São Paulo, 8, fevereiro de 2023
Texto por: Jez Duarte @jezduarte
Que o Super Junior é um dos maiores grupos do k-pop, isso todo mundo já sabe. Hoje, porém, estou aqui para contar coisas que vocês talvez não saibam sobre esses reis da segunda geração!
Super Junior (슈퍼주니어) debutou como um projeto da SM Entertainment em 2005. Na época chamado de Super Junior 05, a intenção era que a formação fosse se alterando conforme alguns membros saíssem para seguir outros objetivos e novos integrantes fossem adicionados. Assim, as próximas formações seriam Super Junior 06, 07 e etc. Mas o que será que mudou que transformou o Super Junior no que conhecemos hoje?
Será um pouco difícil resumir sobre tantos anos de carreira, mas farei meu melhor aqui!
Quando os integrantes do Super Junior começaram seu período de treino para se tornarem idols, as coisas eram muito diferentes do que são hoje em dia, mas debutar no k-pop nunca foi uma tarefa fácil.
Nos anos 2000, a SM Entertainment já era uma empresa conhecida e todo mundo queria uma chance de debutar sob o nome dela. No documentário “Super Junior: The Last Man Standing” da Disney+, Leeteuk disse que os trainees iam e vinham, além das salas de treino ficarem superlotadas, às vezes chegando a comportar por volta de 100 pessoas de uma vez só.
Algumas vezes acontecia dos jovens serem selecionados para um grupo só para então os planos serem desfeitos da noite para o dia, como foi o caso de alguns deles, que quase debutaram em um grupo chamado Smile em 2002.
O Super Junior em si começou como um projeto chamado “SM Junior” e tinha 11 integrantes: Leeteuk, Donghae, Sungmin, Han Geng, Eunhyuk, Kangin, Yesung, Shindong, Heechul, Siwon e Kibum. Era um grupo temporário, com a ideia principal de apenas promover os integrantes para depois seguirem suas carreiras em outros lugares. Os três últimos já haviam até mesmo debutado como atores na época.
Ryeowook foi adicionado ao grupo pouco tempo depois. Como tudo era incerto e não se sabia quantos membros exatamente teriam na formação, sua presença deixou muitos nervosos por ameaçar a posição de Yesung como vocalista principal.
Quando foi estabelecido que o grupo seria lançado com os 12 integrantes, mais dúvidas vieram. Como isso poderia funcionar? Nunca um grupo tão grande havia sido lançado no k-pop. Seria possível o público conhecer todos os membros? Todos conseguiriam cantar?
No fim, eles conseguiram fazer funcionar e lançaram o single “TWINS (Knock Out)” (2005). Não foi um sucesso estrondoso, mas com certeza atraiu mais atenção do que se havia esperado. Percebendo isso, a SM resolveu tentar mais uma vez antes de começar a mexer na formação do grupo e assim surgiu o primeiro sucesso do Super Junior: “Miracle” (2005).
Apesar de não ter garantido uma vitória nos programas musicais, o álbum “SuperJunior05” fez sucesso suficiente para que os 12 integrantes fossem mantidos no SJ. A única, porém significante, alteração foi a inclusão de Kyuhyun para o próximo comeback.
E talvez o novo maknae fosse o que estava faltando no Super Junior para que começassem a realmente decolar. Junto com o debut de Kyuhyun em “U” (2006), veio também a primeira vitória dos meninos e o sucesso de verdade começou a bater na porta.
Porém, nem tudo foram flores. Nesse período, o pai de Donghae estava lutando contra o câncer e acabou falecendo. Como se não bastasse o peso desse momento de luto, Heechul sofreu um acidente enquanto voltava do funeral e passou por uma cirurgia de 10 horas, que resultou em 7 pinos na perna.
Heechul, porém, não ficou afastado por muito tempo e voltou para o grupo no aniversário de debut deles.
Então, quando se achava que estava tudo ficando bem novamente, aconteceu mais um acidente. Desta vez com Leeteuk, Shindong, Eunhyuk e Kyuhyun, por pouco este não tirou a vida do maknae.
O carro em que eles estavam capotou enquanto voltavam de um programa de rádio e, apesar de Leeteuk, Shindong e Eunhyuk terem sofrido apenas ferimentos leves, Kyuhyun fraturou vários ossos da região do peito. Talvez, se seu pai não tivesse sido tão enfático com os médicos, de que Kyuhyun precisava conseguir cantar, e eles não tivessem feito seu melhor para salvá-lo ao mesmo tempo em que tentavam tornar isso possível quando se recuperasse, ele não teria voltado aos palcos depois do acidente. No documentário “Super Junior: The Last Man Standing”, Kyuhyun nos conta que os médicos previram que ele tinha apenas 10% de chance de sobreviver. É realmente um milagre que, além de ter sobrevivido, ele tenha conseguido prosseguir com sua carreira musical.
Felizmente, Kyuhyun se recuperou bem e já estava de volta no próximo comeback do grupo, “Don’t Don”, apesar de não estar totalmente curado ainda.
O novo single, porém, não foi tão bem quanto o anterior e um antigo medo voltou a perpassar entre os integrantes: e se aquele fosse o fim?
O próximo lançamento seria decisivo na carreira deles. Eles precisavam se sobressair ou então o Super Junior acabaria ali e cada um teria que seguir seu caminho.
Vocês conseguem imaginar qual foi o álbum que veio a seguir?
Acertou quem falou ele, o maior hit atemporal da carreira do Super Junior: “SORRY SORRY” (2009)!
No início, quando saiu o álbum, as reações das pessoas ficaram divididas. Até mesmo dentro do grupo havia diferentes opiniões sobre a faixa-título.
Entretanto, após a primeira apresentação da música, ela explodiu e estourou completamente os limites da Coreia, indo parar em vários países diferentes, incluindo o Brasil!
Ainda me recordo da primeira vez em que ouvi “Sorry Sorry”. Eu estava em um evento de anime em São Paulo quando um grupo cover subiu no palco e apresentou a música. Lembro de ter virado para a minha amiga e perguntado “o que é isso?” e ela respondeu algo como “ah, é Super Junior! Um boygroup coreano com 13 integrantes”. Aquela quantidade absurda de membros chamou minha atenção e a curiosidade foi tanta que até assistimos o MV da música depois de voltarmos para casa!
Enfim, diante do sucesso estrondoso de “Sorry Sorry”, Super Junior começou a inovar em diversos ramos. Eles foram, por exemplo, o primeiro grupo de k-pop a fazer um concerto de grande magnitude. O chamado “Super Show” se transformou em tours e, quem diria, em breve teremos uma segunda amostra aqui no Brasil! O grupo veio para cá em 2013 com a tour do “Super Show 5” e agora está retornando com o “Super Show 9”!
Aqui deixo um questionamento para vocês: acham que eles conseguirão superar o cover incrível de “Ai se eu te pego”, de Michel Teló, que fizeram no SS5?
Outra coisa que esses ícones trouxeram para o k-pop foi a ideia de criar units. Antes disso, não havia separação dentro de um mesmo grupo. Ou estava todo mundo junto, ou era disband!
O Super Junior criou as units com propósitos diferentes, mas o principal era possibilitar que os integrantes pudessem continuar promovendo mesmo quando estivessem com agendas diferentes e em países diferentes, além de conseguir evidenciar os charmes de todos os integrantes.
Assim surgiram:
K.R.Y: Kyuhyun, Ryeowook e Yesung, a unit dos vocalistas principais.
T: Leeteuk, Heechul, Kangin, Shindong, Sungmin e Eunhyuk, uma unit em que os integrantes mais malucos cantavam músicas do gênero trot.
Happy: Leeteuk, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin e Eunhyuk, uma unit fofa e divertida.
M: Han Geng, Siwon, Donghae, Kyuhyun, Sungmin, Eunhyuk, Ryeowook e os dois integrantes que não fazem parte do Super Junior original, Henry e Zhou Mi. O objetivo desta unit era expandir as promoções do SJ para a China também.
D&E: Donghae & Eunhyuk. Esta surgiu alguns anos depois, em 2011, como uma unit que destacava os charmes dos dois melhores amigos.
Como a vida é uma montanha-russa e os momentos difíceis sempre estão lá para atacar novamente, com o Super Junior também foi assim.
Em 2009, Kibum entrou em hiatus para focar em sua carreira de ator e Han Geng abriu um processo contra a SM, alegando que estava sendo tratado de forma diferente dos outros integrantes, e deixou o grupo.
Apesar do grande impacto que a saída dos dois membros causaram nos restantes, o grupo conseguiu seguir em frente e lançar mais singles incríveis como “Bonamana” (2010), “Mr. Simple” (2011) e “Mamacita” (2014).
Com o passar do tempo, mais polêmicas ocorreram e mais integrantes deixaram o grupo pelos mais variados motivos, mas isso a gente comenta um outro dia, combinado?
Ao invés disso, prosseguiremos falando sobre uma das maiores dificuldades na carreira dos idols masculinos coreanos: o alistamento militar.
Super Junior se viu com duas opções, ou entrariam em hiatus e todos serviriam ao exército juntos ou fariam um revezamento até que todos o tivessem feito. Eles optaram pela segunda opção.
Foram anos dolorosos para os integrantes e os fãs, especialmente no alistamento de Leeteuk. Apesar de não ter sido o primeiro, o líder fez muita falta e eles mesmos dizem que Eunhyuk se saiu bem como um líder provisório, mas ninguém poderia se igualar a Leeteuk no papel.
Outro momento difícil foi em 2017, quando havia tantos membros ausentes que o Super Junior chegou a realizar uma apresentação no SMTOWN com apenas quatro integrantes. Para quem começou a carreira com 12/13, não deve ter sido fácil, né?
Hoje em dia, todos já concluíram o alistamento e o grupo performa com nove membros: Leeteuk, Heechul, Yesung, Shindong, Siwon, Eunhyuk, Donghae, Ryeowook e Kyuhyun.
As músicas deles são produzidas através do selo exclusivo LabelSJ, que foi anunciado em 2015 no aniversário de 10 anos do Super Junior e passou a funcionar oficialmente em 2016.
O SJ foi um dos precursores do fenômeno da Hallyu, a onda coreana através do mundo. Muita gente pode pensar que o k-pop chegou aqui com “Gangnam Style”, mas a verdade é que, sim, foi um momento importante para a popularização, mas havia quem já conhecesse k-pop aqui muito antes graças a esses reizinhos e alguns outros grupos da época!
Super Junior já provou milhares de vezes que são criativos, persistentes e duros na queda. E, assim como o nome sugere (Ever Lasting Friends), os fãs permanecem fielmente ao lado deles depois de todos esses anos.
Perfis
Leeteuk (이특)
Nome real: Park Jung Soo (박정수)
Local de Nascimento: Seul, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 1 de julho 1983
Posição: Líder, Sub-vocalista, Sub-rapper
Signo: Câncer
Altura: 174 cm
Tipo Sanguíneo: A
Twitter: @special1004
Instagram: @xxteukxx
YouTube: 이특 LEETEUK
Heechul (희철)
Nome real: Kim Hee Chul (김희철)
Local de Nascimento: Hoengseong, Gangwon, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 10 de julho de 1983
Posição: Sub-vocalista, Sub-rapper
Signo: Câncer
Altura: 176 cm
Tipo Sanguíneo: AB
Instagram: @kimheenim
YouTube: 김희철 KimHeeChul
Weibo: Heechul
Twitch: 김희철입니다
Yesung (예성)
Nome real: Kim Kanghoon (김강훈) (ele alterou legalmente seu nome de nascimento)
Local de Nascimento: Seul, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 24 de agosto de 1984
Posição: Vocalista Principal
Signo: Virgem
Altura: 177 cm
Tipo Sanguíneo: AB
Instagram: @yesung1106
Twitter: @shfly3424
TikTok: @yesung003
Shindong (신동)
Nome real: Shin Dong Hee (신동희)
Local de Nascimento: Mungyeong, Gyeongsang do Norte, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 28 de setembro de 1985
Posição: Dançarino Principal, Sub-rapper, Sub-vocalista
Signo: Libra
Altura: 177 cm
Tipo Sanguíneo: O
Instagram: @earlyboysd
Twitter: @ShinsFriends
Facebook: 신동
YouTube: 신동댕동 Shindongdengdong
TikTok: shindonggg
Twitch: walalacrew
Eunhyuk (은혁)
Nome real: Lee Hyuk Jae (이혁재)
Local de Nascimento: Neunggok, Goyang, Gyeonggi, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 4 de abril 1986
Posição: Rapper Principal, Dançarino Principal, Sub-vocalista
Signo: Áries
Altura: 174 cm
Tipo Sanguíneo: O
Twitter: @AllRiseSilver
Siwon (시원)
Nome real: Choi Si Won (최시원)
Local de Nascimento: Seul, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 7 de abril de 1986
Posição: Visual, Sub-vocalista
Signo: Áries
Altura: 183 cm
Tipo Sanguíneo: B
Instagram: @siwonchoi
Twitter: @siwonchoi
YouTube: 최시원 Siwon Choi
Donghae (동해)
Nome real: Lee Dong Hae (이동해)
Local de Nascimento: Mokpo, Jeollanam, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 15 de outubro de 1986
Posição: Dançarino Principal, Vocalista Principal, Sub-rapper
Signo: Libra
Altura: 174 cm
Tipo Sanguíneo: A
Instagram: @leedonghae
Twitter: @donghae861015
YouTube: 이동해 Super Junior Donghae LEE
TikTok: @donghaelee1015
Ryeowook (려욱)
Nome real: Kim Ryeo Wook (김려욱)
Local de Nascimento: Incheon, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 21 de junho de 1987
Posição: Vocalista Principal
Signo: Gêmeos
Altura: 170 cm
Tipo Sanguíneo: O
Twitter: @9ryeong9
YouTube: 려욱이의 아지트
Kyuhyun (규현)
Nome real: Cho Kyu Hyun (조규현)
Local de Nascimento: Seul, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 3 de fevereiro de 1988
Posição: Vocalista Principal, Maknae
Signo: Aquário
Altura: 178 cm
Tipo Sanguíneo: A
Instagram: @gyuram88
Twitter: @GaemGyu
Youtube: 규티비 KYUHYUN
Weibo: GameGyu88
Twitch: vzeros88
Integrante em hiatus
Sungmin (성민)
Nome real: Lee Sung Min (이성민)
Local de Nascimento: Goyang, Gyeonggi, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 1 de janeiro de 1986
Signo: Capricórnio
Altura: 171 cm
Tipo Sanguíneo: A
Instagram: @_liustudio_
Twitter: @LIU_Sungmin
YouTube: 리우 LIUstudio
TikTok: @_liustudio_
Tiktok (com a esposa): @shan_liu
Weibo: _LIUstudio_
Integrante do Super Junior-M
Zhoumi (조미)
Nome real: Zhou Mi (周觅)
Local de Nascimento: Wuhan, Hubei, China
Data de Nascimento: 19 de abril de 1986
Posição: Vocalista Principal
Signo: Áries
Altura: 186 cm
Tipo Sanguíneo: B
Twitter: @zhoumi_419
Instagram: @zhouzhoumi419
Ex-integrantes
Hankyung (한경)
Nome real: Han Geng (韩庚)
Local de Nascimento: Mudanjiang, Heilongjiang, China
Data de Nascimento: 9 de fevereiro de 1984
Signo: Aquário
Altura: 181 cm
Tipo Sanguíneo: B
Instagram: @realhangeng
Twitter: @realhangeng
Kangin (강인)
Nome real: Kim Young Woon (김영운)
Local de Nascimento: Seul, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 17 de janeiro de 1985
Signo: Capricórnio
Altura: 178 cm
Tipo Sanguíneo: O
Instagram: @kanginnim
Twitter: @himsenkangin
Kibum (기범)
Nome real: Kim Ki Bum (김기범)
Local de Nascimento: Seul, Coreia do Sul
Data de Nascimento: 21 de agosto de 1987
Signo: Leão
Altura: 179 cm
Tipo Sanguíneo: A
Instagram: @mub_ik_mik
Twitter: @ikmubmik
Henry (헨리)
Nome real: Henry Lau
Local de Nascimento: Toronto, Ontário, Canadá
Data de Nascimento: 11 de Outubro de 1989
Signo: Libra
Altura: 178 cm
Tipo Sanguíneo: AB
Instagram: @henryl89
Twitter: @henrylau89
Youtube: 헨리 Henry Lau
TikTok: @iamhenry
Redes sociais
Instagram: @superjunior
Twitter: @SJofficial
TikTok: @superjunior_smtown
YouTube: SUPERJUNIOR
Facebook: superjunior
Weibo: superjunior
Curiosidades
- A cor oficial do fandom é azul safira.
- Leeteuk participou do programa “We Got Married” em 2012 e sua parceira foi a atriz Kang Sora. Heechul participou de uma versão internacional do programa onde sua parceira era a taiwanesa Puff Guo, do Dream Girls.
- A cor preferida de Leeteuk é branco.
- Heechul fez parte de um grupo chamado “4 Seasons” junto com Kangin, Yunho e Jaejoong no seu tempo como trainee. Seu nome de palco era “Winter”.
- Heechul namorou com Momo, do Twice, no período entre janeiro de 2020 a julho de 2021. O motivo do término foi a agenda lotada dos dois.
- Yesung mudou seu nome legalmente de Kim Jongwoon (김종운) para Kim Kanghoon (김강훈).
- Yesung e Leeteuk participaram da composição de “The Melody”, canção que lançaram no aniversário de 15 anos do grupo. Ela foi feita tendo em mente todos os anos de carreira e vivências dos membros.
- Shindong foi DJ do programa de rádio SimSimTaPa no período de 2008 até 2014.
- Foi confirmado pela LabelSJ no início deste ano que Shindong está namorando uma não-celebridade.
- Eunhyuk tem sido apresentador do programa “Weekly Idol” desde 22 de abril de 2020.
- Eunhyuk sempre diz que não vai mais chorar (por não gostar de sua aparência quando se emociona), mas sempre acaba chorando novamente.
- Siwon é uma pessoa bem religiosa.
- Siwon já atuou em diversos dramas e filmes, como “Dragon Blade” (2015), “She Was Pretty” (2015) e “Love is for Suckers” (2022).
- Donghae tem medo de fantasmas.
- Donghae sempre usa uma pulseira de prata no seu pulso. Ela foi um presente de sua mãe.
- Ryeowook disse que uma vez DK do Seventeen havia esquecido a carteira em seu carro. Quando ele abriu a carteira, viu que ele tinha pouco dinheiro e colocou algumas notas a mais nela (isso foi quando o Seventeen ainda era um grupo rookie).
- Ryeowook aprendeu a tocar saxofone enquanto estava no exército.
- Kyuhyun diz que os outros integrantes do grupo não ficaram felizes quando ele se juntou ao Super Junior, porém eles negam que isso tenha acontecido, dizendo que estavam ocupados demais para prestar atenção no coitado!
- Kyuhyun foi o primeiro idol masculino a receber o título de “The King of Mask Singer” no programa, após vencer por cinco semanas seguidas.
Fontes: K Profiles, SM Town, “The Last Man Standing” (2023), All-kpop, Soompi.