HIT!News, K-Drama, K-pop

Yoon Suk Yeol, ex-presidente da Coreia do sul, pode ser condenado a até dez anos de prisão

Na última sexta (26), promotores especiais solicitaram a condenação do ex-presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, a até 10 anos de prisão, ao final da audiência no Tribunal Distrital Central de Seul, com base em uma série de acusações que incluem obstrução da Justiça e abuso de poder.

De acordo com a promotoria, Yoon deve receber cinco anos de prisão por dificultar a execução de sua ordem de prisão, três anos por violar direitos constitucionais de membros do gabinete e por divulgar informações falsas à imprensa estrangeira, além de dois anos pela produção de documentos oficiais falsos usados para justificar a tentativa de decretação da lei marcial, realizada sem o cumprimento dos procedimentos constitucionais exigidos e considerada uma violação grave da ordem democrática.

Durante a sessão final, a equipe de acusação afirmou que o ex-presidente utilizou instituições do Estado de forma indevida para encobrir irregularidades pessoais, classificando os atos como uma grave ameaça ao Estado de Direito. Segundo os promotores, Yoon não demonstrou arrependimento ao longo do processo e continuou a defender a legalidade da lei marcial, o que reforçaria a necessidade de responsabilização exemplar.

O caso é considerado um dos mais graves já enfrentados por um ex-chefe de Estado no país e pode estabelecer um marco judicial sobre limites do poder presidencial e a proteção da ordem constitucional.

Qual é a opinião de vocês sobre isso?

Fonte: (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *