Se você já ouviu falar do tripleS, com certeza ficou um pouco confuso com as informações sobre o grupo e as expressões usadas para falar das atividades dele. GRAVITY? DIMENSION? NFT? O que é tudo isso?
Calma, demos o nosso melhor pra entender e tentar ajudar você a entender como o grupo funciona.
O tripleS é um projeto da MODHAUS, uma start-up no mundo do K-POP com o objetivo de estabelecer o que chamam de “ecossistema de entretenimento de arquitetura aberta”, que tem a intenção de lançar o “primeiro artista de K-POP do mundo feito e operado por seus fãs”. Para isso, o grupo terá 24 membros que trabalharão de forma rotativa entre units e solos. Essa rotação usa os votos do público no aplicativo “Cosmo: the Origin” pro processo criativo do grupo. Através dele, o público decide por exemplo quem fará parte da próxima unit, chamada de “DIMENSION”, e quais serão as músicas do grupo de acordo com as prévias.
Esse projeto teve seu início apresentado ao público em maio de 2022, reunindo várias garotas habilidosas, chamando-as de “s”. Elas não se conhecem e treinam sozinhas até irem para a “HAUS”, como é chamada a casa compartilhada do grupo. A partir desse momento elas deixam de ser “s” e se tornam “S”, já que o trabalho em grupo vai fazê-las crescer.
As “DIMENSION” são recriadas a cada temporada com novos conceitos e formas de atividade para cada grupo.
Em maio de 2022, a primeira a ser revelada como membro do tripleS, sendo chamada de S1, foi YoonSeoYon, indo para a HAUS e dando início ao reality show do grupo, “SIGNAL”. JeongHyeRin, LeeJiWoo, KimChaeYeon, KimYooYeon, KimSooMin, KimNaKyoung e GongYuBin foram gradativamente sendo apresentadas ao público e passaram a viver juntas na HAUS ao longo dos meses seguintes.
No meio de setembro veio a primeira “Grand Gravity”, como é chamado os eventos no aplicativo do grupo: a escolha das membros para criação da primeira DIMENSION.
Formando a “Acid Angel from Asia” (ou AAA), NaKyoung, HyeRin, YuBin e YooYeon foram as membros escolhidas para a primeira unit do grupo, que debutou no dia 28 de outubro. “Generation”, sua música de estreia, virou um hit, principalmente no TikTok.
Essa unit precisava atingir a meta de 100 mil álbuns vendidos pra se tornar permanente, mas isso não aconteceu e o AAA foi dissolvido, ou seja, não irá mais promover. Mas calma: as membros continuam no tripleS, só que vão participar de outras atividades do projeto futuramente.
Com o fim das promoções da unit AAA, uma nova DIMENSION foi criada de forma automática com as S já apresentadas. Já foi anunciado que essa próxima unit debutará em fevereiro de 2023 com 10 membros. A próxima música a ser lançada já foi escolhida pelos fãs através do aplicativo “Cosmo: the Origen”. Foram 8 prévias e a escolhida como canção principal pra próxima unit foi a “SONG B”.
No fim de dezembro mais uma HAUS foi anunciada, mas dessa vez em Tokyo, no Japão. A primeira S apresentada para essa fase foi Kamimoto Kotone.
Você já ouviu falar sobre NFT? É uma sigla Non-Fungible Token (em português: Token não-fungível). Criado a partir da tecnologia blockchain, que permite transmitir dados digitais de forma segura e sofisticada, um NFT assegura a autenticidade de um item exclusivo/único.
Os photocards DIGITAIS do tripleS, ou “Objekts” como são chamados, são NFT.
É possível comprá-los em eventos no Discord e no próprio app Cosmo. Cada Objekt comprado concede ao seu dono ponto (chamado de COMO) para participar das votações realizadas no aplicativo do grupo. Lembrando: os photocards físicos são apenas photocards.
Há várias discussões sobre a relação entre NFT e o meio-ambiente, mas é importante que você mesmo faça uma pesquisa sobre o assunto para que tire as próprias conclusões.
O Acid Angel from Asia e “Generation” foram apenas começo da jornada do tripleS. Estamos todos ansiosos pros próximos eventos desse projeto.
Agradecimentos especiais ao user @lostunyun no Twitter que organizou as informações sobre o grupo de forma fácil de ser entendida.