Uma em cada três mulheres sul-coreanas já sofreu violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida, aponta uma pesquisa divulgada pelo governo na última quinta-feira (24).
Segundo o Ministério da Igualdade de Gênero e da Família, 36,1% das entrevistadas relataram ter vivenciado algum tipo de violência, incluindo agressões emocionais, econômicas, manipulação e stalking (perseguição obsessiva). A pesquisa foi realizada presencialmente com 7.027 mulheres adultas em todo o país, entre setembro e novembro de 2024.
O índice representa um leve aumento em relação ao levantamento anterior, realizado em 2021 — ano em que stalking ainda não havia sido considerado uma das categorias avaliadas.
Entre os tipos de violência relatados, a violência sexual foi a mais recorrente (53,9%), seguida pela emocional (49,3%) e física (43,8%). Manipulação (14,3%), violência econômica (6,9%) e stalking (4,9%) também foram mencionados.
A pesquisa apontou ainda que cerca de 20% das mulheres sofreram agressões cometidas por parceiros ou ex-parceiros íntimos.
De acordo com o ministério, o aumento pode estar relacionado à maior conscientização sobre o tema, influenciada por casos recentes de violência em relacionamentos e crimes sexuais envolvendo o uso de deepfakes.
Fonte: (1)

