São Paulo, 14 de Dezembro de 2022
Texto por: Jez Duarte
Em comunicado oficial no dia 11 de Dezembro, a Pledis Entertainment informou que os integrantes Jun e The8 do Seventeen não compareceriam ao Asian Artist Awards de 2022, evento que se deu ontem em Nagoya, no Japão. Apesar de não expressado no comunicado oficial, o motivo não é muito difícil de adivinhar.
Para esclarecer o ocorrido, precisaremos voltar para o período da segunda guerra mundial, mais especificamente 13 de Dezembro de 1937.
Foi nessa data que o Império Japonês tomou a então capital chinesa, Nanquim, e se deu início ao que viria a ser conhecido como o “Massacre de Nanquim”, uma chacina que segue até hoje com um número incerto de vítimas que varia entre 50 mil e 300 mil mortos.
A partir daquele dia até o fim de Fevereiro de 1938, foram realizadas na cidade inúmeras atrocidades por parte do exército japonês. Assassinatos em massa de civis, saques, torturas monstruosas e, principalmente, violência sexual contra mulheres e crianças, dentre outros atos desprezíveis. Nem mesmo os bebês estiveram a salvo da falta de misericórdia do exército invasor, que os assassinavam brutalmente em frente às suas mães.
Ao fim do período de invasão, Nanquim foi deixada com um terço de sua cidade reduzida a cinzas. Não apenas casas, aldeias e prédios, mas também ruas e distritos comerciais importantes. Levou décadas para que se recuperasse da destruição física deixada para trás.
Os encarregados do exército japonês foram julgados no Tribunal de Tóquio e Tribunal de Crimes de Guerra de Nanquim ao fim da segunda guerra e sentenciados à morte, com exceção do príncipe general Asaka Yasuhiko, a quem foi garantido imunidade.
Diante dessas acusações, há japoneses que ainda negam que tantos crimes de guerra tenham ocorrido e alegam que as provas apresentadas são falsas, tornando o “Massacre de Nanquim” um tópico extremamente sensível entre os dois países.
Julgada como uma decisão inteligente por internautas, a ausência dos cantores deve agir não apenas como uma forma de respeitar a importância da data para eles e seu povo, como também um modo de evitar possíveis críticas.
