Matérias

SM & HYBE: ENTENDA O PROBLEMÁTICO CASO ENTRE EMPRESAS

Ana Beatriz Medella da Silva

Rio de Janeiro,   , Março, 2023

As últimas semanas estão sendo turbulentas no campo empresarial do Kpop. SM e HYBE têm tomado lugar de destaque na disputa pelo controle da SM Entertainment. E aqui na Hit! você já pode encontrar os primeiros passos desse caso, que teve início em 2022. 

De forma resumida, a fase 3.0 da SM, uma versão nova para a qual a empresa se orienta, não conta mais com a participação de Lee Soo-Man e tem a Kakao como maior acionista. Considerando esse ato como uma jogada ilícita, o escritório de advocacia que representa Lee Soo-Man, informou que entraria com um processo contra a SM. Logo, Lee Soo-Man vendeu parte de suas ações para a HYBE que, agora que ocupa uma cadeira no conselho administrativo, afirmou que não mudaria a estrutura da companhia. 

O pouco espaço de tempo para o acontecimento de tantas atualizações impressiona, mas todo o caso não terminou por aí. No dia 20 de fevereiro, um vídeo postado no canal oficial da SM demonstrou toda a insatisfação da SM em relação ao novo acionista. 

https://www.youtube.com/watch?v=mynwGHOG62A

O vídeo começa com a reafirmação dos valores da SM e de sua jornada em busca de um novo horizonte. Rapidamente mudando o assunto para os últimos acontecimentos, o CFO Cheol Hyuk Jang, afirma que a decisão de Lee Soo-Man foi hostil e que não houve consulta para que a atitude fosse realizada. Outro ponto que se destaca na sua fala é o de que a HYBE estaria se projetando para ter controle sobre as decisões da empresa por meio da diretoria. Ainda, acrescentou que caso a situação prossiga dessa maneira, os artistas da SM não seriam priorizados em relação aos da HYBE. Outros pontos mais específicos também foram explicados demonstrando que ter o conglomerado no conselho administrativo seria prejudicial à SM. 

De acordo com o CFO, não só a SM Ent. em si estaria sendo prejudicada como também seus artistas e, até mesmo, os planos previstos para o SM 3.0, que não estariam em total andamento. Além de também mencionar perdas financeiras e uma competitividade injusta entre as duas empresas, outro grupo que sairia perdendo são os próprios fãs com o possível aumento de preços de ingressos, por exemplo.  

        No dia 24 de fevereiro, outros dois vídeos foram postados, contendo respostas dos co-CEOs para o que está por vir na SM durante o ano e também foram respondidas perguntas feitas por fãs. 

Fonte: SMTOWN (canal oficial da SM Ent. no youtube).

Fonte imagem: Bang Si-Hyuk (esquerda) e Lee Soo Man (direita). Ilustração por Joan Wong site: https://www.billboard.com/pro/k-pop-hybe-battle-sm-entertainment-succession/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *