangue e ração para animais de rua. 

Essa parte mais filantrópica foi inspirada principalmente pelo membro Felix, que é conhecido no fandom por ser ativamente envolvido com causas humanitárias e que mais recentemente foi voluntário em Laos, país do sudeste asiático. Essa atitude levou stays do mundo todo a criar o “Stay Volunteer Day”, projeto que visa engajar os fãs no voluntariado. 


Resolvemos aderir esse projeto e inseri-lo dentro do nosso evento mobilizando stays a fazerem doação de sangue e doações de ração e outros materiais no dia do evento para ajudar um abrigo de animais que tínhamos escolhido. E no ato da doação os fãs ganharam um brinde feito pelos parceiros do evento, quanto para quem fez a doação de sangue teve a chance de participar do sorteio de um álbum oficial do grupo”, revela.

Aquela tarde de sábado também proporcionou uma troca especial entre as pessoas presentes, pois estavam reunidos graças ao seu gosto em comum. “Conseguimos sentir a gratidão das pessoas que estavam ali; falaram que esperaram bastante por uma oportunidade dessas de se reunirem com outros fãs do Stray Kids, mas nunca conseguiram porque não tinham eventos do grupo na cidade”.

E para Andy, essa foi a maior importância de todo esse evento, que os fãs de K-pop, e especificamente do SKZ, pudessem ver que não estavam sozinhos e existe muita gente para compartilhar a paixão pelo grupo. 

Quais as chances de um fã de Stray Kids conhecer outro fã andando pelas ruas da sua cidade? As chances são muito poucas, então esses eventos e encontros são fundamentais para podermos encontrar nossos semelhantes e nos conectar com pessoas que gostam das mesmas coisas que nós. (…) o que mais via de comentário nos grupos de conversas era que as pessoas não sabiam que tinham tantos fãs de Stray Kids na cidade.” 

E conclui: “Percebi a importância de ser abraçado por uma comunidade, saber que você não está sozinho. Isso é muito reconfortante porque você vai ter pelo menos uma pessoa com quem conversar sobre aquele assunto”.

Foi um evento independente, algo de fã para fã e o primeiro feito pelo Égua Kpop nesse formato de exibição. Andy ainda nos revela que pretende elaborar outras edições do encontro futuramente, dedicadas a grupos diferentes.


E ela aproveita para compartilhar algumas dicas caso alguém pense em fazer o mesmo e celebrar o K-pop junto à sua comunidade local:

Comecem com pequenos atos, reunindo pequenas quantidades de fãs, façam piqueniques em praças, pequenos encontros em shoppings, porque a sensação de você poder se encontrar com pessoas que gostam e curtem as mesmas coisas que vocês não tem preço.”

Curtiu essa iniciativa, HIT!Lover? Fale para a gente se você tem vontade de ir a um encontro de fãs como esse ou até mesmo fazer algo parecido aí na sua cidade. 

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *