2024 não foi tão favorável à indústria musical sul-coreana em questão de números. Neste ano, foram 92.6 milhões de álbuns de K-pop vendidos, uma queda significativa de 19,5% quando comparamos ao ano anterior (2023), em que 115.1 milhões de unidades foram vendidas. As informações foram divulgadas na última quinta-feira (26) pela Circle Chart, principal parada musical coreana.
A última vez que um declínio nas vendas aconteceu foi em 2014.


Os dados foram baseados em um Top 400 de vendas principais acumuladas, isto é, a soma total de vendas de um artista específico durante a 1ª e 50ª semana de 2024. A partir daí também foram elaborados gráficos que mostram os artistas que ficaram no Top 15 geral, e Top 15 boy groups e girls groups, separadamente.
Quando se trata de grupos masculinos, o SEVENTEEN liderou no volume geral este ano e conseguiu acumular cerca de 8,9 milhões de cópias vendidas, porém isso significa uma diminuição de 7,1 milhões de unidades em relação a 2023. Em seguida temos o Stray Kids com 5.8 milhões de vendas em 2024, o que é aproximadamente 5 milhões de unidades a menos do que no ano passado.
Já nos grupos femininos, o NewJeans aparece em primeiro com um pouco mais que 3 milhões de cópias vendidas, uma declínio de 4% no volume se comparado ao ano anterior. Em segundo temos o (G)I-DLE com 2.7 milhões de álbuns vendidos e em terceiro o aespa com 2.6 milhões.
E quando olhamos para ambos os gêneros, o documento aponta que, apesar dessa queda geral, foi identificado um aumento de 4,1% no consumo de álbuns de girl groups enquanto as vendas dos boy groups caíram para 3,9% – Tudo isso comparado ao ano de 2023.


E em suma, a pesquisa concluiu o seguinte: “As vendas de álbuns físicos deste ano (a partir da 50ª semana) diminuíram aproximadamente 22 milhões de unidades em comparação com o mesmo período do ano passado, e o declínio nas vendas de artistas masculinos foi mais significativo do que o de artistas femininas”.
O secretário-geral da Korea Music Content Association (KMCA), Choi Kwang-ho, deu uma entrevista ao portal JoongAng Ilbo para falar do baixo desempenho. “Estávamos esperando algumas mudanças no número de vendas este ano, já que a indústria de álbuns no ano passado estava superaquecida”, expressou Choi. E acrescentou: “Mas não esperávamos cair tanto. Uma queda de 20% no ano é considerada uma grande crise para a indústria.”
Especialistas teorizam que a diminuição da demanda pode ser justificada pelos acontecimentos deste ano envolvendo brigas judiciais entre artistas e agências. A crítica musical Kim Yoon-ha admitiu ao jornal Korea JoongAng Daily que, apesar de não ter acreditado nessa correlação, toda essa publicidade negativa acaba sendo “desvantagem definitiva para a indústria” e concluiu: “Pode ser um fator decisivamente negativo que pode afetar a demanda do K-pop a longo prazo”.
Com o início de 2025, há expectativa de que o mercado volte a crescer, principalmente pelo fato da volta do grupo BTS à cena, visto que todos os membros já terão cumprido suas obrigações com o serviço militar até junho. Além disso, artistas proeminentes como BLACKPINK e G-DRAGON provocam antecipação com possíveis novidades musicais.
E aí, HIT!Lover, o que achou desse panorama? Não deixe de nos contar sua opinião e expectativa em relação ao K-pop em 2025.

