
crédito da foto: https://www.soompi.com/article/1550821wpp/oneus-announces-dates-and-cities-for-u-s-and-latin-american-leg-of-1st-world-tour-reach-for-us
São Paulo e Taubaté, , de março 2023
Texto por: Larissa Garcia e Vitória A. Ferreira
A quarta geração do K-pop é caracterizada por grupos com conceitos e histórias sendo contadas dentro do universo de seus MVs. Essas temáticas amadurecem com os grupos e podem ser, inclusive, abandonadas. Mas para ganhar o título de “reis dos conceitos” o boygroup ONEUS não só os faz muito bem, como mudam de estilo com frequência — mas mantendo sua lore, a história do universo que criaram.
O grupo formado pela RBW debutou oficialmente em janeiro de 2019, mas é possível que vocês já conheçam eles de realities passados: Seoho, Keonhee e Hwangwoon participaram da segunda temporada de Produce 101 e Seoho voltou a aparecer, dessa vez, junto de Ravn e Leedo, que não foi classificado, no reality “Mix Nine” da YG. Com exceção de Leedo, todos já eram trainees da RBW na época.
E talvez, não terem debutado com os grupos formados em 2017, como o Wanna One, tenha sido o que eles precisavam, já que em 2018, entre outros realities e músicas feitas em colaboração com a banda ONEWE, foi formado oficialmente o line-up que debutaria como ONEUS: Seoho, Leedo, Keonhee, Hwangwoon e Xion, além do ex-membro Ravn.
Eles debutaram em grande estilo, com o MV de “Valkirye” do EP de lançamento deles, “LIGHT US”. Eles servem pop, eles servem vocais de tirar o fôlego, eles servem conceito e visuais impecáveis – literalmente anjos na terra. Um debut que, se você não ouviu até agora, essa é a sua chance:
[MV] ONEUS(원어스) _ Valkyrie(발키리)
E pra não deixar o hype morrer, em maio de 2019, eles já fizeram um comeback com um novo conceito: “Twilight” veio pra mostrar o potencial de realeza que nossos meninos possuem – e logo em seguida essa música foi transformada no debut japonês do grupo. Mas foi o comeback japonês “808”, de dezembro de 2019, que alcançou os charts japoneses e nos colocou pra dançar sem parar:
ONEUS Japan 2nd Single「808」Music Video
Se vocês estão acompanhando a linha do tempo: o ano de 2020 não foi fácil pra ninguém, mas os meninos do ONEUS deram seu melhor pra gerar conteúdo e inspiração para os fãs no período da pandemia.
Entre comebacks e conteúdos próprios, o grupo participou do “Road to Kingdom”, um reality de competição entre grupos criado pela Mnet. Não só os meninos arrasaram em suas performances, como lançaram para a final do programa uma das minhas músicas favoritas deles:
[ENG] Road to Kingdom [최초 공개] ♬ COME BACK HOME – 원어스(ONEUS) @ 파이널 경연 200618 EP.8
Ainda em 2020 eles lançaram o EP “LIVED” com “TO BE OR NOT TO BE” como música título (alô alô, é Shakespeare isso? é sim!!). Ali eles consolidaram sua capacidade de envolver as histórias sendo contadas, somando letra e coreografia em um conceito diferente, mas ainda construindo seu universo e deixando fãs loucos na tentativa de solucionar as teorias.
2021, no entanto, foi o ano de explodir no TikTok: as coreografias de “No diggity” e de “BLACK MIRROR” fizeram sucesso na rede: O público geral e muitos idols participaram dos challenges! E olha que os movimentos não eram nem um pouco fáceis de reproduzir! Não acredita em mim? Pode ver com seus próprios olhos:
ONEUS(원어스) ‘반박불가 (No diggity)’ MV Performance Video
Mas foi com “LUNA” que, na minha opinião, demonstraram o quão versáteis eles são. A faixa do sexto EP do grupo é diferente de tudo o que eles fizeram antes em termos de som, vocais e artifícios cênicos. Isso porque em “LUNA” eles trazem muitos objetos e vestimentas com ligação direta à cultura tradicional coreana. Inclusive, no show aqui no Brasil, em 2023, os meninos fizeram questão de nos lembrar dessa tradição antes de performar a música ao vivo!
ONEUS(원어스) ‘월하미인 (月下美人 : LUNA)’ MV
Voltando a linha do tempo, o ano é 2022, as turnês presenciais voltam e nossos meninos ficam com a agenda cheia – entre Japão, Coreia e os EUA, ONEUS levou a turnê do álbum “BLOOD MOON” pra ver o TOMOON, seu fandom, de pertinho.
Com o EP “Trickster”, lançado em maio, o grupo traz uma pegada puxada para o Coringa, com simbologias e imaginário característicos, apesar de sutis, e “Bring it on” é o primeiro clipe sem ligação direta com a história dos MVs até então.
E em setembro o grupo voltou com o oitavo EP “Malus” que, novamente, explorou temas religiosos – no próprio jardim do Éden e com a queda do homem e dos anjos, porém sem retomar a história da lore.
원어스(ONEUS) ‘Same Scent’ (Traditional ver.) Performance Video
Infelizmente, logo após as promoções de “Same Scent”, ONEUS deixou de ser um grupo de seis, com a saída de RAVN.
No final de 2022, o ONEUS começou sua primeira turnê mundial “REACH FOR US” com cinco membros. A turnê terminou em fevereiro de 2023 aqui no Brasil com um show memorável em São Paulo – onde não só o TOMOON, mas o ONEUS também se surpreenderam uns com os outros.
Nós aqui da HIT! conseguimos uma entrevista de aquecer o coração com os meninos!
HIT!Entrevista: ONEUS | FAVORITE’S FAVORITE
Antes de terminar, dá uma olhadinha numa explicação da história dos MVs dos meninos:
LORE DO ONEUS
Você sabia que o ONEUS tem uma lore? Ela foi explicada pelo Keonhee em um vídeo do YouTube. Segundo ele, os álbuns “Light Us”, “Raise Us”, “Fly With Us”, “Lived” e “Devil”, contam a história até agora: seis reis (os seis membros do ONEUS) dominavam o mundo e todos os adoravam, mas Helios (o deus do Sol), por ciúmes e inveja, ameaçou trazer a escuridão sobre o mundo fazendo o sol desaparecer, a menos que os reis se sacrificassem por todos.
Os seres humanos ficaram desesperados com essa possibilidade, e sacrificaram os monarcas e Helios os transformou em vampiros por causa de uma maldição. Porém, mesmo após essa decepção, os seis reis ainda amam os humanos e os protegem dos planos do deus do Sol.
Aparentemente, os álbuns seguintes, “Trickster” e “Malus” não estão diretamente relacionados ou ainda não foi revelado a conexão deles com o resto da lore. Os fãs acreditam que esses álbuns são um novo tipo de história, pois eles estão mais conectados à questões de religiosidade cristã, ao contrário dos anteriores ligados à mitologia grega ou que ainda possuem algum tipo de sentido e que só será desvendado no próximo comeback, como dito por Keonhee no vídeo.
PERFIL DOS INTEGRANTES
Seonho
Nome real: Lee Gun Min, mudou para Lee Seo Ho
Local de Nascimento: Busan
Data de Nascimento: 7 de junho de 1996
Posição: Vocalista principal
Signo: Gêmeos
Altura: 1,76 cm
Tipo Sanguíneo: A
MBTI: INTP
Leedo
Nome real: Kim Gun Hak
Local de Nascimento: Uijeongbu-si – Província de Gyeonggi
Data de Nascimento: 26 de julho de 1997
Posição: Rapper e Vocalista
Signo: Leão
Altura: 1,78
Tipo Sanguíneo: AB
MBTI: ISFP
Keonhee
Nome real: Lee Keon Hee
Local de Nascimento: Bundang-gu – Seongnam
Data de Nascimento: 27 de junho de 1998
Posição: Vocalista
Signo: Câncer
Altura: 1,81
Tipo Sanguíneo: O
MBTI: ENFP
Hwanwoong
Nome real: Yeo Hwan Woong
Local de nascimento: Yangcheon-gu
Data de nascimento: 26 de agosto de 1998
Posição: Dançarino principal, Vocalista e Rapper
Signo: Virgem
Altura: 1,68cm
Tipo Sanguíneo: A
MBTI: ISTP
Xion
Nome real: Son Dong Ju
Local de nascimento: Suwon, Gyeonggi-do
Data de nascimento: 10 de janeiro de 2000
Posição: Vocalista, Visual e a Maknae
Signo: Capricórnio
Altura: 1,73cm
Tipo Sanguíneo: AB
MBTI: ESFJ
Ex-membros
Ravn
Nome real: Kim Young Jo
Local de nascimento: Yongin
Data de nascimento: 2 de setembro de 1995
Posição: Rapper, Vocalista e Produtor
Signo: Virgem
Altura: 1,78cm
Tipo Sanguíneo: A
MBTI: ENFJ
Redes sociais
Twitter: @official_ONEUS
Twitter (Japan): @ONEUS_JPN
Instagram: @official_ONEUS
Facebook: officialONEUS
YouTube: ONEUS
Weibo: ONEUS_Official
Fan Cafe: RBWBOYZ
V Live: ONEUS
TikTok: @rbw_oneus
Youtube Ravn solo: 김영조
CURIOSIDADES
SEONHO tem o apelido de Gunmni, Tori ou Esquilo. Ele ia usar o nome de palco “Xion”. Seoho é o vírus da alegria, ele é divertido e sempre anima os membros quando estão tristes. Ele é considerado a mãe do grupo.
LEEDO tem uma voz que consegue variar entre rap e canto melódico. Ele é muito forte, seu hobby é malhar e consegue fazer flexões com dois membros do ONEUS nas costas. Ele e Xion foram um dos últimos a se juntar ao RBW Boyz.
KEONHEE sabe falar fluentemente inglês e japonês. Uma das suas particularidades é saber imitar o Doraemon (personagem de desenho infantil japonês), ele tem medo de pombos. Seu lema é: “Vamos ser aqueles que transmitem energia positiva”.
HWANWOONG estudou no SOPA (School of Performing Arts Seoul) e quis se tornar cantor depois de assistir Rain quando criança. Ele foi um membro em potencial do Seventeen. Hwanwoong diz que o que é atraente nele é a diferença dentro e fora dos palcos.
XION ia usar o nome artístico “Leedo”. Ama comer. Seu irmão, Dongmyeong, é membro de outro grupo da RBW, o ONEWE. Ele odeia malhar. Xion é muito próximo dos pais, e sempre foi apoiado para fazer as coisas que tinha interesse.
RAVN criou recentemente um canal no YouTube onde posta músicas autorais que ele produz, seu nome artístico é inspirado na Mística do X-men, personagem que ele mais gosta. Seu nome de batismo é Michael.
FONTE: Kprofiles, Kpopping, Soompi, Kpopmap, Redes Sociais do ONEUS
https://kpopping.com/profiles/idol/Hwanwoong
ONEUS Talks About Their “LIVED” Comeback, How They Write Songs, And “Road To Kingdom”
https://www.kpopmap.com/how-did-oneus-gain-the-title-kings-of-concepts/
ONEUS’s Agency Announces Ravn’s Departure From Group

