São Paulo, 21 de Dezembro de 2022
Texto por: Thamires Sanchis
Oferecendo oportunidades em relação ao acesso do tão amado K-Pop no Vietnam, a rede de televisão VTVCab (Vietnam Television Cable Corporation) assinou um contrato de cooperação estratégica recentemente com a organização World K-Pop Centre, da Coréia, para construir o primeiro centro de treinamento do gênero em Hanoi, capital e segunda maior cidade do país em questão.
Ambos países que estão envolvidos na parceria constroem já há trinta anos relações diplomáticas, tendo prosperado e conseguido inúmeras conquistas em vários setores desde então, incluindo os de política, economia, cultura, sociedade e educação. Especialmente no setor da economia, há um grande holofote na Coréia quanto ao cenário geral nessa cooperação bilateral dos países, sendo uma das mais importantes parcerias que o Vietnam tem, já que ela está no topo quando se trata de investimentos, assistência oficial ao desenvolvimento, trabalho, turismo e troca comercial.
O local a ser construído com essa colaboração será como um espaço que qualquer pessoa apaixonada por K-Pop poderá utilizar, porém a grande intenção é de construir uma base de treinamento, junto da intenção estratégica da própria emissora VTVCab de gerenciar executivamente artistas, como é muito visto na cena do gênero na Coréia.
Com essa nova jogada estratégica, os dois lados possuem muita fé que o projeto irá prosperar. Quando abordado sobre o assunto, Bui Huy Nam, diretor geral da VTVCab, disse que acredita que o centro de treinamento será definitivamente um grande sucesso, por conta justamente dessa união com a World K-Pop Centre, que tem vasta experiência já em produzir muitos artistas famosos na Coréia, e também por conta, claro, da sua própria emissora, que fornece grande cobertura para o país junto com o enorme amor por K-Pop para todo o povo também.
Já vendo pela perspectiva de futuro do negócio, há também a intenção de desenvolver e expandir a indústria do K-Pop e do V-Pop e suas culturas localmente e também internacionalmente. Sendo uma crença mútua, ainda assim, o grande potencial para negócios que provém disso cai justamente sobre a música e cenário de entretenimento vietnamita, já que será um projeto local que pode crescer cada vez mais em seu próprio país.
O diretor geral da emissora que está investindo nisso ainda falou que essa é a primeira vez que um centro de música fornecerá um serviço de treinamento pelos experts da Coréia, que vão, inclusive, participar das atividades de treinamento em pessoa no Vietnam. Além disso, o papel deles vai ser de descobrir e trazer à luz não apenas o país por si só, mas também artistas vietnamitas com seus talentos para música.
Quando se trata do que o diretor geral da World K-Pop Centre, Park Sung Jin, tem a dizer, ele acrescenta que devido ao que eles fazem com sucesso pela organização, eles esperam que esse modelo de produção também possa ser aplicado na indústria do entretenimento do Vietnam de uma forma boa, ajudando a se desenvolver brilhantemente.
“Nós vamos trazer para o centro de treinamento experiências já praticadas na Coréia e recursos de ambos lados da parceria, para dar oportunidades aos jovens vietnamitas de aproveitarem mais o espaço profissional de treinamento para melhorar suas habilidades e expandir ainda mais suas influências, não só para o Sudeste da Ásia como também para o próprio continente asiático e até o mundo,” também pontuou. “Até agora, mais de 400 artistas se juntaram a nós na Coréia. Esperamos que, com isso, iremos receber e treinar por volta desse número de artistas e até mais no Vietnam.”
A previsão de abertura do centro é para o primeiro semestre de 2023 e mais informações sobre isso serão reveladas aos poucos. Depois de sua inauguração, um programa de procura, treinamento e gerenciamento de artistas, intitulado “Click The Star”, será lançado oficialmente pela VTVCab também em parceria com a World K-Pop Centre.
Sendo uma organização localizada em Namsan, na Coréia, a World K-Pop Centre é uma das melhores instituições educacionais que existem na procura de expandir a cultura do K-Pop pelo mundo, em cooperação com a Universidade Nacional de Artes da Coreia e o Ministério da Cultura e Turismo.
Por conta da crescente onda Hallyu, o objetivo do Centro é promover o desenvolvimento equilibrado da marca coreana que o K-Pop se tornou, fornecendo treinadores globais e recursos financeiros para as indústrias da cultura e artes. Eles conduzem parcerias com todo o mundo, incluindo principalmente emissoras e outras vertentes de entretenimento, agências de produção para artistas profissionais e desenvolvimento de staff.
A instituição coreana tem filiais em vários países, como, por exemplo, na China, Japão, Tailândia, México e em muitos outros países, até no Brasil! Pode-se ver grandes projetos no país através da parceria que eles mantém aqui também.
Com essas diversas parcerias, é provável que a expansão do K-Pop continue e marque ainda outros lugares com seu poder de conquista. Não é novidade que o gênero tem se tornado mais e mais viral com o tempo!
Fontes: VietnamPlus e vietnam.vnanet