Texto: Angélica Lhyra
Brasília, 29 de maio de 2024
Faixa a faixa, o primeiro álbum completo da banda expõe que, com apenas 2 anos e meio de carreira, seu papel como o maior representante do Rock coreano dessa nova geração está cada vez mais claro.
Nas palavras de Jungsu, tecladista da banda, “através de ‘Troubleshooting’, queremos mostrar nossas cores musicais diversas e preparar animadamente nossos fãs para futuros trabalhos”.
De fato, a cada retorno, Xdinary Heroes se mantém fiel ao alto nível de qualidade musical e artística que estabeleceu à sua forma de pintar o gênero, desde sua estreia, sem deixar de inovar. Além disso, os membros se envolvem a fundo em suas criações e produções, o que faz com que tudo permaneça autêntico e íntimo ao ter contato com o público.
Isso se torna mais transparente ao longo do álbum, que inicia sua conexão com o público por “No Matter”, uma explosão de Pop Rock e Punk, subgêneros que já fazem parte da essência e identidade da banda, por meio de uma combinação da bateria, guitarra e harmonias vocais, soando levemente dissonantes, alimentando o espírito mais ansioso da canção.
Tudo isso se encaixa bem com os sintetizadores e demais instrumentos e traz uma vibe de abertura de animes, fomentando a curiosidade pelo que o álbum tem a contar mais pela frente.
Ao escutar “어리고 부끄럽고 바보 같은 (Little Things)” fica fácil entender porque essa é a canção escolhida como carro-chefe do álbum. Os vocais chamam muita atenção aqui, apesar de isso ser algo constante ao longo das demais faixas. A banda costuma entregar alta qualidade vocal, instrumental e performática, e a faixa-título foi uma ótima escolha para expor isso.
As diferentes técnicas vocais usadas, principalmente o incrível domínio do belting*, expõem os membros como grandes atletas vocais. É interessante também destacar aqui a diálogo discreto que o contrabaixo, a guitarra e o teclado têm a partir da segunda estrofe, enriquecendo o instrumental. A nostalgia e melancolia da canção lembra muito o tipo de sonoridade e estética do Rock que se popularizou com bandas como Green Day e My Chemical Romance.
Em menos de 3 minutos, “UNDEFINED” deixa impossível curtir a vibração hipnotizante da música sem ficar com o cabelo em pé de tanto balançar. A canção é marcada pelo baixo, bem mais dedilhado e cheio de groove, junto à marcação envolvente da bateria no instrumental da música, seguido pela guitarra cheia de distorção e mais adição de sintetizadores.
Os solos instrumentais, somados à atitude e energia dos vocais, entregam a autoridade e o sentimento de protesto que a faixa impõe junto à letra.
De início, “Paint It” entrega uma sonoridade que lembra bastante o tipo de cor que bandas clássicas do Pop Rock Alternativo, como Fall Out Boy, gostam de representar; sem, de forma alguma, deixar de preencher os ouvintes com a identidade única e característica do Xdinary Heroes.
Os vocais encaixados como gritos de guerra, em harmonia com a bateria que, propositalmente, entrega um tipo de ritmo de marcha em vários momentos, as harmonias vocais mais graves e envolventes e o majestoso solo de guitarra mais ao final da música, são alguns detalhes impressionantes que contribuem para uma das melhores canções do álbum.
“Money On My Mind” marca a metade do álbum e não só mantém a energia, como consegue elevá-la, dando mais destaque à guitarra e seus solos sensacionais, e expondo um dos refrões mais bem feitos e cativantes entre as demais faixas.
A melancolia, o anseio e a emoção transmitidas em “꿈을 꾸는 소녀 (Dreaming Girl)” transformam a faixa em uma das Rock Ballads mais bonitas da carreira da banda. Apesar de o gosto doce-amargo ditar a maior parte da música, o refrão e seus vocais adocicam a melodia e entregam o conforto que o eu lírico dos demais versos anseia. A melodia crescente que segue no pós-refrão, já no final da canção, também segue a mesma linha e embeleza ainda mais a faixa.
Seguindo para uma linha mais sentimental, intimista e azul, entre as diversas cores que o álbum apresenta, o piano ganha mais destaque em “until the end of time”; expondo o tipo de música que se ouve voltando para casa de ônibus, com o céu chorando junto do ouvinte, de coração partido.
A faixa demonstra a qualidade de vocalista que o Xdinary Heroes dispõe, e como eles conseguem entregar toda emoção nua e crua que o eu lírico grita, conectando o público com seus sentimentos.
Após a pausa sonora das duas últimas faixas, “Walking to the Moon” expressa uma pegada bem mais característica do Pop-Rock no álbum. A escolha melódica dos vocais mais aveludados, somada à belíssima ponte, focada somente nas vozes, no piano e na bateria, contribui diretamente para a estética mais ambiciosa e onírica da faixa.
“MONEYBALL” é a penúltima faixa do álbum, e é, dentre todas, a música mais escura e carregada de punk e metal, em meio a um bate-volta frenético e constante entre a bateria e o baixo, o que é equilibrado com a distorção da guitarra e a postura autoritária e despreocupada dos vocais.
“Troubleshooting” é finalizado com a cereja do bolo em forma de faixa; 불꽃놀이의 밤 (Night of Fireworks) brinca com a fusão da forma característica de Rock do Xdinary Heroes e detalhes da música eletrônica. A faixa entrega uma energia esperançosa ao ouvinte e expressa algo bastante jovem, destemido e festivo. Tudo se encaixa com o resto do álbum, como se comemorasse o sucesso da história contada através das faixas, e a canção é finalizada quase que “de repente”, deixando o público com um anseio por mais da arte impressionante e única da banda.
Assim, “Troubleshooting” provou ser, não só um dos melhores lançamentos de Rock desse ano, mas um dos maiores acertos na carreira da banda.
Xdinary Heroes está revolucionando a visão e o consumo do Rock (e de seus diversos subgêneros e fusões) dentro da indústria do entretenimento do K-pop, com bastante talento, autoridade e naturalidade. A banda, definitivamente, está no caminho para ser um dos maiores atos do Rock coreano.
*Técnica vocal usada em diversos gêneros da música popular, como gospel, que permite brilho e potência em notas altas, com total conforto e saúde para o cantor.
Exatamente, eles estão literalmente fazendo um marco na história do rock sul-coreano. E na música também, mas só não são reconhecidos por não estarem na mesma superficialidade que a maioria da música coreana, onde a popular, se enquadra.
OLD! OS FATOS ❤️❤️❤️❤️