K-pop, Matérias

POETA | ARTISTA | KIM JONGHYUN

Texto: Juliana Rodrigues

O resultado de muito empenho e amor pela música é algo que, independente do tempo, ficará marcado em quem ouvir.

Jonghyun nos presenteou com canções maravilhosas, ao longo dos anos, e histórias inspiradoras que ainda nos trazem conforto e uma sensação de “lugar seguro”. Vamos celebrar o aniversário do nosso Jjong relembrando sua carreira como solista, dualidade e forma extraordinária de fazer música.

Shawols, preparados para uma viagem no tempo? 

2015

Base – The First Mini Album

O primeiro álbum solo do Jonghyun foi lançado em 12 de janeiro. Diferentes ritmos se misturam nesse álbum, algo que foi muito bem trabalhado por Jonghyun e mostra como ele se sente confortável com seu próprio estilo de fazer música. 

Base tem duas tracks principais: “Déjà-Boo” e “Crazy (Guilty Pleasure)”, sendo ambas colaborações. “Dejà-Boo”, sua collab com Zion.T tem uma melodia dançante e letra divertida.

Em contrapartida, temos “Crazy”, com Iron. O som pesado combina bastante com a letra quase perigosa e a voz icônica do nosso Jonghyun e, apesar do conceito ter sido algo completamente inesperado vindo dele na época, é a prova do artista completo que ele é. Um ícone sem medo de assumir riscos.

JONGHYUN The collection – Story Op.1

A primeira coletânea musical do nosso ícone. “Story Op.1” conta com 9 músicas, sendo todas lançadas em seu programa “Blue Night Radio”, que estreou em 2014. Entre o primeiro e segundo ano, Jonghyun coletou histórias de ouvintes e as usou como inspiração para a criação de algumas músicas. Outras músicas foram criadas a partir de seu próprio ponto de vista em relação aos ouvintes que buscavam algum conforto no programa e em seus próprios sentimentos. Elas foram lançadas durante 2014 e 2015 em episódios espaçados e o lançamento do álbum completo aconteceu em 17 de setembro de 2015.

O álbum, assim como cada história envolvida, é uma obra-prima. Sua faixa principal é “End of a Day”, com uma letra delicada e que serve de conforto para dias exaustivos. Jonghyun escreveu essa letra baseado no que sentia ao voltar para casa e encontrar sua cachorrinha, Roo.

Outra música para ter um destaque é “2:34”, que ele escreveu após encontrar os amigos numa madrugada e a música inclui partes dessa conversa. Ela passa um sentimento de cuidado, cumplicidade e a forma que memórias preciosas com amigos são criadas.

2016

She is – The 1st Album

Aqui temos um estilo muito mais colorido e ousado. As músicas encaixam bem com o conceito de álbum de verão, mas ainda assim da forma mais “Jonghyun” de ser. Todas as faixas parecem interligadas, criando um conceito interessante de storyline entre Jonghyun e a pessoa fictícia citada nas letras, onde é possível acompanhar a construção de um relacionamento.

Tudo começa em “She Is”, a faixa principal do álbum, onde Jonghyun descreve a beleza dela e a forma que eles se olham. Durante as próximas 7 músicas conseguimos acompanhar o relacionamento e todas as declarações e terminamos o álbum em “Suit Up”, uma música sentimental que demonstra momentos de vulnerabilidade, cuidado e carinho entre o casal. As letras divertidas e expressivas, combinadas com o conceito, fazem esse álbum ser icônico.

2017

JONGHYUN The collection – Story Op.2

Assim como o “Story Op.1” algumas músicas desse álbum foram lançadas previamente através do “Bluemoon Night”, no segmento do programa em que Jonghyun explicava sobre suas composições, mas dessa vez sem uma relação com as histórias de ouvintes. 

Lonely” é a title do álbum, que ao todo tem 9 músicas e uma faixa bônus. “Where Are You” é uma música secreta, disponível apenas nas cópias físicas, ainda que seja possível encontrá-la no YouTube. A letra engraçada sobre solidão e algumas comparações consegue arrancar risadas e é uma ótima surpresa para quem tem o hábito de escutar cd.

Our season”, a última música do álbum nas plataformas digitais e é como um agradecimento antes de uma despedida no inverno. A letra bonita traz melancolia e sentimento de saudade antecipado, que talvez tenham passado despercebidos num primeiro momento. As mágoas se tornam memórias; amor, gratidão e saudade se transformam em um sentimento caloroso para carregarmos pelo resto da vida.

2018

Poet | Artist

E chegamos em seu último álbum, uma prova viva de como fomos amados e também o quanto Jonghyun amava música. Uma ótima forma de lembrar de uma pessoa tão genial, inspiradora e querida.

O álbum tem tanto brilho quanto sua title “Shinin’”, a letra sobre a sensação paralisante de ver alguém que você gosta e a vontade de estar sempre junto a essa pessoa. Seu refrão doce nos dá mais conforto e proximidade

Before Our Spring” segue a linha de “Our Season”, onde a ideia de um reencontro é possível, ainda que seja no mundo dos sonhos. Com essa canção, Jonghyun fala sobre o sentimento de paz e felicidade que sente quando nos vê sorrir e como não estar próximo é algo doloroso.

E assim como as estações do ano,  o inverno de “Our Season” está chegando ao fim e dará lugar à primavera, mesmo que estejamos sem ele agora.

Jonghyun foi uma pessoa brilhante, criou músicas que ficaram marcadas na história do K-Pop, que ainda impactam e inspiram novos artistas. Sua carreira, amor e dedicação merecem ser lembrados e celebrados com muito carinho. Um poeta e artista atemporal.

Feliz aniversário, Jjong!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *