Matérias

REALITIES DO K-POP: GIRLS PLANET 999

São Paulo, 02, fevereiro de 2023
Texto por: Jez Duarte

Na edição passada do “Realities do K-POP”, falamos sobre o reality show que formou o Stray Kids e passamos por momentos difíceis lembrando da trajetória dos meninos. Dessa vez o tema será “Girls Planet 999”, então os Kep1ers e Planet Guardians podem ir se preparando!

Girls Planet 999 (걸스 플래닛 999) teve 12 episódios e foi transmitido entre 6 de agosto de 2021 e 22 de outubro de 2021 pela Mnet. O programa contava com 99 participantes, sendo 33 coreanas, 33 japonesas e 33 chinesas, que teriam que cumprir missões e sobreviver a uma série de eliminações até que fosse formado um grupo com apenas 9 integrantes.

O programa, que nada mais era do que uma reformulação do Produce após a polêmica de sua última edição, contava com sete anfitriões principais com funções distintas.

Tivemos o lindíssimo ator Yeo Jin Goo (Hotel del Luna) na função de “Planet Master”, ou seja, o apresentador do programa. Tiffany e Sunmi apareceram como “K-Pop masters”, figuras que estavam lá para aconselhar de acordo com suas experiências no ramo. Jang Ju Hee e Back Koo Young foram “Dance Masters”, os mentores de dança, e Im Han Byul e Jo A Young foram “Vocal Masters”, aqueles que estavam encarregados do treinamento vocal das participantes.

divulgação: mnet

https://pbs.twimg.com/media/E9dqOLAUYAEYpbF?format=jpg

Os jurados do programa, todavia, eram os “Planet Guardians”, os telespectadores do reality que votavam em suas candidatas preferidas. A partir desses votos, e mais alguns benefícios adquiridos através de missões, eram estabelecidos rankings. As participantes que ficavam abaixo da posição de corte do programa eram eliminadas e uma nova rodada de votos e missões acontecia.

Antes do programa começar, foi realizado uma espécie de “pré-treinamento” onde as garotas aprenderam a música tema da edição, “O.O.O”, e gravaram diversos vídeos para que o público pudesse conhecê-las de antemão. As que se saíram melhor nessa etapa ganharam posição de destaque já no vídeo promocional e um ranking inicial foi estabelecido pelos Masters. Estes foram liderados por Kim Dayeon (Coreia), Ezaki Hikaru (Japão) e Shen Xiao Ting (China) no primeiro lugar de cada grupo.

Então, oficialmente iniciado o primeiro episódio, as participantes foram divididas em 33 trios nomeados como “células”. Cada uma continha uma garota coreana, uma chinesa e uma japonesa, que teriam que não apenas realizar missões em conjunto e dividir o quarto no dormitório do programa, mas também seriam as três eliminadas caso falhassem em ficar acima do número de corte no ranking.

As células inicialmente foram decididas de acordo com características em comum das integrantes, variando desde colocar o trio que liderava os três grupos juntas até coisas não relacionadas ao programa, como meninas que gostavam da mesma comida.

As primeiras performances ocorreram numa missão demonstrativa chamada “Stage Planet Demo”. Nela, as participantes se dividiram e realizaram apresentações em que mostravam seus talentos para os “Planet Guardians” e demais concorrentes, enquanto os Masters faziam avaliações de quais eles julgavam terem potencial de ir até a final e debutar.

Foi nessa fase em que ocorreu um dos momentos mais memoráveis do programa: Fu Ya Ning, candidata do grupo chinês, causou um tremendo alvoroço ao rivalizar diretamente com Choi Yujin, ex-integrante coreana do CLC, enquanto pretendia apresentar a música “HELICOPTER” do grupo e alegava que faria melhor que o original. A rivalidade, porém, não se estendeu muito e mais pra frente as duas até ficaram amigas e dançaram a música juntas.

A participação de Choi Yujin no programa ainda era surpresa para muitos, mas ela não foi a única ex-integrante de um grupo que já havia debutado entre as concorrentes. Havia também membros do Cherry Bullet, Fanatics, LIMESODA, dentre outros.

O primeiro TOP 9, com base na avaliação dos Masters, foi o seguinte:

  1. Ezaki Hikaru (에자키 히카루) / (江崎 ひかる)
  2. Kang Yeseo (강예서)
  3. Shen Xiao Ting (션샤오팅) / (沈小婷)
  4. Su Rui Qi (수루이치) / (苏芮琪)
  5. Jeong Jiyoon (정지윤)
  6. Seo Youngeun (서영은)
  7. Choi Yujin (최유진)
  8. Cai Bing (차이빙) / (蔡冰)
  9. Kuwahara Ayana (쿠와하라 아야나) / (桑原 彩菜)

Após revelarem seus rankings iniciais e terem as apresentações julgadas pelos Masters, as meninas tiveram a oportunidade de reorganizar suas células. Como já era esperado, muitas de rankings mais altos preferiram ficar juntas, outras preferiram equilibrar o time de acordo com suas habilidades. Algumas, porém,  escolheram manter as células para as quais haviam sido designadas pelo programa.

Reorganizados os trios, elas participaram na manhã seguinte de uma atividade de conexão com suas parceiras. Elas teriam que encontrar fotos de infância umas das outras dentre várias fotos de crianças. As vencedoras dessa atividade ganharam o benefício de escolher primeiro quem gostariam de ter em seu time na primeira missão oficial do programa.

A chamada “CONNECT MISSION” dividiu as meninas em grupos de 3 células (9 participantes no total) para fazer uma batalha de covers. Dois grupos apresentariam a mesma música e a melhor performance ganharia o benefício de ter duplicado os votos das últimas 24 horas antes do encerramento das votações, o que poderia  muito bem salvá-las da eliminação mais tarde. As músicas apresentadas foram “How You Like That” do BLACKPINK, “The Fifth Season” do Oh My Girl, “Fiesta” do Iz*One e “Yes or Yes” do Twice.

Como havia um número ímpar de grupos, foi também adicionado um trio que apresentaria músicas de boygroups distintos e competiriam entre si valendo o triplo de votos nas últimas 24 horas de votação. As canções disputadas eram “Pretty U” do Seventeen, “The Eve” do EXO e “MIC Drop” do BTS.

Após as vencedoras serem decididas, chegou o momento da primeira eliminação. Foi informado que o programa cortaria logo de cara quase metade das concorrentes!

O corte brutal de 45 participantes não veio sem muitas lágrimas e um dos momentos mais marcantes dessa etapa com certeza foi Wen Zhe sendo salva pelos Masters no dia de seu aniversário com um “Planet Pass”. Quer um presente melhor do que esse?

Não apenas ela, mas outras duas jovens, cada uma de um grupo de nacionalidade diferente, tiveram a sorte de ganhar esse “Planet Pass” e evitar a eliminação.

Até esse momento o TOP 9 era formado por:

  1. Kawaguchi Yurina (카와구치 유리나) / (川口 ゆりな)
  2. Shen Xiao Ting (션샤오팅) / (沈小婷)
  3. Ezaki Hikaru (에자키 히카루) / (江崎 ひかる)
  4. Choi Yujin (최유진)
  5. Sakamoto Mashiro (사카모토 마시로) / (坂本 舞白)
  6. Su Rui Qi (수루이치) / (苏芮琪)
  7. Cai Bing (차이빙) / (蔡冰)
  8. Kang Yeseo (강예서)
  9. Kim Chaehyun (김채현)

Passado esse primeiro sufoco, a próxima fase teve início. A missão nomeada “COMBINATION MISSION” causou surpresa a todos por já trazer o desmembramento das células. Agora, as meninas teriam que formar novas parcerias para realizar as apresentações.

Aqui havia três possibilidades para elas:

  1. Participar de um trio e competir contra outros cinco grupos.
  2. Participar de um grupo de seis integrantes e competir contra outros dois grupos.
  3. Participar de um grupo de nove integrantes e competir contra um grupo apenas.

O número de pontos do benefício era o mesmo para os três grupos vencedores. Sendo assim, os trios teriam maior concorrência, mas ganhariam individualmente mais pontos, enquanto os grupos de nove teriam menos concorrentes, mas ganhariam individualmente menos pontos com a vitória.

O elemento que seria julgado em cada música já havia sido pré-estabelecido entre dança, rap e vocal e a ordem de escolha foi com base no ranking das votações, então as meninas de rankings mais baixos passaram por maus bocados por terem as músicas desejadas já escolhidas e ficarem com o que havia “sobrado”.

Contudo, isso não impediu que o time da música “We Are” de Woo Won Jae, que inclusive foi um jurado especial nessa missão para avaliar os raps, se desse mal! As meninas podem não ter vencido no programa, mas aqui no meu coração elas pra sempre serão as vencedoras pelo trabalho duro e entrega que fizeram com essa apresentação. Wen Zhe com certeza fez valer o “Planet Pass” que ganhou.

A equipe que também arrasou e acabou por vencer a competição dos trios foi formada por Huh Jiwon, Sakamoto Mashiro e Fu Ya Ning, que cantaram “In The Morning” do ITZY. O desafio das meninas era voltado principalmente para os vocais, mas elas resolveram ir além e também coreografaram a performance! 

Foi numa equipe de seis integrantes, porém, que surgiu uma das apresentações mais emocionantes do programa. Com Kang Yeseo encarregada da Killing Part, a interpretação das meninas de “Fate” de Lee Sun Hee foi simplesmente impecável e, claro, venceu a disputa pelos pontos de benefício. 

Foi nessa fase também que pudemos ver a apresentação icônica de “Ice Cream” do BLACKPINK com Selena Gomez. Esta apresentação de dança trouxe à tona o porquê de Kim Dayeon ter sido escolhida como a número 1 do ranking inicial entre as coreanas. Além de liderar e coreografar a música, ela foi encarregada da Killing Part. Kim Dayeon poderia ter aproveitado a situação para trazer toda a atenção do público para si, mas ao invés disso conduziu a apresentação de tal forma que, ao assistir, a sensação que passa é que todas as meninas tinham a sua Killing Part também. Simplesmente incrível!

Entretanto, enquanto Kim Dayeon subia no conceito de todos os “Planet Guardians”, Cai Bing teve início ao seu declínio no programa.

A participante que chamou atenção dos “Planet Guardians” logo na fase “Stage Planet Demo” por seu olhar matador e habilidades distintas acabou se mostrando não tão boa no papel de líder quanto a do time rival, Kim Dayeon. O grupo que apresentou “Salute” do Little Mix tinha ótimas integrantes, mas o desenvolvimento dos ensaios deixou um pouco a desejar e o motivo caiu bem nas costas da participante chinesa.

A situação para ela apenas piorou quando se viu na missão seguinte no mesmo time de Kim Dayeon e disputando o papel de liderança contra a coreana. No fim, ela aceitou a derrota após perceber que o time não a queria naquele papel.

A missão intitulada “Creation Mission” trouxe as tão esperadas músicas originais do programa. Nela, foram escolhidos dois grupos para cada música, mas apenas um realizaria a apresentação, pois novamente teríamos um corte significativo na quantidade de participantes do programa.

Agora que não haviam mais células, as eliminações se deram dentro de cada grupo por nacionalidade. Restariam apenas o top 8 entre as coreanas, japonesas e chinesas, mais o trio daquelas que seriam salvas pelos Masters com o “Planet Pass”.

O TOP 9 dessa rodada foi:

  1. Shen Xiao Ting (션샤오팅) / (沈小婷)
  2. Kim Dayeon (김다연)
  3. Ezaki Hikaru (에자키 히카루) / (江崎 ひかる)
  4. Sakamoto Mashiro (사카모토 마시로) / (坂本 舞白)
  5. Kawaguchi Yurina (카와구치 유리나) / (川口 ゆりな)
  6. Choi Yujin (최유진)
  7. Su Rui Qi (수루이치) / (苏芮琪)
  8. Kim Chaehyun (김채현)
  9. Nonaka Shana (노나카 샤나) / (野仲 紗奈)

Após as eliminações, que novamente nos deixaram de coração partido, alguns grupos precisaram reformular seus times. Por algum milagre do destino, as meninas que restaram em “Shoot!” foram as únicas que não precisaram mudar nada.

As integrantes que haviam passado para a próxima fase do programa estavam encarregadas de partes diferentes da música e não tinham intenção de trocar seus papéis. Quais são as chances disso acontecer?!

E, apesar de geralmente não atuar como vocalista principal, podemos ver que em “Shoot!” Choi Yujin brilhou nas notas altas e as meninas fizeram, num geral, uma ótima apresentação. Como os Masters mesmo expressaram, se alguém me dissesse que esse grupo já debutou, eu acreditaria!

As demais participantes apresentaram as maravilhosas “Utopia”, “U+Me=LOVE” e “Snake”. Apesar de “Snake” com certeza ser a música mais aguardada do programa, o time que se saiu melhor na apresentação ao vivo foi o de “U+Me=LOVE”, que ganhou o benefício da etapa. Este garantia para cada uma duas vezes os votos que recebessem nas últimas horas de votação.

E quando as meninas achavam que essa fase tinha acabado e agora era só rezar para os “Planet Guardians” votarem muito nelas… mais uma missão foi revelada.

Na “O.O.O Mission”, elas foram divididas em 3 grupos, dois de 9 e um de 8 integrantes (houve uma desistência nessa etapa por problemas de saúde). As participantes tiveram que ensaiar a coreografia da música tema no formato para aquela quantidade de membros e foram feitas fancams da apresentação de cada uma delas. As que tiveram mais visualizações em cada grupo ganharam o benefício de 80.000 pontos (8 integrantes) e 90.000 (9 integrantes).

As vencedoras foram Choi Yujin, Huening Bahiyyih e Seo Youngeun.

E então, a temida eliminação da semifinal. Quantos rostinhos veríamos tristes dessa vez por não terem conseguido avançar mais uma etapa?

Agora, sem qualquer tipo de restrição de grupo, haviam sobrado somente as 17 mais votadas e apenas uma pôde ser salva pelo “Planet Pass”. A escolhida foi Guinn Myah, que brilhou em todas as suas performances apesar de sua pouca idade.

O ranking do TOP 9 ficou:

  1. Shen Xiao Ting (션샤오팅) / (沈小婷)
  2. Kim Dayeon (김다연)
  3. Mashiro Sakamoto (사카모토 마시로) / (坂本 舞白)
  4. Hikaru Ezaki (에자키 히카루) / (江崎 ひかる)
  5. Choi Yujin (최유진)
  6. Yurina Kawaguchi (카와구치 유리나) / (川口 ゆりな)
  7. Shana Nonaka (노나카 샤나) / (野仲 紗奈)
  8. Fu Ya Ning (푸야닝) / ( 符雅凝)
  9. Seo Youngeun (서영은)

Finalmente, chegamos na última missão. Aqui foi bem simples, existiam dois grupos de 9 garotas. O que fizesse melhor, ganharia o destaque na parte final da música.

Foi nesse longo último episódio de mais de três horas (sem contar os comerciais), que vimos vários momentos fofos das meninas e ouvimos pela primeira vez o nome do grupo que as vencedoras formariam: Kep1er.

À parte de toda a disputa, as meninas se uniram nesse último episódio para cantar uma emocionante canção chamada “Another Dream”!

Os votos foram computados em duas fases, a primeira antes da transmissão ao vivo e a segunda durante, quando cada um dos votos seria duplicado.

Depois de muita espera e ansiedade, o TOP 9 final foi revelado:

  1. Kim Chaehyun (김채현)
  2. Huening Bahiyyih (휴닝바히에)
  3. Choi Yujin (최유진)
  4. Kim Dayeon (김다연)
  5. Seo Youngeun (서영은)
  6. Kang Yeseo (강예서)
  7. Hikaru Ezaki (에자키 히카루) / (江崎 ひかる)
  8. Mashiro Sakamoto (사카모토 마시로) / (坂本 舞白)
  9. Shen Xiao Ting (션샤오팅) / (沈小婷)

Como não pode deixar de acontecer em um reality show da Mnet, principalmente após o último Produce, o TOP 9 final causou surpresa e desconfiança em alguns. Afinal, de onde havia surgido Huening Bahiyyih, que não havia entrado no TOP 9 durante o programa inteiro e de repente estava em segundo lugar? Como Shen Xiao Ting passou do primeiro lugar para nono? Muitos questionamentos foram levantados, mas é importante lembrar que algumas das integrantes finais tinham um grande apoio de fora, seja de suas antigas companheiras de grupo e fandom já previamente estabelecido ou de seus familiares famosos (como foi o caso de Bahiyyih). Sinceramente, se foi apenas isso que influenciou nesse resultado, nenhuma regra do programa foi quebrada e a colocação das garotas não deveria ser questionada nesse sentido. Se há alguma reclamação, deveria ser direcionada ao modelo do programa que permitiu isso, certo?

Infelizmente, não foi dessa vez que algumas de nossas preferidas conseguiram debutar, mas já temos várias delas que conseguiram o feito após o programa e outras que voltaram para seus grupos de origem.

Ufa! Terminamos por hoje. Agora só nos resta assistir esta apresentação das finalistas e acompanhar os próximos anos de suas carreiras juntas!

Sobre o autor

Diretora de Redação na HIT! Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *