Design por: Vicky Barros
Formado pela Victory Company, NTX (엔티엑스) é um boy group sul-coreano que consiste em nove membros: Hyeongjin, Yunhyeok, Jaemin, Changhun, Hojun, Eunho, Seungwon, Rawhyun e Jiseong, este último que atualmente está inativo devido a outras atividades.
Eles debutaram em agosto de 2020 e, mais recentemente, fizeram comeback com seu segundo mini-álbum “Hold X”, que contém cinco faixas.
Prontos para iniciar sua turnê no Brasil, o grupo realizou uma conferência online com alguns veículos de mídia do país, então se liga no que rolou durante esse momento!
Eles começaram se apresentando — com direito a apresentações individuais em português — e compartilhando a animação de poder conhecer o Brasil, comentando que sabiam como nosso país era grande, mas que apenas olhando no mapa as diferentes cidades que visitarão, tiveram noção do quanto, deixando seus sentimentos cada vez mais reais.
Em seguida, responderam às perguntas dos entrevistadores, que foram mediadas a partir de uma host e dois tradutores do Centro Cultural Coreano.
A primeira delas foi relacionada a algo que gostariam de conhecer no Brasil, à qual o Seungwon respondeu com: “Cristo Redentor”, comentando sobre o quanto já havia admirado o ponto turístico por fotos e que seria legal poder vê-lo pessoalmente.
Depois disso, foi perguntado ao Eunho o que vem à sua cabeça quando ouve a palavra ‘Brasil’ e ele disse samba e futebol, acrescentando também que, enquanto estiver aqui, gostaria de assistir a um jogo de futebol presencialmente e aprender samba.
E como não mencionar o fato de que o show do NTX em João Pessoa cai no mesmo dia do aniversário do Yunhyeok? Quando questionado sobre como se sentia com isso, ele revelou que essa será sua primeira vez comemorando a data fora da Coreia do Sul e que poder fazer um show no dia de seu aniversário é algo sensacional — se preparem para cantar parabéns!
O grupo acabou de fazer retorno com o “Hold X” e claro que os entrevistadores não deixariam esse tópico de lado, perguntando qual era a música favorita do segundo mini-álbum. O Jaemin respondeu que ficava entre “PROBLEMATIC” e “Ivy Booth”, ambas faixas contagiantes e cheias de energia!
Ainda sobre o mais recente lançamento, foi pontuado que o Rawhyun está presente na composição de todas as músicas do álbum, o que gerou certa curiosidade sobre seu processo criativo. Sobre isso, o rapper explicou que ele passou muitas madrugadas se dedicando ao álbum, que acredita que a qualidade está muito boa e que este é um fruto do trabalho árduo deles. Ele também acrescentou que sua inspiração simplesmente vem quando ele está no estúdio, mas que também conversa bastante com os outros membros.
Em 2023, o NTX teve uma participação inesquecível no reality show “Peak Time”.
Apesar de infelizmente não terem ganhado o programa, lhes foi perguntado sobre essa experiência. Sobre isso, Hojun e Yunhyeok falaram que através do survival o grupo pôde crescer profissionalmente, melhorando suas habilidades e conceito, e que os brasileiros poderão ver toda essa evolução a partir de suas performances e dos novos lançamentos.
E de onde veio essa ideia de visitar tantas cidades no Brasil? De acordo com o Hyeongjin, essa turnê foi proporcionada ao grupo pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, que ofereceu a oportunidade e eles imediatamente aceitaram — algo como “Vamos? Vamos!” haha. Em adição a isso, Yunhyeok disse que existem muitos países na América Latina e muitas pessoas que gostam de K-pop, então devem existir muitos shows mesmo!
Já para a famosa pergunta “O que vocês querem fazer no Brasil?”, o Changhun respondeu que eles ainda não têm o cronograma completo, mas que gostariam de visitar as praias.
Com relação à preparação para os shows, Yunhyeok mencionou que eles ouviram falar do entusiasmo dos brasileiros e acham que compartilham dessa mesma energia, então querem muito mostrar algo que mal podemos esperar para ver.
O anúncio da turnê tomou uma proporção tão grande que o NTX apareceu no “Fantástico” (Rede Globo) e, quando esse tópico veio à tona, o Yunhyeok revelou algumas coisas sobre como eles se sentiram ao participar de um programa tão relevante. De acordo com ele, foi um pouco chocante (positivamente) ver o quanto os brasileiros gostaram deles, especialmente porque as gravações captaram, majoritariamente, apenas seu cotidiano, portanto, eles ficaram muito felizes e chocados ao ver isso fazer tantas pessoas se interessarem pelo grupo.
Os entrevistadores também quiseram saber sobre como o grupo se sentiu quando os ingressos do show de Niterói esgotaram em poucas horas. Quando essa pergunta foi feita, os meninos se levantaram e começaram a comemorar, então o Jaemin explicou que, apesar de eles já terem feito apresentações em outros países, essa foi a primeira vez que os ingressos esgotaram tão rápido, e assim eles perceberam o calor e empolgação do nosso povo.
Qual será a faixa que eles mais estão empolgados para performar em solo brasileiro e o que os fãs podem aguardar de especial para a turnê brasileira? Segundo Seungwon e Yunhyeok, é “Kick it the door”, pois, além de uma performance elaborada, eles mesmos (o grupo) a produziram e fizeram sua coreografia, então essa seria ‘a música do NTX’. Em adição a isso, os meninos também prometeram apresentações em unit e falaram sobre como, a partir da habilidade de compor e escrever que todos os integrantes possuem, eles decidiram sozinhos a tracklist, pensando cuidadosamente na cultura e nas características dos fãs brasileiros.
E o que poderia ser melhor para conhecer os meninos do que saber aqueles que eles consideram seus talentos pessoais e as suas inspirações?
Seungwon
Talento pessoal: dança freestyle
Inspiração: Post Malone
Eunho
Talento pessoal: positividade
Inspiração: seus membros e a família/amigos que apoiam o grupo
Yunhyeok
Talento pessoal: carisma e atitude de líder
Inspiração: Chris Brown
Jaemin
Talento pessoal: presença de palco e habilidade de saber atender os fãs
Inspiração: Michael Jackson
Hojun
Talento pessoal: voz calorosa
Inspiração: Jin do BTS
Changhun
Talento pessoal: voz única
Inspiração: Swae Lee do Rae Sremmurd
Rawhyun
Talento pessoal: ele é bom em tudo
Inspiração: Vinicius Jr.
Hyeongjin
Talento pessoal: cantar
Inspiração: Ed Sheeran
A última pergunta foi relacionada às metas e objetivos que o grupo tem para o futuro, à qual eles responderam que gostariam de se apresentar em palcos cada vez maiores e para cada vez mais pessoas, citando o festival Coachella como exemplo.
Por fim, o NTX mandou uma mensagem para os fãs brasileiros, avisando que estão esperando todo mundo nos shows, pedindo para que o público grite muito e reafirmando a confiança que têm de que podem mostrar uma performance muito legal. Eles estão ansiosos para conhecer o calor do povo brasileiro e cheios de expectativas para a turnê.
Yunhyeok: “Estamos muito animados! O show será alguns dias depois da nossa chegada, mas pedimos aos fãs brasileiros que mostrem sua paixão e gritem muito! Podem fazer muito barulho. Também sabemos que muitas pessoas nunca ouviram falar do NTX e ainda não nos conhecem. Estamos com a mentalidade de ir ao Brasil e nos apresentar para o público geral. E já que o Brasil é um país tão distante, nos preparamos muito para fazer boas performances e queremos que mais pessoas nos conheçam. Então espero que não hesitem em vir conferir nossas apresentações! Venham nos ver pelo menos uma vez. Vamos esperar cada um de vocês.”
Ficou interessado(a) em vê-los pessoalmente? Confira abaixo as datas dos shows:
Brasília (DF) – 03 e 04 de agosto
Piracicaba (SP) – 6 de agosto
João Pessoa (PB) – 09 de agosto
Belo Horizonte (MG) – 12 de agosto
Niterói (RJ) – 14 e 15 de agosto
São Paulo (SP) – 17 e 18 de agosto