A JYP Entertainment está sendo amplamente criticada após anunciar o novo preço do membership (fã-clube oficial) do Stray Kids. O valor teve um aumento real de mais de 40% em relação ao ano passado.
O pacote completo (adesão, kit físico e boneco) chegava a quase 80 mil won. Após fortes protestos, a JYPE refez a proposta e separou os custos: a adesão básica agora custa 39.900 won, sem o kit físico, que passou a custar 10 mil won à parte. O “boneco” foi cancelado.
No ano passado, o membership custava 35.000 won com o kit físico incluso e agora, para ter o mesmo conteúdo, os fãs devem gastar cerca de 50.000 won. A empresa tentou vender a mudança como um “ajuste”, mas os fãs reclamam que na verdade eles apenas removeram um item e mantiveram o preço base, basicamente sem mudança alguma, quase como uma “punição”.
A revolta chamou a atenção dos próprios membros do Stray Kids. Seungmin curtiu uma publicação pedindo que a JYPE ouvisse os STAY e reduzisse os preços e o Hyunjin respondeu a uma fã dizendo: “Vou aceitar só o seu coração, você não precisa gastar dinheiro”.
Os comentários foram vistos como um sinal claro de que os artistas estão cientes do desgaste da base de fãs e parecem não concordar com a política de preços agressivos.
Segundo analistas, o provável motivo deste aumento se deve a queda na lucratividade da JYPE. A empresa estaria pressionando ao máximo seus grupos já consolidados, como o Stray Kids, para manter os resultados.
No entanto, especialistas econômicos alertam que essa estratégia pode gerar lucro rápido, mas desgasta a confiança dos fãs no longo prazo: “O fã-clube não é apenas um produto, mas uma estrutura de longo prazo baseada na premissa de uma relação de confiança com os fãs”.
Fonte: 1

