Matérias, Panfletando

Panfletando: Mark Tuan

Indaiatuba, 05 de janeiro de 2024

Texto por: Marcella Almeida

Nascido em Los Angeles, Mark Tuan é dono de um talento e carisma inquestionáveis. Ele tem ascendência taiwanesa e, durante sua infância, já morou no Brasil e no Paraguai. 

Mark debutou oficialmente em 2014, com o grupo GOT7, formado pela JYP Entertainment, e nos apresentou a icônica title “Girls Girls Girls”, onde mostra suas habilidades não só na música, mas também na dança e nos trouxe aquele temido mortal nas coreografias de K-pop. 

Mas, antes de contar como ele se tornou um idol, vamos falar como tudo começou!

Quando estava no ensino médio, durante uma conversa com amigos, um deles havia pegado seu skate emprestado e o quebrou. Depois do almoço, ele subiu na mesa e brincou dizendo ao amigo para comprar um novo… e tem momento melhor para alguém da equipe da JYP Entertainment estar lá olhando a nova estrela da música? Acho que não! 

Foi nesse momento que o líder da equipe de seleção se aproximou de Mark e o convidou para entrar na empresa. No começo, ele não pensava em ser uma celebridade, mas seus familiares e amigos o convenceram dizendo que seria uma oportunidade única em sua vida, assim ele se mudou para a Coreia em agosto de 2010 e se tornou trainee da empresa.

Viver longe da família não é fácil, ainda mais com a barreira do idioma. Ele pensou em ir embora várias vezes, até subir ao palco para apresentação dos trainees, onde se apaixonou pela forma que se sentiu, dando mais força para continuar.

Antes de estrear oficialmente, ele fez uma participação no dorama “Dream High” como dançarino de fundo ao lado de Jay B e Jinyoung, também integrantes do GOT7. Ele também apareceu no EP.4 do reality da MNET “WIN: Who is Next”, que apresentou os integrantes do IKON e WINNER. 

Lembra quando falamos sobre o temido mortal do MV de “Girls Girls Girls”? Mark se especializou em truques de artes marciais, também conhecido como MAT, e se apresentava como “o membro voador do GOT7”, os anos de treinamento, agilidade e o amor pela adrenalina tornaram o MAT fácil para ele. Contudo, conforme o tempo foi passando e as lesões que vinha sofrendo, havia menos ocasiões em que realizava esse ato em suas apresentações.

Em abril de 2019, Mark recebeu o prêmio “Hot Star Award” na Weibo Starlight Awards, em Xangai. 

Mark estreou como solista com o seu single “Outta My Head” em janeiro de 2020 e, dois meses depois, lançou outro single intitulado “从未对你说过 (I’ve Never Told You)”.

Após a sua primeira participação solo na Dazed Korea em 2017, Mark teve mais de 30 participações solos em revistas na Coreia do Sul, China e Tailândia.  

Um tempo depois, ele demonstrou interesse por moda, lançando a sua primeira coleção “XCIII” em 2018 (o nome representa seu ano de nascimento em números romanos). No final da campanha foram vendidos 32 mil itens entre camisetas, calças, moletons e capa de celular.

Com o grande sucesso da primeira coleção, ele lançou a “XCIII Evolution” em 2019 vendendo mais de 40 mil itens. A renda da campanha foi destinada à organização “Save The Children”. 

Em janeiro de 2021, após o fim do contrato com a JYP, todos os integrantes do GOT7 decidiram não renovar com a empresa e escreveram uma carta aos fãs assegurando de que o grupo continuará a fazer músicas e se apresentar. 

Naquele mesmo ano, a conta de Mark no YouTube conquistou 1 MILHÃO de inscritos sem ter nenhum vídeo carregado. Grandão mesmo! 

Mark voltou para Los Angeles ainda em janeiro, depois de 10 anos morando na Coreia do Sul. Em uma live feita alguns dias após voltar para sua cidade natal, ele mencionou que ainda fazia parte do GOT7 e continuaria a promover com os outros integrantes. 

No dia 12 de fevereiro de 2021, Mark lançou o seu primeiro projeto global intitulado “One in a Million” em colaboração com Sanjoy, que alcançou o primeiro lugar em mais de 20 regiões no iTunes. 

E como promessa é dívida, uma semana depois o GOT7 lançou “Encore”, um single surpresa para os fãs que alcançou o primeiro lugar em mais de 50 regiões no iTunes.

No dia 7 de fevereiro de 2021 foi oficialmente anunciado o Mark Tuan Studios, um estúdio estabelecido para suas atividades na China. Já em março de 2021, o portal Deadline noticiou que Mark havia assinado contrato com a agência americana, Creative Artists Agency (CAA).

Ele lançou “Last Breath”, seu primeiro single em inglês, no dia 12 de novembro e em janeiro de 2022 lançou o segundo single, “My Life”. 

Veja o MV de “Last Breath”

Veja o MV de “My Life”

Março e abril também foram marcados por mais lançamentos de Mark Tuan, fomos agraciados com “Lonely” e “Save Me”, vem dar uma olhadinha: 

Lonely

Save Me

Mark realizou o “PULL-UP with Mark Tuan”, seu primeiro fanmeeting solo na Tailândia, onde BamBam foi seu MC especial, nos dias 28 e 29 de maio de 2022. Foram três dias com ingressos esgotados na IMPACT ARENA que tem a capacidade de 11 mil pessoas. 

Durante o evento, Mark apresentou quatro novas músicas: “My name”, “Broken”, “I Miss You So Much” e “More”, presentes em seu primeiro álbum solo. No dia 1 de julho, o single “IMYSM” foi lançado no YouTube com momentos de seu show.

Dia 5 de julho de 2022 foi feito o anúncio de seu primeiro álbum solo que seria lançado em agosto, intitulado “The Other Side”. No dia 6 de julho foi feito o anúncio da sua turnê pela América do Norte. 

Mark sempre demonstrou muito carinho por seus fãs e em julho, ele apresentou o seu próprio aplicativo chamado “Mark Tuan” onde poderia interagir com seus fãs gratuitamente.    

Já em 2023 tivemos o lançamento de “Carry Me Out”, com um estilo diferente em suas composições e ritmos.

Em outubro de 2023, Mark lançou o seu mais recente EP intitulado “Fallin”. Vem conferir e já adiciona na sua playlist, hein!

PERFIL 

(Imagem: BuzzFeed) 

Nome de nascimento: Tuan Yi En (段宜恩)

Nome inglês: Mark Tuan (마크)

Local de nascimento: Los Angeles, Califórnia

Data de nascimento: 04/09/1993

Signo: Virgem

Altura: 1,75cm

Instagram: @marktuan

Twitter: @marktuan

Twitch: tuanzy

Tiktok: @marktuan

Youtube: Mark Tuan

CURIOSIDADES

– Mark tem duas irmãs mais velhas e um irmão mais novo; 

– Disse que ficou traumatizado com cobras depois que uma entrou em sua casa no Brasil e ela ficou embaixo de sua cama;

– Ele costumava a falar em português, mas acabou esquecendo a maior parte; 

– Quando dividia o quarto com Jackson, também integrante do GOT7, costumavam a misturar os idiomas coreano, inglês e mandarim; 

– Seu apelido é “pequeno galo” porque nasceu no ano do galo; 

– Ele gosta de filmes de terror; 

– Sua cor favorita é vermelho; 

– Jogava vôlei durante o ensino médio; 

– Ele escreveu e compôs as músicas “노잼” (No Jam), “Let me” e “My home” para o álbum Flight log: Turbulence do GOT7.

Quer conhecer ainda mais sobre ele? Recomendamos assistir: 

Fontes: Marktuan.net, Central Mark Tuan, K-profile, Seventeen (YouTube)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *