Matérias

Prime Video produzirá documentário sobre Lee Sooman: O fundador da SM Entertainment

São Paulo, 08 de Dezembro de 2022
Texto por: Jez Duarte

O Prime Video está produzindo um documentário sobre o fundador da SM Entertainment, Lee Soo Man.

Intitulado “Lee Soo Man: The King of K-Pop” (Lee Soo Man: O Rei do K-Pop) e produzido pela companhia This Machine, o documentário contará sobre trajetória do homem responsável por grupos como H.O.T., S.E.S., Shinhwa, TVXQ, Super Junior, Girls’ Generation, SHINee, f(x), EXO, Red Velvet, NCT, aespa, e outros artistas.

A data de lançamento ainda não foi anunciada, porém, o que acham de já conhecer um pouco sobre o homem que mudou o rumo da história do k-pop?

Lee Soo Man, antes de ser um grande empresário, era cantor. Ele iniciou sua carreira musical no final dos anos 70 e foi apenas após ir para a Califórnia e conhecer mais do pop americano que sua carreira começou a mudar de caminho.

Lee percebeu como os países ocidentais eram eficientes em fazer suas músicas chegarem na Coreia do Sul e como o inverso não ocorria da mesma forma. Ele queria mudar isso. Então, com o intuito de expandir o k-pop mundo afora, Lee fundou a SM Production Agency, que mais tarde se tornaria a famosa SM Entertainment.

Seu primeiro artista foi Hyun Jin Young, o qual recebeu um grande investimento por parte da SM, mas acabou se envolvendo em uma polêmica com drogas que colocou todo o investimento a se perder. Esse escândalo se tornou pivô de outra grande mudança na indústria do k-pop.

Para evitar que situações assim voltassem a acontecer, Lee criou um sistema que ele chamou de Tecnologia Cultural (TC). Uma espécie de fórmula para o sucesso que foi utilizada com todos os artistas da SM desde então.

Você pode não conhecer a TC por esse nome, mas provavelmente conhece bem como ela funciona. Ela segue 4 pilares: Seleção, Treinamento, Produção e Gerenciamento.

Primeiro é realizada uma seleção, ou seja, são feitas as audições. Em seguida, os artistas selecionados seguem para um treinamento de tempo indefinido (os famosos “trainees”). Depois de treinados, entramos no estágio de produção, onde cada integrante do grupo será selecionado e sua função designada, nomes serão decididos e tudo o mais que é necessário para a estreia de um novo grupo. Após o debut, começa o gerenciamento desses artistas em suas carreiras.

Apesar do que imaginamos quando se é dito que Lee fundou a SM Entertainment, ele não é “dono” dela. Ele é o acionista com a maior porcentagem (18.73%) e até 2010 fez parte do quadro de diretores. Ele é dono, porém, da produtora musical Like Planning, responsável pelas produções da SM e para quem eram pagos milhões de dólares em royalties por ano, mas que teve antecipado o fim do contrato para o final deste ano.

This Machine, a produtora do documentário, foi fundada por Cutler em 2020 e faz parte da Sony Pictures Television.

Sobre o autor

Diretora de Redação na HIT! Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *