5+1, Matérias

5+1 brincadeiras e jogos famosos na Coreia

São Paulo, 12 de outubro de 2023

No dia 12 de outubro comemoramos o dia das crianças e para celebrar essa data trouxemos 5 + 1 brincadeiras coreanas típicas e algumas similares às que temos aqui, e que crianças (e adultos) fazem por lá. Inclusive, várias delas já vimos nossos idols brincando em missões ou, até mesmo, em K-dramas. 

  1. Ttakji

Vamos começar pelas brincadeiras típicas. Um jogo muito famoso entre os coreanos e que é bem similar aos antigos jogos de tazo ou bafo (quem lembra?) aqui no Brasil, é o “딱지” (/ttakji/)

Para brincar:

O 딱지(/ttakji/) é um brinquedo tradicional coreano feito de dobradura de papel. No jogo, cada um dos participantes espalha seus ttakji pelo chão e quem começar deve arremesar o seu próprio ttakji para virar o do adversário. Caso ele seja virado, quem jogou vence! O famoso apresentador de TV sul-coreano Jae Seok foi o campeão de Ttakji na série “Running Man”.

  1. Dakssaum

Outro jogo tradicional coreano é o 닭싸움 (/dakssaum/). Esse jogo tem a mesma lógica do “briga de galo” aqui no Brasil, mas é um pouco diferente.

Para brincar:

Cada um dos jogadores segura seu próprio calcanhar ou tornozelo e fica pulando em um pé só. O objetivo é derrubar o adversário com o joelho ou o resto do corpo. Perde quem soltar o tornozelo ou calcanhar, ou quem for derrubado.

  1. A flor de hibísco-da-síria floresceu.

Essa brincadeira ficou famosa pela série sul-coreana “Round 6” e ficou popular entre as crianças por aqui. Estamos falando da “무궁화 꽃이 피었습니다” (A flor de hibisco-da-síria floresceu). A famosa “batatinha frita 1,2,3” aqui no Brasil.

Para brincar:

O grupo tira o “pegador” através do “pedra, papel e tesoura”. Essa pessoa ficará de costas para as restantes e cantará: “무궁화 꽃이 피었습니다”, ao terminar ela poderá se virar. 

Enquanto isso, o restante dos participantes tem o objetivo de correr até o “pegador”, tocar nele e voltar ao ponto de partida sem serem vistos por ele. Porém, quando o “pegador” termina de cantar, ele pode se virar e quem ainda estiver em movimento é “pego” e deve dar a mão ao “pegador”, formando uma corrente. Aí as coisas complicam um pouco, pois, para vencer, a corrente tem que ser quebrada pelos participantes restantes para que todos escapem juntos. Isso só é possível se os jogadores chegarem até o “pegador” sem serem pegos se movimentando.

  1. Pedra papel ou tesoura

Falando em pedra papel ou tesoura, essa brincadeira universal, tem o nome de “가위바위보” e sempre vemos ela ser jogada pelos idols. 

Para brincar:

As regras são similares ao português: papel vence de pedra, pedra vence de tesoura e tesoura vence o papel. Mas em coreano a ordem do canto é um pouco diferente, 가위 (/gawi/) significa tesoura, 바위 (/bawi/) é a pedra e 보 (/bo/) é o papel. Cuidado para não confundir!

  1. Kutmaritgui

Continuando sobre os jogos comuns entre idols, temos outro que é muito frequente de vermos em suas séries, o 끝말잇기 (/kut-ma-rit-gui/). Inclusive, é um ótimo jogo para treinar vocabulário em coreano.

Para brincar:

Trata-se de um jogo de sílabas, então os jogadores têm que falar uma palavra que começa com a sílaba anterior da palavra falada pelo jogador antes dele. Complicado? Não é.

Por exemplo, vamos supor que estamos jogando. Eu falo “K-drama” e você terá que falar uma palavra que começa com “ma”. E assim por diante.

Nesse jogo perde quem não conseguir formar uma palavra com a sílaba ou quem não conseguir pensar a tempo. E ganha quem ficar até o final. 

  1. 369

Mais um jogo bem famoso e frequente entre idols e reality shows coreanos é o “369”. Ele é considerado um jogo adulto, pois muitas vezes os coreanos misturam esse jogo com bebidas álcoolicas e por tratar-se de um jogo de lógica e velocidade.

Para brincar:

Em uma roda de amigos cada um deve falar um número em sequência, porém, não pode falar os números 3, 6 e 9 ou números que conterem esses algarismos (por exemplo: 13, 26, 59…). Quando chegar nesses números na sequência, o participante deve bater palmas ou fazer alguma outra coisa acordada entre eles.

Ganha quem ficar até o final e perde quem falar 3,6 e 9 ou esquecer de bater palmas nas horas certas. É nesse momento que muitas vezes quem errou deve tomar um copo de soju.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *