O ator sul-coreano Lee Soon Jae faleceu nesta terça-feira, 25 de novembro, aos 91 anos. A família confirmou que o óbito ocorreu na madrugada.
A carreira de Lee Soon Jae foi longeva e próspera, com início em 1956. Conhecido pelos papéis em “High Kick!” e “Man of The Bath House”, o ator ganhou o título de “pai da TV nacional” pela recorrência de trabalhos onde interpretava um sábio homem mais velho. São mais de 100 projetos no currículo.
Em 2024, Lee ganhou um daesang no KBS Drama Awards por “Dog Knows Everything”. Manteve as atividades profissionais mesmo depois de envelhecer, e só parou por razões de saúde no final do ano passado. Também teve uma breve participação na política, quando foi eleito membro do parlamento pelo Partido Democrático Liberal em 1992.
Diversos artistas e figuras públicas se compadeceram com a morte de Lee Soon Jae. O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, escreveu no Facebook: “Do teatro ao cinema e televisão, ele nos trouxe risadas, emoção, conforto e encorajamento”.

