São Paulo, 19 de Dezembro de 2022
Texto por: Fernanda Capetti
A BIGHIT MUSIC se pronunciou sobre os rumores do alistamento do integrante do grupo BTS, Suga.
Suga, ou Min Yoongi, completou 29 anos, um ano a mais do que a idade limite para o alistamento obrigatório na Coreia do Sul, porém segundo a lei do país, aqueles que recebem uma medalha do governo podem adiar seu alistamento até seus 30 anos (que é o caso do BTS, que recebeu uma medalha da Ordem do Mérito Cultural em 2018 após o discurso na ONU do RM), e por isso os membros do grupo começaram a entrar em serviço apenas agora.
O grupo anunciou em Outubro que os membros focariam mais em suas atividades solos e alguns membros iniciariam seus serviços militares, tendo a expectativa de que todos tenham finalizado seus serviços militares e retornado à ativa na indústria da música até o final de 2025.
Na Coreia existe uma lei sobre dispensas militares que concede essa exceção a atletas, músicos e artistas que conquistam os primeiros lugares em competições internacionais, uma vez que são considerados pessoas de “maior prestígio nacional”, como o caso do jogador Heung-min Son, do Tottenham, que foi dispensado por ter sido campeão nos jogos asiáticos.
Mesmo o grupo tendo popularizado o país e sua cultura mundialmente, e ajudado significativamente a economia do país, era muito especulado pelos próprios coreanos que eles deveriam sim prestar seu serviço, já que para eles o alistamento significa muito e que “todos os cidadãos de uma nação são responsáveis pela defesa de seu país”, e os próprios membros, mesmo tendo sido concedidos com a dispensa, optaram por realizar os serviços a seu país.
Existem casos de dispensas por questões de saúde ou físicas, assim como aqui no Brasil. Um bom exemplo é o caso do Heechul do Super Junior, que foi dispensado por conta de um acidente que sofreu anos atrás e que teria fraturado sua perna. No caso de Suga, os rumores são sobre como seu serviço acontecerá, já que o mesmo foi submetido a uma cirurgia em seu ombro dois anos atrás, por conta de um acidente que gerou uma luxação em 2012 e que após anos sem tratar deste ferimento, acabou gerando o rompimento da cartilagem de seu ombro esquerdo, algo bem sério e delicado, que causou muitas dores e desconforto ao rapper. De acordo com a nota oficial emitida pela empresa, a decisão foi tomada pensando em passar pelo procedimento para a preparação de seu serviço militar obrigatório, assim como dar continuidade a sua carreira posteriormente.
Como previsto, Suga não dispensou seu serviço militar, mesmo tendo uma lesão, porém existem vários tipos de serviços no país, como por exemplo serviço na banda do exército, como o artista Taemin estava prestando, e também os servidores públicos, que prestam assistência social ao país, onde geralmente pessoas lesionadas ou com alguma doença são designadas. Mas mesmo sendo possivelmente designado a servidor público, Suga ainda sim deverá passar por um pequeno treinamento de combate que dura 4 semanas, o qual é um procedimento padrão para todos não importando para qual setor irá posteriormente, já que o governo deixou claro que todos os membros seriam tratados e treinados como qualquer civil sul coreano.
A empresa se comunicou dizendo “Os membros do BTS planejam servir nas forças armadas sequencialmente de acordo com seus próprios planos. É difícil confirmar as informações pessoais do artista”. Jin se alistou no dia 13 de dezembro, como soldado da ativa, e apenas com seu alistamento oficial sabemos que supostamente entrou no centro de treinamento de recrutamento da 5° divisão de Infantaria, logo, resta aos fãs, aguardarem o alistamento oficial de Suga, para ter certeza sobre sua posição e condições no exército sul coreano. Ainda não é confirmado o período de tempo que cada membro passará em serviço, tendo a possibilidade de ser entre 18 e 21 meses. Independente de onde ou como ele vá servir, o que temos certeza é que ele terá todo o nosso apoio!