Nesta segunda (2), a agência STARSHIP Entertainment soltou um comunicado informando que Park Jun Hwan não estreará no IDID, como foi confirmado anteriormente.
O anúncio chega após o trainee ter tido seu nome envolvido em rumores controversos, tendo supostas mensagens vazadas e sendo acusado de comportamento machista. Por conta disso, parte do público começou a exigir a saída do idol do grupo, assim que ele foi eleito para a line-up final.
STARSHIP diz que os rumores são falsos e que o jovem teve sua saúde mental prejudicada com a situação e optou por deixar o projeto. A empresa também publicou uma carta de desculpas escrita por um dos envolvidos na propagação das acusações e diz que irá recorrer à justiça e que possui “provas objetivas” para dar seguimento ao processo.
Acompanhe a tradução da nota na íntegra:
“Olá.
Aqui é STARSHIP Entertainment.
Gostaríamos de providenciar informações a respeito da saída do membro Park Jun Hwan do “Debut’s Plan.”
Os rumores sobre Park Jun Hwan que estão circulando atualmente online são completamente falsos.
Por meio de seu histórico acadêmico completo e declarações de oficiais da escola, nós confirmamos claramente que Park Jun Hwan é um estudante diligente e responsável.
Além disso, confirmamos que contas falsas, fingindo ser conhecidos dele, foram ativadas em salas de bate-papo anônimas e abertas e comunidades online, e conseguimos evidências objetivas provando que essas contas eram controladas por imitadores.
Entretanto, devido aos rumores sem fundamento, calúnia maliciosa e comentários abusivos contínuos, Park Jun Hwan, que ainda é menor de idade, tem sofrido estresse psicológico significativo.
Recentemente, a situação piorou ao ponto em que está afetando sua vida diária severamente.
Apesar de nossos esforços em apoiar sua recuperação psicológica por meio de consultar com equipe médica profissional, ele expressou um desejo sincero em se retirar das atividades do grupo.
Em respeito ao seu pedido, decidimos dar a ele tempo suficiente para descansar.
Continuaremos a apoiar Park Jun Hwan completamente para que ele possa recuperar sua saúde e dar passos em direção a um novo sonho fora do IDID.
Enquanto isso, planejamos tomar medidas legais contra os distribuídores [de rumores] iniciais e àqueles envolvidos em espalhar comentários maliciosos, informação falsa e declarações de assédio sexual sobre um menor de idade. Isso será feito sob os Artigos 44-7(1)(1) ao (2), 70, e 74 da Lei sobre Promoção de Informação e Utilização de Redes de Comunicação e Proteção de Informação, bem como da Lei sobre a Protecção de Crianças e Jovens contra o Abuso Sexual.
Assédio sexual e difamação online de menores são crimes sérios e não iremos tolerar tais ações.
Pedimos sinceras desculpas aos fãs pela preocupação que isso possa ter causado e prometemos fazer nosso melhor para proteger os direitos e dignidade de nossos artistas.
Embora ele não tenha feito seu debut, pedimos gentilmente por sua compreensão sobre a decisão de Park Jun Hwan.
Esperamos que você continue enviando a ele caloroso encorajamento e interesse.“
IDID foi formado no reality de sobrevivência da STARSHIP chamado “Debut’s Plan: NewKids Day” e, a partir de agora, debutará com sete membros: Kim Min Jae, Jang Yong Hoon, Baek Jun Hyuk, Park Won Bin, Chu Yoo Chan, Jeong Se Min e Park Seong Hyeon. Segundo a mídia sul-coreana, a estreia está prevista para o segundo semestre de 2025.

