Entrevistas, K-pop

Revelando tudo por trás das páginas do diário antigo — Entrevista Seori

Tradução: Samuel Eliasafe
Entrevista: Virginia Oliveira

Créditos de fotos: LABEL SAYU
Booking: Carol Steinert
Design: Vicky Barros

Parabéns, você acabou de encontrar a verdadeira felicidade, nossa Seori! Ela nos contou um pouco sobre toda sua jornada com a música, sua carreira, colaborações, aspirações e até sobre seus gêneros de música brasileiros preferidos! Também pudemos entender um pouco mais sobre seu mais novo EP, “Fake Happy”, e toda sua linda, profunda e única mensagem.

Time HIT!: Mesmo antes do YouTube, como era sua relação com a música? Você já tinha esse interesse desde a infância?

Seori: Desde criança, queria me tornar uma cantora. Conforme crescia, descobri que meus artistas favoritos eram não só cantores, mas também compositores, então comecei a sonhar em seguir os mesmos passos que eles e comecei a escrever músicas.  

Time HIT!: Quando você começou a postar seus covers no YouTube e por quê? Além disso, como foi o processo de criar um canal e decidir compartilhar seu talento com o mundo? Você esperava tudo que aconteceu depois? Você começou postando covers ou músicas autorais? 

Seori: Meu professor de composição musical me encorajou, dizendo que eu deveria cantar minhas próprias músicas. Meus amigos que postavam covers no YouTube ativamente também me motivaram, o que me deixou curiosa para descobrir uma razão concreta para cantar. Comecei, então, postando covers. O primeiro deles foi “come pit and play” da Billie Eilish. Foi uma experiência muito surpreendente e gratificante ver os números de visualizações ultrapassarem minhas expectativas. Isso me motivou a apressar meu debut com uma música autoral. 

Time HIT!: Quando você decidiu realmente seguir a carreira musical?

Seori: Durante minhas sessões de aconselhamento profissional no ensino médio, comecei a reconsiderar seriamente meus sonhos e, pela primeira vez, ficou claro para mim que eu não queria ser nada além de musicista.

Time HIT!: Sua carreira começou durante a pandemia, certo? Como foi isso para você?

Seori: A pandemia aconteceu enquanto eu decidia o tempo certo para lançar minhas músicas que já estavam prontas. Eu pensei que não duraria muito e fiz meu debut, mas demorou mais do que imaginava para que tudo se normalizasse. A espera foi frustrante, mas felizmente, com a ajuda da internet, pude ganhar reconhecimento.

Time HIT!: Sobre seu nome artístico, por que você escolheu “Seori”?

Seori: A palavra “seori” significa “geada” em coreano. Achei a palavra bonita e achei que suas conotações combinavam bem com minha música.

Time HIT!: Você fez algumas colaborações até agora, com eaj, GIRIBOY, TXT… De todas essas, qual você considera a mais inesperada e por quê?

Seori: No caso de “The Long Night”, procurei primeiro GIRIBOY para a colaboração, que ele gentilmente aceitou. Quanto a eaj e TOMORROW X TOGETHER, fiquei genuinamente surpresa e tive a sorte de receber a oferta. Foi uma experiência inacreditável, pois eu já era uma grande fã do trabalho deles.

Time HIT!: Para você, existem regras quando se trata de criação de músicas?

Seori: Na verdade, não acho que existam regras. Eu apenas sigo meus sentimentos, mantenho minha mente aberta e me esforço para obter uma gama diversificada de resultados criativos.

Time HIT!: Existe algum gênero musical que você deseja explorar no futuro?

Seori: Tenho pensado muito ultimamente sobre gêneros musicais. Gosto de muitos tipos diferentes de música, desde música de banda até noir, e embora haja muito mais que eu queira experimentar, ainda quero que minhas novas músicas tenham uma transição de gêneros natural e coerente com os lançamentos de meus álbuns anteriores.

Time HIT!: Qual é a sua principal fonte de inspiração?

Seori: A inspiração nem sempre está lá como eu gostaria que estivesse. Como resultado, tenho que buscá-la constantemente em novas experiências, filmes, livros, reflexões e músicas, especialmente porque, no meu caso, ela não vem de uma fonte estabelecida.

Time HIT!: Todo mundo tem algo a dizer quando ouve suas músicas, mas queremos saber: como você define seu próprio som?

Seori: Este é mais um objetivo meu do que uma definição, mas minha principal atividade é explorar uma variedade de músicas sem me limitar a um gênero específico. Ao mesmo tempo, não quero que a minha música seja considerada “sem um gênero específico”. O meu objetivo é fazer com que a minha música pareça um todo consistente que reflita a identidade sólida do artista.

Time HIT!: Sua voz é linda e tem uma vibe celestial. Você tem algum tipo de cuidado específico com sua voz? Como exercícios ou similares? 

Seori: Muito obrigada! Hoje em dia, procuro conscientemente beber muita água. A prática vocal ajuda muito, claro. Pratico principalmente diferentes técnicas e expressões vocais para demonstrar uma ampla gama de habilidades.

Time HIT!: Ao longo de sua discografia, podemos perceber que você aborda os sentimentos de uma forma muito sincera e honesta. Como você se sente sendo tão sincera e até um pouco vulnerável com sua mensagem?

Seori: Adotei uma abordagem especialmente genuína em meu último lançamento. Meu foco era transmitir emoções autênticas na letra, com o objetivo de criar uma experiência mais significativa e compreensível para mim e para os fãs, que esperavam ansiosamente pelo álbum. Definitivamente, eu me preocupei em revelar minhas inseguranças e vulnerabilidades, mas procedi com base na crença de que vale a pena correr esse risco para criar algo bonito e que ressoe nos ouvintes.

Time HIT!: Algo que desperta muita curiosidade é que você tem músicas tanto em coreano, quanto em inglês. Como você aprendeu inglês e como é para você compor em uma língua estrangeira?

Seori: Tanto a língua coreana quanto a inglesa são fascinantes. Embora ainda tenha muito a melhorar, tenho estudado inglês continuamente e desejo integrar seu charme às minhas músicas. Embora seja definitivamente uma tarefa difícil, escrever letras em inglês tem sido um processo de aprendizagem muito útil para mim.


Time HIT!: Sobre o seu recente lançamento, como nasceu o EP “Fake Happy”? Você pode me contar um pouco sobre o contexto em que o álbum foi criado?

Seori: Algumas das músicas do EP eram demos previamente concluídas, mas foi durante a produção do single “Broken” que a direção do álbum ficou clara. Trabalhando em “Broken”, percebi que poderia transmitir minhas histórias mais sinceras através da música, o que achei que seria muito significativo. Isso exigiu que eu mergulhasse muito em meu eu interior, além de envolver-me em conversas profundas com as pessoas ao meu redor e revisitar meu antigo diário.

Time HIT!: O que você quis dizer ao nomear o álbum e a faixa-título “Fake Happy”? E como foi o processo de escolha da faixa título?

Seori: Trabalhei no EP “Fake Happy” quando eu estava refletindo sobre meus arrependimentos passados e o significado da felicidade. Eu estava organizando meus pensamentos agrupados em um papel quando comecei a me perguntar: “Será que a verdadeira felicidade existirá depois de todos esses esforços? E se for falso?”. Foi durante essa introspecção que a frase “Fake Happy” (N.T: Felicidade falsa) me veio à mente, e achei que continha a energia perfeita para servir de título para a faixa central do EP. Embora eu tivesse originalmente planejado usar um título diferente para o EP, acabei batizando-o com o nome da faixa-título para enfatizar seu tema central.

Time HIT!: Quais foram os objetivos deste projeto? O que você queria transmitir com o EP?

Seori: No fim das contas, foi empatia. A vida nem sempre é um mar de rosas e cada um tem os seus próprios desafios a enfrentar. Queria poder levar uma mensagem de empatia aos ouvintes, partilhando as minhas histórias de ter passado por lutas semelhantes, com base na crença de que é a melhor forma de proporcionar uma sensação de consolo.

Time HIT!: Existe alguma música do EP “Fake Happy” que você acha que combina mais com você do que com as outras? Qual e por quê?

Seori: Isso muda todos os dias. Hoje é “Kill the day”. É a música mais animada do álbum e sua mensagem é sobre não perder tempo, algo que tenho levado a sério ultimamente.

Time HIT!: Qual é a sua lembrança favorita de quando filmou o MV, compôs e criou o esboço deste trabalho?

Seori: A filmagem do MV foi um processo memorável e divertido. Precisávamos de muitos clipes, então foi divertido juntá-los, incluindo meus vídeos diários, como um vlog. Estar no set ao lado de um diretor talentoso e de outros membros da equipe foi uma experiência agradável. Também não posso esquecer a satisfação que senti quando a mixagem final foi feita, prevendo o que os fãs iriam pensar.

Time HIT!: E qual foi o momento mais difícil na criação deste trabalho recente?

Seori: Estar responsável pelo conceito geral e da vibe do álbum foi divertido, mas também uma tarefa desafiadora. Escrever a letra também não foi fácil porque tive que me aprofundar e enfrentar um misto de emoções. A parte mais difícil foi escrever a letra de “Broken”.

Time HIT!: Em quatro anos muita coisa aconteceu, não é? Você sente que as coisas estão acontecendo muito rápido em sua carreira?

Seori: Ainda tem muita coisa que quero fazer, mas o tempo passa rápido demais. Às vezes, eu gostaria de poder voltar no tempo. Sinto que sou o tipo de pessoa que se apega ao passado, mesmo sabendo que nada é para sempre. Ainda assim, sou grata por tudo o que aconteceu nos últimos quatro inesperados anos. Em vez de ficar pensando em arrependimentos, tentarei me concentrar em mais coisas que estão por vir e me comprometerei a fazer o meu melhor, como sempre.

Time HIT!: E você também ganhou muita atenção e popularidade! Como você se sente em relação a isso?

Seori: Estou muito grata por vocês me verem dessa forma, mas ainda anseio por mais e estou ansiosa para trabalhar mais para que minha música e performances possam alcançar um público ainda mais amplo.

Time HIT!: Há algo que você deseja alcançar no futuro, em termos musicais?

Seori: Quero colaborar com mais artistas que admiro e ampliar minha presença de palco por meio de performances. Também estou ansiosa para fazer muitos shows, pequenos ou grandes, interagir com o público e sentir sua energia. Sinto que ainda não realizei muito, por isso estou empenhada em atingir todo o meu potencial.

Time HIT!: E o que te motiva a continuar em busca de seus objetivos?

Seori: O princípio que me guia é que as palavras se transformam em sementes. Procuro sempre pensar que vou ter sucesso, o que é uma grande fonte de motivação. Ultimamente, tenho esquecido um pouco disso, então estou me esforçando para sempre manter isso em mente.

Time HIT!: O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Seori: Gosto de ler romances hoje em dia, principalmente os de mistério. Eu até assisto essas histórias no YouTube. Quando estou com vontade de dar boas risadas, gosto de assistir programas de entretenimento.

Time HIT!: Para Seori, como seria o dia ideal?

Seori: Ele pode acontecer de duas maneiras: nos dias em que tudo corre perfeitamente como planejado ou naqueles dias em que você pode aproveitar os doces momentos não planejados. O prazer de visitar um destino não planejado e eventualmente se apaixonar por ele é uma experiência tão agradável que até parece um presente surpresa. Embora estas sejam duas respostas muito contrastantes, ambas têm significado. Normalmente quero ser produtiva e organizada, mas também desfrutar de bons momentos, para que ambos façam sentido para mim. Talvez eu possa me comprometer, mantendo uma rotina durante seis dias da semana e me permitindo seguir o fluxo por um dia.

Time HIT!: O que você recomendaria para aqueles do seu público que não conseguem expressar o que estão sentindo?

Seori: Em primeiro lugar, quero que as pessoas não se sintam obrigadas a se expressar, porque quando você fica preso nesse sentimento, tudo fica estranho. Você pode tentar registrar tudo em um diário ou outras pequenas atividades. Na minha opinião, anotar seus pensamentos pode ser muito útil para introspecção e reflexão.

Time HIT!: Você tem uma lembrança engraçada ou plena sua com seus fãs que gostaria de compartilhar?

Seori: No ano passado, tive a oportunidade de fazer um pequeno show com a LCDC e, para minha surpresa, apareceram mais fãs do que eu esperava. Como resultado, realizamos um fanmeeting/sessão de autógrafos improvisada, o que me deixou muito feliz. Foi uma experiência maravilhosa ter tantas pessoas vindo ouvir minha música e me conhecer, apesar da minha aparição inesperada.

Time HIT!: Você conhece música brasileira? 

Seori: Sempre amei bossa nova e samba, e adoraria fazer músicas nesses estilos. Seria incrível se tivesse oportunidade de fazer alguma colaboração no futuro. 

Time HIT!: Você já pensou em fazer um show aqui no Brasil?

Seori: Estou ansiosa por esse dia! Começarei a arrumar minhas malas imediatamente assim que tiver a chance de fazer um show no Brasil.  

Time HIT!: Mande um recado para seus fãs brasileiros. 

Seori: Olá, fãs brasileiros! Sou Seori, uma cantora e compositora coreana, e sou muito grata por seu amor e apoio à minha música. Com certeza irei ao Brasil para me apresentar para vocês no futuro. Vejo vocês em breve! Espero que vocês fiquem sempre saudáveis e felizes. Amo vocês!

(1) Comentário

  1. Geovana diz:

    Te amo Seori e espero ansiosa por um show aqui! Que entrevista maravilhosa! Obrigada Hit!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *