Matérias

Seventeen é o embaixador da campanha global de prevenção ao HPV

A vacina contra o HPV integra o programa de imunização de mais de 50 países, e no Brasil ela é disponibilizada gratuitamente

A MSD Korea (empresa global que investe em pesquisa e desenvolvimento na área da saúde e de vacinas), juntou-se ao boy group Seventeen, para divulgar e conscientizar sobre a importância da prevenção do HPV (Papilomavírus humano).

Um vídeo de divulgação da campanha foi lançado em vários meios de comunicação e canais digitais. Sob o slogan “Mude o futuro, mude o mundo” a campanha transmite a mensagem: “Não conhecemos o futuro, mas podemos mudá-lo por meio da prevenção do HPV”.

“Vemos isso como uma oportunidade valiosa para ser um embaixador global da campanha de prevenção do HPV para melhorar a saúde pública”, declarou o grupo.

Para o diretor executivo da MSD, Cho Jae-Yong Cho “através dessa campanha esperamos que mais pessoas reconheçam a importância de prevenir doenças e cânceres relacionados ao HPV e tomem medidas para evitá-los”.

Sobre o HPV e a vacinação

A vacina contra o HPV foi desenvolvida em 2006, na Austrália, e integra o programa de imunização de mais de 50 países.

Cerca de 20% dos cânceres humanos são causados por vírus, e destes, 50% são provocados pelo HPV. Um deles, é o câncer de colo do útero, que é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. É o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.

A melhor forma de prevenir o vírus é usar preservativo. No entanto, o preservativo não impede totalmente a infecção pelo HPV, já que as lesões podem estar presentes em áreas não protegidas. O exame preventivo de Papanicolau, para mulheres, também é uma forma de prevenir lesões que causam o câncer de colo do útero.

Outro meio é claro, é a vacinação, que no Brasil, mesmo com a disponibilidade da vacina gratuitamente através do SUS (Sistema Único de Saúde), o índice de vacinação contra o HPV de meninas brasileiras atinge apenas 57% e, nos meninos, não chega a 40%.

A indicação é que a vacinação ocorra antes do início da vida sexual, para que homens e mulheres estejam protegidos do vírus desde as primeiras relações e não o transmitam para seus parceiros e parceiras. Ela é indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade e meninos de 9 a 14 anos. 

São ou não são os reis da conscientização?

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestranda em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Apaixonada pela cultura pop e hallyu.

Nas horas vagas maratonista profissional de K-Dramas de terror.

Contato: kimberllysafraide@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *