Entrevista: Carol Tomé
Tradução: Samuel Eliasafe
Revisão: Ade Moura
Design: Jéssica Fernandes
O K-pop sempre foi um movimento que ultrapassa fronteiras e, agora, uma nova geração de artistas latino-americanos encontra seu próprio espaço dentro dessa onda global. Entre eles, o grupo chileno Q_ARE se destaca por unir o estilo performático e emocional do pop coreano às suas raízes latinas, ao criar uma identidade autêntica que reflete tanto suas influências quanto sua história.
Prestes a desembarcar no Brasil para o BNB FEST, em 23 de novembro, eles concederam uma entrevista exclusiva a HIT!Magazine.
Nesse papo os integrantes falaram sobre o nascimento do grupo, o sucesso viral de “PALA” e o desejo de transmitir mensagens que ultrapassem idiomas e fronteiras. Independentes e determinados a fazer tudo com as próprias mãos, da composição às coreografias, o Q_ARE mostra que a música pode ser uma ponte poderosa entre culturas, sonhos e corações.
Time HIT!: Como nasceu o Q_ARE e qual foi a maior motivação de vocês para seguir o caminho da música?
Q_ARE: O Q_ARE nasceu graças a um programa de audições no qual testaram nossas habilidades em canto e dança para formar um grupo. No entanto, muitos de nós já sonhávamos com isso por toda a vida, e o destino decidiu nos unir. Eventualmente decidimos seguir por conta própria e hoje somos um grupo independente, no qual criamos nossa própria música, coreografias e conceitos. Nossa maior motivação para realizar esse sonho é poder transmitir uma mensagem às pessoas e nos conectar por meio da música. Vimos que muita gente criou amizades, memórias e até razões para seguir em frente graças a nós, e isso realmente nos comove. Por isso, faremos tudo o possível para continuar tocando corações.
Time HIT!: O debut com “Try Again” foi o primeiro passo oficial. O que mais marcou essa fase inicial e como vocês se sentiram ao lançar a primeira música?
Q_ARE: Nosso debut foi uma fase muito intensa, mas cheia de momentos lindos. Pudemos nos conhecer melhor e formar um sentimento de família que se tornou ainda mais forte neste ano. Tínhamos medo do que as pessoas iriam pensar e não havia um manual de instruções que dissesse o que era o certo a fazer, então simplesmente seguimos o coração. Ouvir nossas próprias vozes em uma canção foi uma experiência incrível, e embora ainda trabalhemos duro para aprimorar nossas qualidades, estrear juntos nos fez perceber que, mesmo nas falhas, poderemos contar uns com os outros para seguir em frente.
Time HIT!: “PALA” viralizou e colocou o nome do grupo em destaque. Qual foi a reação de vocês ao ver essa repercussão tão grande?
Q_ARE: Desde a primeira vez que ouvimos “PALA”, tivemos uma ótima sensação e nos divertimos muito praticando, mas jamais esperávamos que ela teria esse impacto. Para nós, era uma mudança radical e um grande risco. Novamente, sentimos que não havia uma forma certa de saber o que fazer. Mas ficamos loucos de felicidade ao ver o quanto o público gostou. Graças a isso, e graças a vocês, nossa vida mudou para sempre. Esperamos continuar vendo vocês nesse caminho de novas músicas e shows.
Time HIT!: A proposta sonora mistura influências do K-pop com o pop latino-americano. Como chegaram a esse estilo e o que torna o som de vocês único?
Q_ARE: No mundo das boybands, sem dúvida a indústria coreana tem marcado a diferença globalmente, então buscamos inspiração em nossos ídolos para entender o que o público gosta. No entanto, nosso maior desafio sempre foi incluir nossas raízes latinas e ocidentais dentro dessa inspiração. Considerando que “PALA” é uma música com uma mensagem muito direta e forte, sentimos que era o momento perfeito para fazer referências musicais a ritmos latinos e homenagear os artistas que abriram o caminho que queremos trilhar.
Time HIT!: O K-pop valoriza muito performance, estética e narrativa. Como vocês adaptaram essas referências para o cenário latino-americano?
Q_ARE: Sentimos que o que nos ajudou a adaptar as influências orientais ao nosso contexto foi simplesmente o fato de sermos nós mesmos. Por podermos compor, coreografar e criar como grupo, inevitavelmente cada ideia é impregnada por nossas experiências e cultura. Buscamos, de forma genuína, entregar o que está em nossos corações, e nosso sonho é continuar sempre envolvidos na parte criativa do grupo para que a essência do Q_ARE jamais se perca.
Time HIT!: Cada integrante traz uma história pessoal. Como essas diferenças se transformam em identidade coletiva dentro do O Q_ARE?
Q_ARE: Acreditamos que nossas diferenças enriqueceram enormemente o grupo. Cada um de nós pode contribuir com ideias muito distintas e trazer perspectivas inesperadas, mas todos temos o mesmo objetivo e compartilhamos uma visão comum sobre o futuro. O mais importante é que, independentemente das diferenças ou preocupações, sempre sabemos como resolver as coisas e alcançar algo incrível juntos.
Time HIT!: O público internacional começou a olhar para o grupo com curiosidade. Como vocês enxergam esse crescimento fora do Chile?
Q_ARE: Ficamos surpresos com a quantidade de mensagens que recebemos de tantos países diferentes, até mesmo em outros idiomas. Sempre dissemos que queríamos que o Q_ARE se tornasse um grupo internacional, capaz de ressoar com diversas culturas e é emocionante ver que estamos conseguindo. Podemos garantir que, se dependesse apenas de nós, visitaríamos todos e cada um dos países de onde recebemos apoio, para retribuir todo esse amor e criar belas lembranças juntos. Mesmo que não nos vejamos, sempre pensamos em vocês.
Time HIT!: Quais artistas coreanos ou latinos que vocês sonham em dividir o palco ou colaborar no futuro?
Q_ARE: É uma pergunta muito difícil, porque admiramos muitos artistas. Falando da América Latina, adoraríamos trabalhar com alguns dos expoentes chilenos, como Kidd Voodoo, Princesa Alba ou Akriila. E se algum dia pudermos colaborar com artistas coreanos, amamos grupos como Stray Kids, Taemin e (ainda que não seja exatamente k-pop) Katseye, um grupo que nos encanta e inspira a fazer o que fazemos.
Time HIT!: O trabalho em grupo exige sintonia. Como vocês equilibram amizade, rotina de ensaios e o lado profissional da carreira?
Q_ARE: É um clichê, mas realmente podemos dizer que nos sentimos como irmãos. Temos piadas internas, às vezes fazemos os mesmos gestos ao mesmo tempo, e se criou uma grande confiança que vai além de apenas nos darmos bem. Nos preocupamos em ter cuidado com o que dizemos e conseguimos separar bem nossas relações pessoais do trabalho profissional. Sabemos que tudo o que fazemos é pelo bem do grupo, não nos ofendemos com críticas construtivas e não levamos a mal quando uma ideia não é a mais adequada no momento. No fim do dia, sempre temos uns aos outros e parece mesmo que era o destino.
Time HIT!: O contato com os fãs pela internet é muito forte. Qual foi o momento mais inesquecível que vocês já viveram com a fanbase online?
Q_ARE: Vivemos tantos momentos memoráveis que é impossível escolher apenas um. Por exemplo, algo que nos impactou muito foi descobrir que existem fanfics sobre nós, já lemos alguns e é uma experiência única se ler como personagem! Também vimos fan merch que os fãs criaram, como lighsticks, pelúcias, pôsteres e muito mais. Mas, sem dúvida, uma das coisas mais maravilhosas é ver dance covers das nossas músicas em tantos lugares do mundo, desde a Argentina até Singapura.
Time HIT!: O que podemos esperar de novidades para os próximos meses? Há planos para EP ou álbum completo?
Q_ARE: O Q_ARE tem muitas surpresas guardadas, mas como dizem por aí: “Se eu contar meu desejo, ele não se realizará.” Então queremos deixar que o futuro fale por si mesmo. Por enquanto, podemos garantir que haverá muitos shows, e o público já teve um pequeno vislumbre do que está por vir musicalmente para o grupo.
Time HIT!: Se tivessem que resumir a mensagem do Q_ARE em uma frase para o público, qual seria?
Q_ARE: A mensagem do Q_ARE em uma frase provavelmente seria: “Não tenha medo de ser você mesmo, vamos nos conectar através dos nossos sonhos.”
Time HIT!: Podem mandar uma mensagem para seus fãs brasileiros?
Q_ARE: Brasil, sempre sonhamos em estar com vocês e prometemos viver muitos momentos juntos. Obrigado de coração por todo o amor que nos dão. Até logo! Amamos vocês! ❤️
Siga o Q_ARE nas redes sociais!
Instagram: @q_are.official
TIkTok: @q_are.official
YouTube: @Q_ARE

